O acorde maior de Sol (abreviado G em inglês ou Solmajor em português) é uma tríade constituída pelas notas Sol, Si, e Ré. Os intervalos do acorde são a tónica (Sol), a terceira maior (Si), e a quinta perfeita (Ré).
Os acordes que possuem duas notas iguais são os chamados de acordes relativos. Note que a tônica nunca poderá ser igual, pois isso faria com que o acorde se mantivesse o mesmo, pois é a tônica que dá o nome da tríade.
Sol menor (abreviatura no sistema europeu Sol m e no sistema americano Gm) é a tonalidade que consiste na escala menor de sol, e contém as notas sol, lá, si bemol, dó, ré, mi bemol, fá e sol. Sua armadura contém dois bemóis. Sua tonalidade relativa é si bemol maior, e sua tonalidade homônima é sol maior.
Sol maior. Sol maior (abreviatura no sistema europeu Sol M e no sistema americano de cifras G) é a tonalidade que consiste na escala maior de sol, e contém as notas Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá sustenido e, Sol.
O acorde maior de Sol sustenido (abreviado G# em inglês ou Sol#major em português) é uma tríade constituída pelas notas Sol♯, Si♯, e Ré♯. Os intervalos do acorde são a tónica (Sol♯), a terceira maior (Si♯), e a quinta perfeita (Ré♯).
O decibel (símbolo: dB) é uma unidade de medida relativa, adimensional, correspondente à décima parte de um bel (símbolo: B), que expressa o rácio de uma grandeza física (geralmente energia ou intensidade) em relação a um nível de referência especificado ou implícito, expressa numa escala logarítmica de base 10 (log10) ...
Ré menor (abreviada no sistema europeu como Ré m, e como Dm no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala menor de ré, e contém as notas ré, mi, fá, sol, lá, si bemol, dó e ré.
A expressão "relativo" se refere a escalas e também acordes; o tom relativo de um "tom maior" se encontra uma terça menor (três semitons) abaixo do tom e, o tom relativo de um "tom menor" se encontra uma terça menor (três semitons) acima do tom.
Para encontrar o acorde relativo maior de um acorde menor, suba uma terça menor (três semitons) a partir da tônica do acorde menor. Da mesma forma, para encontrar o relativo menor de um acorde maior, desça uma terça menor a partir da tônica do acorde maior. Exemplo: Bm (Si menor) -> D (Ré maior)
Na música, o Sol, ou G (sistema de cifras), é uma nota musical que ressoa com frequência 392 Hz e, é também a quinta nota da escala diatônica de dó maior (escala padrão Dó M).
O power chord em Sol sustenido (abreviado G#5 em inglês ou Sol#5 em português) é um acorde de duas notas constituído pelas notas Sol♯ e Ré♯. O acorde é formado removendo a 3ª maior de um acorde menor em Sol sustenido.
A Fá escala maior em Fá é uma escala de sete notas constituída pelas notas Fá, Sol, Lá, Si♭, Dó, Ré, e Mi. A distância entre as notas é 1-1-½-1-1-1-½, onde ½ é meio tom, e 1 é um tom inteiro.
Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.