Nadabe e Abiú realizam sacrifícios não autorizados e são mortos por fogo que sai de diante do Senhor — Proíbe-se que Aarão e seus outros filhos lamentem a morte deles — Aarão e seus filhos devem abster-se de vinho e de bebida forte — Devem ensinar tudo o que o Senhor revelou a Moisés.
Após a festa da consagração dos sacerdotes, os irmãos Nadabe e Abiú exageram na bebida, desrespeitam as ordens no tabernáculo e acabam com um fim trágico.
Nadabe e Abiú, filhos de Arão, colocaram brasas em seus incensários e as salpicaram com incenso. Com isso, trouxeram fogo estranho diante do SENHOR, diferente do que ele havia ordenado. Por isso, fogo saiu da presença do SENHOR e os devorou, e eles morreram diante do SENHOR.
Nadabe ou Nadab foi o primogênito de Aarão. Foi devorado pelas chamas, com seu irmão Abiú, por ter deitado fogo profano no turíbulo. Aarão, filho de Anrão e Joquebede tomou por mulher Eliseba, filha de Aminadabe; eles tiveram como filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Entretanto, Nadabe e Abiú não respeitaram as regras estabelecidas por Deus. Foram negligentes e não deram a devida importância e reverência ao ritual sagrado, e por isso, despertaram a ira do Criador (veja o vídeo no final da matéria).
NADABE E ABIÚ: QUEM FORAM OS FILHOS DE ARÃO QUE MORRERAM PERANTE O SENHOR?
O que é fogo estranho para Deus?
Quanto “fogo estranho” existe no mundo religioso hoje; muito mais do que geralmente é percebido. Fogo que não foi autorizado por Deus; fogo que não foi aceso por uma brasa de Seu altar; fogo que não é alimentado com o com combustível do Espírito. E, assim, é “fogo estranho”.
Arão pede para os filhos focarem no trabalho. Abiú e Nadabe decidem acender o fogo no tabernáculo feito para Deus, sofrem um acidente com as chamas e morrem.
Os nomes dos filhos de Arão eram Nadabe, o mais velho, Abiú, Eleazar e Itamar. Esses filhos de Arão foram ungidos e consagrados para o serviço sacerdotal. Nadabe e Abiú, porém, morreram na presença do SENHOR, no deserto do Sinai, quando trouxeram fogo estranho diante do SENHOR.
Nadabe ou Nadab (em hebraico significa "liberal" ou "bem disposto"), filho de Jeroboão I, tornou-se no segundo rei de Israel por volta de 913 a.C., segundo algumas cronologias (I Reis 14:20).
Por que Deus matou os filhos de Aarão, Nadabe e Abiú?
Essa ocasião monumental serviu parcialmente como uma prefiguração do relacionamento de aliança que o povo manteria com o Senhor através do sistema de sacrifício animal. Nadabe e Abiú receberam essa honra porque Deus selecionou Arão e seus filhos para servirem como sacerdotes em nome do povo.
Na Lei do Holocausto dada por Deus aos sacerdotes levíticos, o fogo do altar arderia ininterruptamente: O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Tal ação servia como um lembrete da presença contínua de Deus e da necessidade do povo de uma expiação continua.
A expressão “fogo profano” do título é utilizada na Bíblia para descrever a forma incorreta como Nadabe e Abiú, filhos mais velhos de Arão, prestaram culto a Deus (Lv 10.1-3) e acabaram mortos por causa de sua transgressão.
Os seus dois filhos, Hofni e Fineias, também morreram, e a arca de Deus foi tomada”. Quando o mensageiro mencionou o que tinha acontecido à arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado do portão, e com a queda quebrou o pescoço e morreu, pois Eli era muito velho e pesado.
Nadabe e Abiú ficam bêbados e são punidos com morte em "Os Dez Mandamentos" No capítulo de "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" da próxima terça-feira (24) os hebreus Nadabe (Marco Antonio Gimenez) e Abiú (Daniel Siwek), nomeados por Deus como sacerdotes de Israel, vão morrer queimados após despertarem a ira de Deus.
A razão alegada é que os dois irmãos apresentaram impaciência em Cades, no último ano de peregrinação no deserto, quando Moisés bateu na rocha para sair água, quando a ordem de Deus era que ele deveria comandar a rocha.
Na narrativa bíblica, Hofni e Fineias são criticados por se envolverem em comportamento ilícito, como se apropriar da melhor parte dos sacrifícios para si próprios e ter relações sexuais com as servas do santuário.
1 E os filhos de Aarão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que não lhes ordenara.
Fanias ben Samuel (em hebraico: פנחס בן שמואל; romaniz.: Pinhas ben Shmuel; Jerusalém, Judeia, Império Romano, séc. I - Jerusalém, Judeia, Império Romano, c. 70) foi o último sumo sacerdote de Israel, o 83º desde Aarão.