O acorde relativo de um acorde MAIOR encontra-se sempre uma terça menor ( b3 ) abaixo do acorde principal. Por exemplo: Se o seu acorde principal é C, uma terça menor abaixo dele será A, logo, o acorde relativo de C é Am.
Para encontrar o acorde relativo menor de um acorde maior, desça uma terça menor (três semitons) a partir da tônica do acorde maior. Da mesma forma, para encontrar o relativo maior de um acorde menor, suba uma terça menor a partir da tônica do acorde menor. Exemplo: C (Dó maior) -> Am (Lá menor)
O acorde relativo é o sexto grau do campo harmônico, ou seja, o acorde que é o sexto grau no campo harmônico de dó é o Am7. Se você tocar o acorde de Cmaj7 logo depois o de Am7 vai perceber que são acordes diferente mas “nem tanto”, porque ele tem uma certa ligação harmônica.
Acordes relativos maiores (Como achar)| Canal do Campo harmônico
Quais são os 7 acordes?
Existem diversos acordes básicos para violão que são fundamentais para iniciantes e que você pode encontrar em muitas músicas. Por isso, trouxemos sete deles para você aprender: Em, A, D, E, Am, C e G. Vamos começar pelo Mi Menor (Em), o mais fácil dos acordes para fazer no violão.
Dó menor (abreviatura no sistema europeu Dó m e no sistema americano Cm) é a tonalidade que consiste na escala menor de dó, e contém as notas dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá bemol, si bemol e dó. A sua armadura contém três bemóis. A sua tonalidade relativa é mi bemol maior, e a sua tonalidade paralela é dó maior.
C oferece controle e eficiência máximos para sistemas críticos, C++ adiciona poderosas funcionalidades orientadas a objetos e genéricas para aplicações de desempenho intensivo, enquanto C# maximiza a produtividade e a facilidade de uso para desenvolvimento rápido e seguro em ambientes controlados como o . NET.
Si bemol maior (abreviatura no sistema europeu Si♭ M e no sistema americano B♭ é a tonalidade que consiste na escala maior de si bemol, e contém as notas si bemol, dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá e si bemol. Sua armadura contém dois bemóis. Sua tonalidade relativa é sol menor e sua tonalidade homônima é si bemol menor.
Ré menor (abreviada no sistema europeu como Ré m, e como Dm no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala menor de ré, e contém as notas ré, mi, fá, sol, lá, si bemol, dó e ré.
O acorde diminuto de Dó sustenido (abreviado C#dim em inglês ou Dó#diminished em português) é uma tríade constituída pelas notas Dó♯, Mi, e Sol. O acorde é formado baixando a quinta de um acorde menor de Dó sustenido em meio-tom.
E aí vai uma dica importantíssima: para saber se ele realmente é um pronome relativo, basta substituí-lo por “o qual, os quais, a qual, as quais”. Logo, o porquê de tal classificação.
O acorde menor de Dó (abreviado Cm em inglês ou Dóminor em português) é uma tríade constituída pelas notas Dó, Mi♭, and Sol. Os intervalos do acorde são a tónica (Dó), a terceira menor (Mi♭), e a quinta perfeita (Sol).
Cmaj7 é uma tríade de C Maior com a adição da 7ª nota da escala de C Maior, que acontece de ser B. Isso faz com que o acorde seja composto pela raiz, 3ª maior, 5ª justa e 7ª maior da escala - C-E-G-B.
O acorde aumentado de Lá sustenido (abreviado A#aug em inglês ou Lá#augmented em português) é uma tríade constituída pelas notas Lá♯, Dó♯, e Mi. O acorde é formado subindo a quinta de um acorde maior de Lá sustenido em meio-tom.