N-acetilcisteína é um antídoto para intoxicação por paracetamol. Este fármaco é precursor da glutationa, diminuindo a toxicidade do paracetamol por elevar o depósito de glutationa hepática e também, possivelmente, por outros mecanismos.
Caso se tenha ingerido paracetamol nas últimas horas, pode ser administrado carvão ativado. Se o nível de paracetamol no sangue estiver elevado, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol.
Não está disponível um antídoto específico que antagonize o efeito farmacodinâmico do edoxabano. Em caso de sobredosagem com edoxabano pode ser considerada a administração precoce de carvão ativado para reduzir a absorção.
Acetilcisteina (Fluimucil): O antídoto contra a intoxicação por Paracetamol
Qual o antídoto da varfarina?
A vitamina K é utilizada como antídoto para tratar sangramento por anticoagulante oral, sendo um rastreador presente na listagem original do método proposto pelo Institute for Healthcare Improvment (IHI) (2004).
Não há um antídoto específico para uma superdose de amoxicilina e clavulanato de potássio. O tratamento consiste de lavagem gástrica, medidas sintomáticas, com atenção para o balanço de água e eletrólitos. A amoxicilina pode ser removida da circulação por hemodiálise.
A hidroxocobalamina é o antídoto de primeira linha [15-18]. Sendo um congênere da vitamina B12 é bem tolerada e com leves efeitos adversos (descoloração da pele, cromatúria, urticária, alergia).
Qual é o antídoto para intoxicação por paracetamol?
N-acetilcisteína é um antídoto para intoxicação por paracetamol. Este fármaco é precursor da glutationa, diminuindo a toxicidade do paracetamol por elevar o depósito de glutationa hepática e também, possivelmente, por outros mecanismos.
O que se tem mais claro em relação ao paracetamol é sua relação com o risco de falência do fígado. O medicamento representa a principal causa deste problema em países como os EUA e o Reino Unido. O paracetamol é recomendado para diminuir febre e dor.
Superdosagem pode ocorrer após uma ingestão única e aguda de uma grande quantidade de paracetamol ou medicamentos que contêm paracetamol, ou por ingestão repetida de uma quantidade que excede a posologia recomendada.
O antídoto deve ser administrado nas primeiras 8 horas após a ingestão do paracetamol; Se o uso de CA retardar a administração do antídoto (< 8 horas após a ingestão), ele não deve ser utilizado. Deve-se repetir a dose de NAC se ocorrer vômito na primeira hora após a administração.
Hoje, abordamos a superdosagem de medicamentos, que acontece quando são ingeridas quantidades além daquela receitada por um profissional. Essa situação pode acontecer mesmo nos casos em que os remédios possuem menor concentração de substâncias e efeitos considerados brandos.
Beber água em abundância é uma das formas mais eficazes de desintoxicar o organismo, pois a água auxilia na eliminação das toxinas por meio da urina, do suor e das fezes. Além do mais, manter o corpo hidratado também ajuda a melhorar a função renal e a acelerar o processo de purificação do sistema.
Flumazenil. O flumazenil (Romazicon) é um antagonista do receptor de benzodiazepina que pode ser usado como antídoto para a overdose de benzodiazepínicos.
Também existem as interações entre os medicamentos e alguns hábitos de vida, como, por exemplo, o consumo exagerado de café, chá de camomila e álcool, que podem cortar o efeito do medicamento.
Atropina Organofosforados e carbamatos Adulto: 0,5-1mg, I.V. Crianças: 0,01-0,005mg/Kg, I.V. Repetir doses em intervalos curtos até aparecimento de sinais de intoxicação atropínica ou melhora do paciente.
Este medicamento é destinado ao tratamento de condições nas quais os efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores (diminuição da atividade de defesa do organismo) dos corticosteróides (classe medicamentosa de dexametasona) são desejados, incluindo distúrbios reumáticos/artríticos, cutâneos (da pele), oculares, ...
Tratamento. Não existe antídoto para este tipo de intoxicação, por isso o tratamento é realizado de acordo com os sinais apresentados e deve ser feita uma tentativa de desintoxicação por outros meios.
A digoxina é um dos medicamentos indicados para o tratamento de falência cardíaca. Possui janela terapêutica estreita, sendo responsável por casos de intoxicação. O único antídoto disponível para a desintoxicação é o anticorpo policlonal DigiFab®, no formato Fab. O seu uso é eficaz, porém de custo elevado.
O Folinac está indicado como antídoto dos efeitos tóxicos dos antagonistas do ácido fólico tais como metotrexato, pirimetamina ou trimetoprima; para prevenir a toxicidade severa devido a superdose de metotrexato e como parte dos programas de tratamento quimioterapêutico no cuidado de várias formas de câncer.