O médico especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da trombose é o ANGIOLOGISTA ou o CIRURGIÃO VASCULAR. Esses profissionais têm expertise no sistema vascular, que inclui artérias e veias, e estão capacitados para lidar com condições como a trombose.
O médico angiologista e cirurgião vascular é o especialista indicado para avaliar se a pessoa tem risco, fazer o diagnóstico e optar pelo melhor tratamento.
Quando há suspeita dessa doença, frequentemente se faz um ultrassom com Doppler para confirmar o diagnóstico. Às vezes, os médicos fazem um exame de sangue para medir uma substância chamada dímero D, que é liberada pelos coágulos sanguíneos.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.
Como a Trombose é tratada? O objetivo principal do tratamento da trombose venosa profunda é facilitar a dissolver o coágulo, evitar sua progressão (aumento) e diminuir o risco de ele se soltar e causar a embolia pulmonar. Os anticoagulantes são os medicamentos utilizados para esse fim.
Fase aguda – até aproximadamente três semanas após seu início. Na fase aguda os sinais e sintomas são mais marcantes podendo haver dor, edema, e mudança de cor no membro afetado. Esta é a fase mais perigosa pois o trombo ainda não está totalmente aderido à parede do vaso e pode se soltar provocando a embolia pulmonar.
Fase aguda: dores, edema, reações inflamatórias dos linfáticos, febre, diminuição do tempo de coagulação; Fase de defesa: diminuição súbita do edema, diurese abundante (urinar muitas vezes) e interrupção da febre; Fase de esgotamento: organismo sem defesa, com possíveis novos trombos.
– Recomendo uma caminhada dentro de casa, movimentação ativa e passiva das pernas e acompanhamento clínico amiúde da Covid-19 como prevenção da trombose venosa profunda.
Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.
Uma heparina de baixo peso molecular (p. ex., enoxaparina, dalteparina, tinzaparina) é o tratamento inicial de escolha porque HBPMs podem ser administradas em ambulatório.
O Ecodoppler Vascular associa as imagens da ecografia (ultrassonografia) à análise do fluxo sanguíneo, e verifica, da mesma forma, a anatomia dos vasos da região analisada. Por oferecer imagens de muita qualidade, também auxilia na visualização de tumores e sua atividade (suprimento sanguíneo).
"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.
O cirurgião vascular é o profissional capacitado para o tratamento cirúrgico desses problemas. Importante esclarecer que o cirurgião vascular e o angiologista cuidam dos problemas que prejudicam o sistema circulatório nas pernas, braços, tronco e pescoço.
O hematologista é capaz de tratar diversas doenças hematológicas, sendo que as mais comuns são: os vários tipos de anemia, distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou trombose, linfomas, leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.
Dentre os anticoagulantes naturais estão legumes, vegetais e raízes como alho, cebola, canela, gengibre, entre outros. Estes ativos podem colaborar, porém, nunca substituir um medicamento prescrito por um médico. Por isso, é indicado procurar auxílio para seguir o tratamento correto.
O tratamento é realizado com o uso de medicamentos anticoagulantes, que ajudam a desfazer os coágulos e impedir sua formação. Por serem medicamentos que interferem no processo de coagulação sanguínea, devem ser utilizados sob prescrição médica, dentro do ambiente hospitalar.
Durante o tratamento da tromboflebite, os pacientes são encorajados a evitar a imobilidade, ficar ativo para manter a circulação do sangue e continuar suas atividades diárias normais, incluindo o caminhar normal.
Quando há uma trombose, um dos sinais mais comuns é a presença de dor. Por vezes, ela se assemelha a uma pressão bem forte, mas também pode ser do tipo latejante. Além disso, é possível que a pessoa sinta dormência e formigamento na região afetada.
Quais são os sintomas de veias entupidas na perna?
seus sintomas principais são dor, inchaço, sensação de peso, descoloração e diminuição da temperatura na região afetada. o diagnóstico e tratamento é feito por um cirurgião vascular utilizando exames como ecodoppler; os tratamentos incluem anticoagulantes, angioplastia e, em casos graves, cirurgia.
Alimentos como maçã, frutas cítricas e cebola, entre outras frutas, legumes e também chás podem ser fontes do flavonoide. “A rutina provou ser o modelo mais eficaz e seguro para evitar a trombose em modelos animais.
O médico especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da trombose é o ANGIOLOGISTA ou o CIRURGIÃO VASCULAR. Esses profissionais têm expertise no sistema vascular, que inclui artérias e veias, e estão capacitados para lidar com condições como a trombose.