No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.
JESUS – A VIDEIRA VERDADEIRA “Eu sou a videira verdadeira” A figueira era símbolo de Israel que foi plantada por Deus, mas não produziu bons frutos (Salmo 80:8-16). Cristo compara-se à videira verdadeira pois é o único capaz de nos dar vida espiritual.
O que Jesus comia e Bebia? Jesus tinha uma dieta saudável?
Jesus comeu peixe e mel?
Então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado [e um favo de mel]. E ele comeu na presença deles. A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
O primeiro texto que vem à mente para falarmos disso é Lucas 24:41-43 onde Jesus come um peixe assado ofertado pelos seus discípulos. Logo, a partir deste texto, podemos afirmar que Jesus comia peixe.
Um fruto verdadeiro é originário do ovário de uma planta, e que fica no interior de sua flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro. A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira.
Segundo a Bíblia, quando os judeus chegaram à terra prometida, após abandonarem o Egito, os 12 espias que foram enviados para aquele lugar voltaram carregando romãs e outros frutos como amostras da fertilidade da terra que Jeová (Deus) prometera. Ela estaria presente nos jardins do Rei Salomão.
A banana proibida de Adão e Eva. A Bíblia diz que, ao colocar Adão e Eva no Paraíso Terrestre, Deus proibiu o primeiro casal humano de comer o fruto "da ciência do bem e do mal", produzido por uma árvore existente no meio do Jardim das Delícias.
Apesar dos muitos milagres aqui realizados, as pessoas em geral rejeitaram o ministério do Salvador. Jesus, portanto, amaldiçoou a cidade (Mt. 11:20, 23–24). Com o passar do tempo, Cafarnaum se transformou em ruínas e permanece desabitada.
Mateus 21:18-21 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) De manhã, enquanto voltava para Jerusalém, Jesus teve fome. Encontrando uma figueira à beira do caminho, foi ver se havia figos, mas só encontrou folhas. Então, disse à figueira: “Nunca mais dê frutos!”.
Essa narrativa, no evangelho de S. Marcos, é peculiar e diferente da dos outros evangelistas porque, a caminho de Jerusalém, saindo de Betânia, Jesus tem fome, vê uma figueira, mas não encontra frutos, e a figueira, coberta de folhas, mas sem fruto algum, é amaldiçoada por Ele.
Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."
A Tâmara é um fruto da tamareira, uma palmeira originária do norte da África. Possui uma cor avermelhada e um sabor delicioso e doce. As Tâmara possuem muitas fibras em sua composição e tem por volta de 30% de açúcar na composição dessa fruta. Isso porque, passa pelo processo de desidratação.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.
Sua origem ainda é motivo de muita controvérsia e discussão, mas acredita-se que sua forma silvestre seja originária do sul da Ásia e do Cáucaso. Estima-se que seu cultivo tenha começado há mais de 2000 anos.
O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), uma hortaliça pertencente à família Cucurbitácea (Cucurbitaceae), da qual fazem parte abóbora, abobrinha, melão, chuchu, melancia e maxixe. O fruto do pepineiro é frequentemente (e erroneamente) chamado de legume e até mesmo de verdura.
No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.
Jesus participa em dez refeições narradas no Evangelho de Lucas (Lc 5,27; 7,36; 9,10; 10,38; 11,37; 14,1; 19,1.5-7; 22,7; 24,30 e 24,42). Isso nos chama muito a atenção, pois indica a importância que o terceiro evangelista dedicava ao ato de alimentar-se.
Por diversas vezes, vemos Jesus se alimentando com seus discípulos antes de ser crucificado, mas vemos também alguns episódios de Cristo se alimentando depois de ressurreto, como é o caso de João 21:9-14, onde tem o convite aos discípulos para comer um peixe assado e alguns pães.
Portanto, a Bíblia sugere que Jesus comeu peixe e carne de carneiro. É provável, pelas dificuldades em conservar carne na época, que ele e seus contemporâneos não comessem tanta carne quanto se come hoje. A ideia de que Jesus seria vegetariano estrito, tendo-se abstido de peixe e carne por toda a vida é antiga.
Foi encontrado num mosteiro no Tibet, no século XIX, um documento escrito em aramaico (O Evangelho da Vida Perfeita). Alguns trechos do importante documento indicam que Jesus era vegetariano e grande defensor dos animais: "Vos não deveis tirar a vida de qualquer criatura por entretenimento nem tampouco torturá-la".