Abaixo estão algumas estratégias que você pode aplicar em sua casa ou jardim: Utilize aromas naturais que as repelem: Essências de cravo, citronela, eucalipto ou hortelã são eficazes para afastar abelhas. Você pode espalhar esses óleos essenciais em algodões e colocá-los em pontos estratégicos.
As cascas de pepino são também um excelente repelente de abelhas quando colocadas no parapeito das janelas ou quando são espalhadas pelo jardim. O café também pode ser usado como repelente. Ao queimá-lo num cinzeiro, o seu aroma intenso poderá espalhar-se para que o fumo e o cheiro do café queimado afastem as abelhas.
Caso a quantidade de abelhas não seja muito grande, uma solução com alho amassado e água funciona bem. Nesse sentido, as abelhas têm um forte olfato e todos sabemos que o alho tem um cheiro que realmente incomoda. Portanto, esmague alguns dentes de alho e misture com água para criar um spray de alho.
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
heptanona foram mais efetivos. Ribeiro (2000), em Uberaba, Estado de Minas Gerais, observou que a cânfora e a citronela foram eficazes como repelentes para as abelhas A.
Use plantas repelentes: Cultivar ervas e flores que naturalmente repelem abelhas, como lavanda, citronela, hortelã e crisântemo, ajuda a afastá-las de forma natural e esteticamente agradável. Evite acúmulo de cheiros doces: Bebidas, frutas e resíduos açucarados atraem abelhas.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Mistura de Vinagre e Água: Misture 1 litro de água com 1 colher de sopa de vinagre branco. Borrife nas áreas afetadas. O vinagre ajuda a desidratar os pulgões e repelir outros insetos.
- Afaste lentamente, se movendo de forma suave. Jamais corra; - Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo; - Procure abrigo.
Embora grande parte das abelhas sejam de fato diurnas, as espécies tropicais podem ser crepusculares ou noturnas — período do dia que enfrentam menos competição de outros insetos e evitam predadores. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia.
É no final de julho, em agosto e setembro quando surgem mais relatos destas pretensas fugas de enxames das colmeias. Alguns números podem elucidar o fenómeno do “desaparecimento súbito” de abelhas. Nesta altura do ano, entre julho e setembro, morrem de velhice cerca de 1000-2000 abelhas/dia.
Óleos essenciais. Com a ajuda de um borrifador, faça uma mistura com substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Borrife no ar algumas vezes no dia!
Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
O calor e a florada influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de insetos nas colmeias. A alta temperatura também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos.
Citronela - Seu odor cítrico mascara os feromônios das abelhas, tornando a localização do alimento ou colmeia mais difícil. É muito utilizada em velas e sprays repelentes. Essa planta precisa de bastante sol. Bote em local exposto.
Uma vela de citronela costuma ser indicada para a prevenção da entrada de abelhas em casa. E a citronela é famosa, principalmente, por seus óleos essenciais que afastam insetos, incluindo as abelhas. Óleo de menta - Concentrado em mentol, tem um cheiro extremamente forte que incomoda as abelhas.
A canela em pó tem o mesmo efeito da pimenta-caiena. O cheiro forte da especiaria vai manter as abelhas afastadas se você borrifar nas áreas que elas costumam visitar. Você também pode espantar as abelhas com vinagre.
O cultivo de hortelã em áreas estratégicas é usado para afastar insetos de forma natural. O vaso deve ficar junto a janelas e varandas bem iluminadas e protegidas de ventos fortes. Menta - É rica em mentol e óleos essenciais que irritam os sentidos das abelhas.
Entre as principais ameaças para as abelhas e outros polinizadores naturais, estão as mudanças climática (como o aquecimento global).o desmatamento e a aplicação indiscriminada de inseticidas nas lavouras.
Afaste-se lentamente: Tente se afastar do local onde as abelhas estão concentradas, movendo-se lentamente e de forma controlada. 3. Cubra-se: Se possível, use roupas de manga longa e calças para cobrir a pele exposta. Use um chapéu ou uma bandana para proteger a cabeça.
O melhor horário para mexer com as abelhas em um apiário geralmente é durante o dia, quando as abelhas estão mais ativas e voando em busca de néctar e pólen.