No seu batismo, João Batista declarou Jesus como o “Cordeiro de Deus” (João 1:29) e o Espírito de Deus desceu sobre ele na forma de uma “pomba” (Mateus 3:16).
Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra! Por esse motivo, Ele é digno de louvor, adoração e respeito.
O cordeiro, animal cândido e puro, simboliza a inocência e, consequentemente, Cristo na doutrina cristã, aparecendo representações com este significado já na época paleocristã (nas catacumbas).
Na arte e na simbologia icónica cristã, é frequentemente representado por um cordeiro com uma cruz. A expressão aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de João, onde João Batista diz de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (João, 1:29).
Ao entrar em sua cidade de Jerusalém, Jesus usa a montaria dos pobres: “Trouxeram, então, o jumentinho até Jesus, puseram seus mantos em cima, e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos no caminho, enquanto outros espalharam ramos apanhados no campo.
Mas Jesus gostava muito de mencionar os pássaros, não apenas a pomba, e também aqui vemos a sua proximidade com São Francisco, o santo padroeiro destas criaturas aladas.
Na Bíblia, o leão simboliza força, coragem e realeza, frequentemente associado a Jesus (o "Leão da Tribo de Judá") e à vitória sobre inimigos. A águia representa renovação, liberdade e proteção divina, com destaque em passagens como Isaías 40:31, que fala sobre renovação de forças.
Depois de passar a noite na vila de Betânia, Jesus voltou ao templo. No caminho, Ele amaldiçoou uma figueira. Os líderes dos judeus vieram procurá-Lo no templo e questionaram Sua autoridade.
Falamos sobre a descrição do trono de Deus no livro do Apocalipse, onde é mencionado um arco celeste de cor verde, em vez das sete cores principais. Isso é comparado a pedras preciosas, como a esmeralda.
O Leviatã também aparece na Bíblia sob a forma do maior dos animais aquáticos, como um crocodilo ou então na forma de um enorme peixe, uma baleia. O behemoth, como animal terrestre representado sob a forma de um hipopótamo.
Apocalipse 5:5. O maior problema de quem perde a sua verdadeira identidade, é não saber de quem é filho, pois se sou filho de um leão eu só posso ser leão também.
Na espiritualidade em geral, o significado de tigre na Bíblia pode ser interpretado como um símbolo de força, poder e coragem. Além disso, o tigre pode representar a necessidade de enfrentar desafios internos e superar instintos negativos para alcançar um maior crescimento espiritual.
Porque, se no Antigo Testamento o povo pegava um cordeiro de sua pertença e fazia o sacrifício em favor de si mesmo, no Novo Testamento é o próprio Deus que faz o sacrifício do Seu “Cordeiro”, Seu único Filho, em favor de toda a humanidade. Por isso, até hoje rezamos a Jesus utilizando o termo “Cordeiro de Deus”.
Os símbolos dos quatro Evangelhos. Segundo a tradição cristã, os quatro animais vistos por Ezequiel no meio de sua “carruagem” são símbolos proféticos dos quatro evangelistas: o homem representa São Mateus; o leão, São Marcos; o touro, São Lucas; e a águia, São João.
Jesus então montou no jumento e se dirigiu a Jerusalém, com os três evangelhos sinóticos em acordo de que os discípulos forraram o animal com suas capas para tornar a montaria mais confortável.
Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.