Qual momento histórico mais influenciou o aparecimento do marketing?
A origem do marketing como conceito não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Em que momento da história o marketing ganhou notoriedade?
Mas o marketing como uma disciplina, uma área do conhecimento na administração de empresas e um setor dentro das instituições, é mais recente. Nesse sentido, o termo ganhou força na década de 1950, nos Estados Unidos.
Quais os principais fatos que marcaram a história do marketing?
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
O Marketing Digital surgiu quando grandes empresas aderiram ao universo digital, como Amazon, Yahoo! e o próprio Google, além de outros novos meios de comunicação que nasceram com grande força na web, como o blog, sites, e-mail, entre outros.
Conhecida como a primeira era do Marketing, o Marketing 1.0 surgiu no começo da revolução industrial. Ele foi ganhando mais força com o decorrer do tempo e com a evolução dos sistemas de produção em massa e gestão, movimento conhecido como Fordismo.
Como aconteceu a evolução do marketing ao longo do tempo?
A Evolução do Marketing são as etapas que o marketing passou devido às mudanças constantes do mercado e do comportamento dos consumidores. Com as fases da Evolução do Marketing foi possível maximizar nossas estratégias, aumentar o lucro e adequar a produção de ofertas ou serviços de acordo com as necessidades.
A origem do marketing como conceito não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Este tópico pode ser um balde de água fria para muitos… Mas é fato: o Marketing não surgiu na década de 50 - e muito menos foi criado pelo Kotler! Estas duas informações, apesar de muito difundidas, são completamente equivocadas - mas ainda assim são compreensíveis.
O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
São muitas as alcunhas atribuídas a Philip Kotler quando o assunto é marketing. O professor estadunidense, PHD em economia pelo MIT e pós-doutorado em matemática por Harvard, é autor de uma verdadeira coleção de livros e artigos que revolucionaram a forma como o mercado é entendido.
A internet teve o seu boom em 1990, com fins de cunho pessoal também. Estes foram os acontecimentos que culminaram para a evolução do Marketing para a era digital. Afinal, foram com os computadores e impressoras pessoais que os anúncios tornaram-se ainda mais importantes e com resultados mais robustos e visíveis.
Como falamos Philip Kotler é considerado “pai do marketing”, isso porque além de ser um especialista em marketing, ele já ocupou cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM. Além disso ele é o criador de termos como Marketing Social, Demarketing e outros.
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
A revolução industrial é o estopim para analisarmos a evolução do marketing de uma forma bem didática. Neste período da história, o mercado tinha uma visão muito direta sobre a produção. Este pode ser considerado o marketing 1.0, onde o principal era produzir em primeiro lugar.
Como e quando a ideia de marketing pessoal surgiu e como se popularizou?
O conceito de marketing pessoal é algo recente que nasceu na metade do século XX. Ele surgiu com a necessidade do profissional vender os seus serviços, como uma espécie de mercadoria, onde o mesmo, precisa se reinventar, evoluir e se valorizar, mostrar do que é capaz.
De acordo com Kotler (2010), inicialmente o marketing era visto apenas como uma entre as várias funções importantes de apoio à produção. “Ao lado dos recursos humanos e das finanças, a função principal do marketing era gerar demanda de produtos” (KOTLER, 2010, p. 30).
marketing nasceu no Brasil, na década de cinqüenta, em um contexto de baixa oferta de mercadorias, mercado restrito e número pequeno de empresas. Os setores agrícola e comercial dominavam a economia. O setor industrial era ainda pouco desenvolvido e atendia basicamente às necessidades locais.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
O marketing no Brasil teve início na década de 1950. Esse momento histórico foi marcado pelo processo de industrialização e mudanças tecnológicas profundas durante o governo de Juscelino Kubistchek. A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução.
Em 1650. A publicidade surgiu na Inglaterra. Seu objetivo principal era fazer as empresas da época venderem mais. Em média, eram publicados seis anúncios em jornais diários de Londres.
Segundo Kotler (Kotler, 2017) o marketing pode ter seu processo de evolução em 4 etapas, sendo: Marketing de Produto; o Marketing voltado ao consumidor; o Marketing centrado em valores e até agora o Marketing digital. Quem garante que já não estariamos na 5 etapa ?
Em qual década começa a surgir a era do marketing?
Anos depois, essa invenção impulsionaria a produção dos primeiros anúncios impressos. Mas foi depois da primeira Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, que o conceito de marketing tal qual conhecemos hoje começa a tomar forma. Afinal, eram tempos de produção em massa como nunca visto antes.
Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um mercado consumidor a partir da oferta de produtos ou serviços que despertem o interesse do público. Assim, o Marketing consegue gerar valor para os clientes e também lucro para as empresas.
O marketing vem evoluindo conforme as necessidades das empresas e do mercado desde a era industrial. A primeira etapa do marketing moderno corresponde ao surgimento da publicidade comercial no século XIX. Assim, a publicidade surgiu com o objetivo de divulgar os produtos das empresas e atrair novos clientes.