A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40. A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio.
Entre os alimentos mais radioativos, a banana sequer está no topo. O mais radioativo é a castanha-do-Pará, com 240 Bq/Kg (material radioativo em que um átomo se transforma por kg a cada segundo). Depois vem o feijão-branco (170 Bq/Kg), seguido de banana, cenoura e batata, os três com 130 Bq/Kg.
Veja ranking de alimentos mais radioativos, castanha-do-Pará fica em primeiro lugar. Para desenvolver um câncer, a pessoa precisaria comer um milhão de bananas de uma vez só.
De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.
Os 5 alimentos mais radioativos do mundo! ☢️ Paulo Valim
A banana é radioativa?
Uma banana é naturalmente radioativa. Pois ela contém os elementos Potássio (K) e Carbono (C) radioativos, o mesmo Carbono utilizado para estimar a idade de materiais antigos e fósseis. Além dela, existem diversos alimentos que são radioativos e são consumidos com frequência.
A radioatividade é usada nos alimentos para diminuir os microrganismos causadores do apodrecimento e para aumentar a sua conservação e tempo de consumo.
De acordo com o físico e pesquisador Robson Spinelli, da Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro, esses fornos produzem radiação não-ionizante do tipo microondas, que são pequenas ondas eletromagnéticas de alta freqüência que, em contato com a matéria, produzem efeito térmico.
Todos os dispositivos atuais emitem uma pequena quantidade de radiação por meio de radiofrequência do espectro eletromagnético. Por exemplo, até o 4G, os smartphones emitem ondas entre as frequências de 0,7 GHz e 2,7 GHz; a partir do 5G, eles podem emitir até 80 GHz.
Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.
O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.
Comer três bananas por dia pode diminuir risco de AVC. A fruta mais popular do Brasil pode prevenir acidente vascular cerebral (AVC). Cientistas britânicos e italianos sugerem três bananas por dia para obter o benefício.
Quando convenientemente irradiada, a batata pode ser estocada por um tempo maior. Esse tempo depende das características do cultivar. Mas, em nenhum caso, será inferior ao prazo de alguns meses.
Em uma das duas frações radioativas que eles por fim conseguiram obter estava um novo elemento, que foi denominado “rádio” (do latim radius, raio), por parecer mais radioativo do que qualquer outro elemento. Hoje sabemos que o rádio é dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.
Existe radioatividade na terra, na água e no ar, causada pelos elementos radioativos naturais, que estão associados ao urânio ou ao tório presentes nestes locais. Existe radioatividade devida ao sol chamada de radiação cósmica. Existe também radioatividade no próprio corpo humano.
Dormir com o celular ao lado pode não ser perigoso em termos de exposição a radiações perigosas, visto que a radiação do celular é considerada de baixo risco. Contudo, pode afetar negativamente a qualidade do sono devido à luz azul e às notificações que podem interromper o sono.
O iodeto de potássio é um sal que é usado clinicamente para auxiliar no tratamento de radiação e também tem uso no campo da fotografia. É comumente conhecido como “pílula de iodo” ou “pílula anti-radiação”. A fórmula química do iodeto de potássio é KI.
As primeiras posições são dominadas por marcas chinesas (OnePlus e Huawei), embora também haja um Nokia, o Lumia 630. Também estão na lista o iPhone 7 (em décimo lugar), o iPhone 8 (12º lugar) e o iPhone 7 Plus (15º), além do Sony Experia XZ1 Compact (11º), o ZTE Axon 7 mini (13º) e o Blackberry DTEK60 (14º).
A dúvida em relação ao uso da air fryer se parece bastante com a falsa ideia de que o micro-ondas faz mal e é cancerígeno por usar radiação no aquecimento. O ponto é que o aparelho utiliza a radiação não ionizante, ou seja, aquela que não compromete a saúde.
“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética. É altamente cancerígeno”, diz um homem no vídeo checado.
A radiação na área da saúde é comumente utilizada com a finalidade diagnóstica nos exames de radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas e medicina nuclear. Além da finalidade diagnóstica, é utilizada como terapêutica em casos de patologias cancerígenas e outras enfermidades.
A Radura é um logotipo internacional utilizado para identificar um alimento irradiado. A lei exige que, além dos dizeres referentes aos alimentos, deve constar no painel principal a frase “ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO”.
A irradiação de cebolas tem comprovado ser um método eficaz e economicamente viável na redução da podridão dos bulbos e prolongamento do período de armazenamento de cebolas (Kalman, 1978; Singson et al., 1978; Thomas et al., 1986).