Deuses que a Bíblia declara no livro de Salmos 135:15 a 17, o seguinte: “Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem”.
Encontramos nos Salmos (135:15-17) “Os ídolos das nações são de prata e ouro, obra das mãos dos homens. Tem boca mais não falam; tem olhos, mais não vêem; tem ouvido, mas não ouvem.” Este versículo é confirmado no livro de Jeremias (10:15).
Rio - A figura de São Jorge é comumente associada a um grande guerreiro nobre, que luta contra os males e energias negativas que acometem a vida dos fiéis, amigos e família, oferecendo proteção e cuidado.
São Jorge, cujo nome de origem grega significa “agricultor”, nasceu na Capadócia, por volta do ano 280, em uma família cristã. Transferiu-se para a Palestina, onde se alistou no exército de Diocleciano.
O nome Jorge tem origem grega e é derivado do nome Georgios, que significa "aquele que trabalha na terra" ou "agricultor". Ele também possui conexões com o nome latino Georgius e o nome hebraico Yehoshua, que deu origem ao nome José. Jorge é um nome comum em várias culturas e países ao redor do mundo.
No ano de 303, o imperador publicou um edito considerado o marco da mais sangrenta perseguição aos cristãos. Jorge teria então doado todos os seus bens aos pobres e, apresentado-se a Diocleciano. Ali declarou sua fé em Cristo, rasgando o decreto. Acabaria torturado e morto por decapitação, segundo o texto do Vaticano.
O Dia de São Jorge é celebrado em todo o mundo com missas e procissões. São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo.
São Jorge é frequentemente retratado montando um cavalo branco e empunhando uma lança, pronto para enfrentar o dragão, tornando seu simbolismo cada vez mais rico e multifacetado. Uma das interpretações mais conhecidas do simbolismo de São Jorge é a de que ele representa a vitória do bem sobre o mal.
Guarda pessoal de Diocleciano – imperador responsável pela última e mais violenta perseguição aos cristãos no Império Romano –, Jorge da Capadócia renunciou à vida de soldado pela fé em Cristo, foi preso e virou mártir. Foi amarrado a uma roda repleta de espadas, jogado num caldeirão com chumbo derretido.
São Jorge, o valente cavaleiro que enfrentou o dragão e libertou a princesa, é um dos santos mais venerados da Igreja Cristã. Sua história, repleta de simbolismo e significado religioso, inspirou artistas por séculos, tornando-o um ícone cultural reconhecido em todo o mundo.
Maria e Aparecida não é intercessora de ninguém, pois Maria morreu e não ressuscitou e Aparecida simplesmente não existe. A Bíblia em 1Timóteo cap 2 versículo 5 diz: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Confeccionado em prata, esse colar combina estilo e significado em uma joia encantadora. Proteção e Devoção: São Jorge é reconhecido como um santo guerreiro, conhecido por sua proteção contra o mal. Usar o Colar Coração São Jorge é uma forma de demonstrar devoção e ter a sensação de proteção ao longo do dia.
Oração da espada de São Jorge. Ó glorioso guerreiro São Jorge, eu te suplico confiante que serei atendido, neste momento difícil da minha vida, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, com vossa espada de luta, venha cortar todo mal e principalmente (faça o pedido).
São Miguel é frequentemente representado como um anjo guerreiro, com armadura e espada, derrotando o diabo ou um dragão. Essas imagens simbolizam sua luta contra as forças do mal.
Criado por pais cristãos, Jorge era um jovem virtuoso que fez carreira como militar. Sua fé chamava a atenção e, justamente por isso, foi perseguido. Cheio de virtudes e coragem, deu a vida para defender o nome de Jesus Cristo.
Um dos fatos mais conhecidos da vida de São Jorge e que se propaga até aos dias de hoje, e é um milagre atribuído a ele, é quando São Jorge vence o dragão com o seu cavalo e remete a nossa luta contra o mal. Aconteceu na cidade de Salém, na Líbia. Nessa cidade havia um grande pântano, onde vivia um terrível dragão.
Mundialmente, é considerado protetor de escoteiros mirins, soldados e cavaleiros. É padroeiro de países como Inglaterra, Geórgia e Etiópia. Aqui no Brasil, um dos times de futebol mais populares do país, o Corinthians, escolheu o Santo Guerreiro como seu padroeiro.
Se São Jorge guerreia contra o dragão, ele é como Ogum, que é o orixá da guerra. A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
Porque soltam fogos de madrugada no dia de São Jorge? Em louvor ao Santo Guerreiro, a festa do dia 23 de abril começa bem cedo, com alvorada de fogos às 5h e a participação da Banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em quais Estados é feriado no dia de São Jorge?
Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.
Decreto assinado pelo papa Paulo 6º em 24 de fevereiro e divulgado nesta sexta-feira (9) retirou do culto universal alguns dos mais populares santos da Igreja, como São Cristóvão, São Jorge e São Nicolau, em virtude das dúvidas que cercam suas existências.