A vitamina A e outros nutrientes presentes na abóbora, como a vitamina C e a vitamina E, são importantes para a saúde em geral. Além de fortalecer o sistema imunológico, o combo de benefícios — especialmente a vitamina A — também é ligado, em estudos, a uma redução nos riscos de desenvolver alguns tipos de câncer.
A abóbora é rica em carotenóides, um composto com propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos, e evitando, assim, o surgimento de gripes, alergias e resfriados, por exemplo.
A abóbora contém fibras, potássio e antioxidantes que ajudam a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. O consumo regular de potássio, por exemplo, é associado a uma menor incidência de hipertensão, além de promover a regulação dos batimentos cardíacos.
Uma porção de abóbora cozida contém uma boa quantidade de vitaminas A e C, que são fundamentais para a saúde da visão, da pele e do sistema imunológico.
Benefícios da Abóbora - Para Que Serve? Como Usar? [RECEITAS LIGHT e DICAS]
A abóbora é um legume ou um carboidrato?
A abóbora, também conhecida como jerimum em algumas partes do país, é produzida em regiões tropicais há milhares de anos. Ela é um legume e, portanto, apresenta em torno de 15 calorias por porção de duas colheres de sopa (70g).
Por favor, recarregue a página. Com apenas 40 calorias em 100 gramas, a abóbora é um alimento que combate anemia, bronquite e problemas no fígado. Além disso, ela reduz as sequelas de queimaduras na pele, ajuda no bronzeado e diminui o enjoo em gestantes.
A abóbora tem uma densidade calórica menor que o arroz, ou seja, com a mesma quantidade de calorias, você consegue comer uma porção MUITO maior de abóbora.
Muito presente na rotina dos brasileiros, a abóbora é um alimento extremamente nutritivo que pode ser incorporado regularmente em uma dieta balanceada. De acordo com o nutrólogo Neto Borghi, a hortaliça pode ser ingerida todos os dias, em porções de 100 a 150 gramas, para receber os benefícios nutricionais sem exagero.
Quais são os benefícios da abóbora para o intestino?
Pobre em calorias e rica em fibras, a abóbora regula o intestino e ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, sendo indicada nas dietas para redução de peso e das taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue.
Embora raras, as possíveis reações adversas ao consumo de abóbora incluem alergias e indisposição estomacal, especialmente se consumidas em grandes quantidades. Além disso, é preciso prestar atenção aos produtos à base de abóbora, pois muitos podem conter açúcares adicionais e outros ingredientes não saudáveis.
Selecionar carboidratos mais saudáveis para comer à noite também faz diferença no emagrecimento. Segundo Gisela Peres, deve-se dar preferência àqueles de baixo índice glicêmico, cuja digestão é mais demorada. São frutas, cereais integrais e legumes como abóbora e cenoura.
Os antioxidantes e vitaminas da abóbora, como a vitamina C e E, auxiliam na manutenção da pele saudável, retardando o envelhecimento precoce e protegendo contra os danos causados pelos radicais livres. Eles também ajudam a manter a pele hidratada e elástica.
As sementes de abóbora são ricas em zinco, um mineral que é importante para fortalecer o sistema imune e que ajuda a regular o funcionamento da tireoide. Alguns estudos demonstraram que o consumo diário dessas sementes ajuda a diminuir os sintomas de hiperplasia benigna da próstata e a melhorar a qualidade de vida.
A abóbora tem um baixo índice glicêmico, o que significa que ela não causa picos significativos na glicemia. Além disso, é rica em fibras, que ajudam a retardar a absorção de glicose, proporcionando uma liberação mais gradual na corrente sanguínea.
As sementes de abóbora também contêm antioxidantes como a vitamina E e outros compostos que podem ajudar a proteger o coração contra danos causados pelos radicais livres. Estes antioxidantes têm um papel importante na prevenção do estresse oxidativo, um contribuinte para doenças cardíacas.
Além de ajudar no processo de emagrecimento controlando a fome, ela pode proporcionar vários benefícios, como regulação da glicose no sangue e melhora no funcionamento do corpo se for consumida diariamente.
Existem várias opções saudáveis e nutritivas que podem ser usadas como substitutos do arroz, proporcionando variedade à dieta. Alguns exemplos do que pode substituir o arroz, e que são fontes de carboidrato, incluem: quinoa, cevadinha, feijão, batata-doce, abóbora.
O que engorda mais, arroz ou macarrão? Cada 100 g de macarrão branco ou integral cozido tem cerca de 159 calorias. Enquanto 100g de arroz tem entre 123 e 124 calorias. No entanto, as calorias do macarrão e do arroz podem variar conforme o uso de gorduras e molhos para o preparo.
A maçã, o limão, o caju, a laranja, a tangerina, o abacaxi, a romã, a uva e as frutas vermelhas, como morango, amora, mirtilo e cereja são frutas que devem ser consumidas na dieta para desintoxicar o fígado pois são ricas em vitamina C, ácido málico e fibras, nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e ...
Você pode Eliminar gordura no fígado rápido reduzindo a ingestão de certos alimentos, por exemplo aqueles que contêm gordura saturada e trans. Dieta Low-Carb, reduzida em carboidratos, também tem bons resultados. O exercício físico regular e o consumo moderado de álcool podem ajudar.