Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano. Ele explica que alguns materiais, a exemplo do compensado, recebem proteção contra cupins no processo de fabricação.
O cupim não é capaz de digerir celulose, por isso, recebe ajuda de microrganismos como protozoários, fungos e bactérias que se alojam no interior de seu intestino.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Faça uma solução com metade água e metade vinagre. Então, borrife nos móveis, portas ou no solo infestado por cupins e aguarde. Os resultados virão em seguida. Afinal, o vinagre é um item muito versátil na rotina da casa.
O que pode causar essa confusão está no processo de produção dessas chapas. Acontece que tanto MDF quanto aglomerados são prensados em altas temperaturas, chegando aos 200oC, o que extermina todos os insetos existentes durante a produção, inclusive os cupins.
O Agimax é considerado o melhor veneno para cupim de madeira, contendo bifentrina como ativo que atua por contato direto nas pragas. Em formato aerossol, ele combate focos de insetos em diversas áreas com eficiência, segurança e rapidez.
Algumas espécies de cupins xilófagos vivem dentro da própria peça de madeira que atacam, enquanto outros constroem ninhos globosos, utilizando o material celulósico e/ou solo. Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções.
A aplicação de inseticida é uma excelente alternativa para prevenir cupim na madeira. O produto possui ação cupinicida e formicida e pode ser utilizado tanto em ambiente interno quanto externo em construções, forros, estruturas de telhados, móveis e esquadrias.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
Assim como toda monocultura, a professora alerta que a do eucalipto também acarreta problemas, incluindo como consequências a pouca diversidade de fauna, riscos relacionados a doenças generalizadas, além da degradação de áreas de preservação permanente. “O eucalipto consome muita água, pois cresce muito rápido.
Quanto tempo leva para o cupim começar a comer madeira?
Após a reprodução, o cupim perde as suas asas e parte para encontrar um lugar seguro e com alimento em abundância para começar a sua colônia. Só depois de alguns anos, cerca de 2 a 3 anos, você irá perceber a presença do cupim de madeira seca em móveis ou qualquer outro objeto que contenha celulose.
Dentre as vantagens do MDP estão sua resistência, pois suporta mais peso do que o MDF e não empena com facilidade; é mais resistente à água e à umidade, podendo ser usado em móveis de banheiro e cozinha; é sustentável, pois é fabricado a partir de madeira de reflorestamento, como pinus e eucalipto; seu preço é mais ...
Já as variedades mais resistentes são praticamente imunes a ataques. É o caso de matérias-primas como peroba, ipê, pau-ferro, imbuia, jacarandá e copaíba, entre outras. Porém, isso não dá 100% de garantia.
Agora que você já sabe se Stain protege contra cupim, está na hora de conhecer o Stain Protetor da Suvinil. Ele oferece três anos de garantia após a aplicação e pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas. Além disso, é pronto para o uso, ou seja, não é necessário fazer a diluição.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.
Remover mata cupim? Acreditamos que não, não há comprovações cientificados e por ser uma praga dificil de matar, removedor, não os matariam facilmente, apenas espantaria e assustaria os cupins.
Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).
Repelentes Naturais: Óleos Essenciais: Alguns óleos essenciais, como o óleo de laranja ou de neem, são conhecidos por suas propriedades repelentes de insetos. Aplicar esses óleos na madeira pode ajudar a afastar os cupins.