Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “. Mais do que um Feriado, o dia 7 de Setembro é uma data para relembrarmos a história do país.
Esta ocasião também é chamada de "Grito de Independência", pois Dom Pedro teria dito em alto e bom som a frase "independência ou morte" à guarda que o acompanhava.
O dia 9 de janeiro de 1822 foi a data em que D. Pedro 1º decidiu permanecer no Brasil com a seguinte frase durante uma audiência do Senado: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto!
Padre Belchior de Oliveira, conselheiro de Dom Pedro, estava lá em 1822 e no seu depoimento escrito, em momento algum, lembra-se do famoso “independência ou morte!”. Para o padre, Dom Pedro teria dito algo assim, “Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil para sempre, separado de Portugal”.
Que frase foi proclamada que marcou o momento da independência do Brasil?
Há 201 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança - à época príncipe regente do Brasil - proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.
Bicentenário da Independência: a frase que marcou o 7 de setembro
Qual frase marcou a independência do Brasil?
Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “. Mais do que um Feriado, o dia 7 de Setembro é uma data para relembrarmos a história do país.
Qual a famosa frase dita por Dom Pedro I no momento da proclamação da independência do Brasil?
Como foi o Dia do Fico? O 9 de janeiro de 1822 entrou para a história como o dia em que Dom Pedro I publicamente declarou que ficaria no Brasil e não retornaria para Portugal. Ele, então, disse a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto.
O que dizia o grito que marcou a independência do Brasil?
No dia 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I declarou que permaneceria no Brasil: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.
Ilustrada em diversos livros didáticos, a famosa pintura ajudou a criar o mito de que a Independência do país ocorreu de forma isolada, num único dia, com Dom Pedro I empunhando sua espada e gritando “Independência ou Morte” em cima de um cavalo, com a espada ao céu e cercado por soldados.
Quando supostamente gritou “independência ou morte”, em 1822, Pedro 1º dava um grito de liberdade na sua condição de homem branco europeu, herdeiro da coroa portuguesa. E embora dissesse que estava disposto a morrer por isso, não precisava de tanto, pois aquela liberdade pela qual gritava não custaria sua vida.
👑 "Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, digam ao povo que fico". Saiba como foi o Dia do Fico, momento decisivo da história brasileira.
Certamente você já ouviu a célebre frase proferida por Dom Pedro I que mudou a história do Brasil: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digo ao povo que fico!"
O mito de que a Independência do Brasil foi pacífica - Ao contrário do imaginário consolidado, houve derramamento de sangue e confrontos em várias partes do território brasileiro, do Pará à província Cisplatina, atestam historiadores contemporâneos.
7 de Setembro - Dia da Independência. O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, D.
“A Independência é um legado de coragem e determinação, que devemos honrar e preservar.” “Brasil, um país de dimensões continentais, forjado na luta pela liberdade.” “A bandeira verde e amarela representa a esperança e a riqueza da nossa terra, conquistadas com bravura.”
Liberdade é a capacidade de agir, atuar, decidir, expressar-se, segundo sua própria vontade e determinação respeitando os limites estabelecidos pela sociedade. Independência é a qualidade de quem tem autonomia e que é, ou tornou-se, livre de qualquer laço ou compromisso afetivo, social ou moral.
“Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil, para sempre, separado de Portugal”, foi o que o príncipe regente disse. Ao menos de acordo com historiadores que ao longo das décadas investigaram cartas e registros daquele 7 de setembro.
Em 7 de setembro de 1822, próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro I, que seguia viagem de Santos para São Paulo, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”.
Qual é o significado da frase "Se é pelo bem da nação eu fico"?
A expressão se deve a uma célebre frase de dom Pedro, então príncipe-regente do Brasil, que era na época um Reino Unido a Portugal e Algarves: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".
Secretaria Especial de Comunicação. Com a Casa da Ópera lotada, Dom Pedro era aclamado o primeiro rei do Brasil. A noite de 7 de setembro de 1822 foi de festa para os moradores da pequena cidade de São Paulo.
Qual a frase da proclamação da independência do Brasil?
No máximo, 14 pessoas e outra testemunha dos fatos, o coronel Manuel Marcondes lembrou-se que o grito que ficou marcado para sempre, foi, na verdade, tirado de uma frase bem maior proferida pelo príncipe-regente. “Brasileiros! A nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte!
Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.
O grito do Ipiranga. Foi nas margens do rio Ipiranga que ocorreu, a 7 de setembro de 1822, um dos episódios mais célebres de toda a história do Brasil e que se tornou sinónimo, na língua portuguesa, de declaração de emancipação ou de independência.