O rei. O rei Herodes, que "acreditava que João era um profeta", "gostava de ouvi-lo" e até o "protegia", apesar de mantê-lo na prisão. Estava indeciso porque João "o repreendeu pelo seu pecado" de adultério.
17 Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18 João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia.
No caso de João, não foi seu irmão quem profanou o lar do seu melhor amigo, mas o “rei” da Galileia que tomou a mulher de seu irmão Felipe e a desposou. Pois bem, João não sentiu vergonha ao fazê-lo ver o mal que estava fazendo ao roubar a esposa do seu irmão e que consequências isso teria.
Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio de João Batista, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: “Quero que me dês imediatamente num ...
O martírio de São João aconteceu por volta de 31 d.c. Segundo textos bíblicos, João Batista foi condenado à morte por Herodes Antipas, que era uma espécie de governador da época, porque criticava a vida adultera que o rei possuía.
QUEM FOI JOÃO BATISTA NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO ÚLTIMO PROFETA
Porque Deus permitiu que João Batista morresse?
Deus não permitiu que João Batista fosse decapitado por Ele não ser Bom. Permitiu porque isso fazia parte de um processo de aprendizado do espírito. A essa situação chamamos de karma, ou a Lei de Causa e Efeito. Nem todas as atrocidades são resultado de erros do passado.
6), é um indicativo de que João Batista estava se equivocando quanto à real identidade e propósito do Messias. João estava disposto a esperar “outro”, de acordo com a pergunta dos seus discípulos. Pois Jesus não atendeu as expectativas políticas e libertárias que eles esperavam.
Após saber sobre a morte de João Batista, Jesus quis ficar só, mas foi seguido por uma multidão. Ele teve compaixão dessas pessoas e curou e alimentou milagrosamente mais de 5 mil delas. Naquela noite, Jesus andou sobre o mar até o barco onde os discípulos estavam.
Salomé, então, sob a influência de sua mãe, reivindicou "em um prato, a cabeça de João Batista". O tetrarca não se atreveu a recusar, para não ficar mal diante de seus convidados. Ele imediatamente enviou um guarda para decapitar João Batista em sua cela. E Salomé recebeu a cabeça, que deu à sua mãe.
Segundo o evangelista Marcos, João Batista, antes de ser decapitado, exultou em voz alta: “Agora a minha felicidade será completa; ele deve crescer, eu, ao contrário, diminuirei”.
O rei. O rei Herodes, que "acreditava que João era um profeta", "gostava de ouvi-lo" e até o "protegia", apesar de mantê-lo na prisão. Estava indeciso porque João "o repreendeu pelo seu pecado" de adultério.
Qual a diferença de idade entre Jesus e João Batista?
Disse: “A tua parenta Isabel, que todos diziam ser estéril, já está grávida há seis meses”. Portanto, nós sabemos com exatidão que existe uma diferença de idade entre Jesus e São João Batista de seis meses.
A Decapitação de João Batista ou Decapitação de São João Batista é uma pintura a óleo do pintor italiano Caravaggio, realizada em 1608. A pintura, criada quando Caravaggio estava sob a proteção dos Cavaleiros de Malta, é considerada a obra-prima do pintor e "uma das obras mais importantes da pintura ocidental".
Cristo certa vez Se referiu a Herodes como sendo uma raposa (Lc 13:31, 32). Chamou os escribas e fariseus de “raça de víboras”, repetindo os termos de João Batista (Mt 3:7; 23:33).
De acordo com as narrativas antigas, foi morto por decapitação. E teve sua cabeça apresentada em uma bandeja. "Ele viveu na Galileia no reinado de Herodes e possuiu muitos seguidores, pregava aos judeus e fazia do batismo símbolo de purificação da alma.
Qual a diferença entre João Batista e João Evangelista?
João Batista é o primo de Jesus, o precursor, que preparou o caminho para a chegada de Jesus. Já João Evangelista foi o discípulo amado de Jesus e o autor do Evangelho e das cartas. A festa de São João Batista comemora-se duas vezes: no dia 24 de junho, o nascimento, e no dia 29 de agosto, o martírio.
Com a chegada do cristianismo, a celebração pagã sofreu uma única mudança, mas a essência continuou a mesma. A Bíblia conta que S. Zacarias, esposo de Santa Isabel, prima da Virgem Maria, ordenou acender uma fogueira para anunciar o nascimento de João, seu filho.
A luz da lua pousa sobre Salomé e Herodes, ainda horrorizado, ordena que seus soldados a matem. Eles se lançam sobre ela e a matam sob seus escudos. Ante o desejo masculino, em geral, Salomé era um objeto ativo que seduzia e manipulava, fazia dos homens o que bem entendia e os tornava fracos.
A causa principal do martírio foi uma mulher: Herodíades, atual esposa de Herodes Antipas, ex-esposa do seu irmão de criação. João foi preso por ter denunciado este casamento ilegal.
Segundo a Bíblia, depois de preso Jesus foi apresentado às autoridades. Pôncio Pilatos, que era o governador da província romana da Judeia, teria então apresentado Jesus para uma assembleia popular — e a condenação teria sido assim, por aclamação.
O evangelista aqui não nos dá detalhes sobre essa informação, mas, certamente, Jesus viveu ali uma profunda tristeza diante da morte de João Batista. E, ao sentir essa profunda tristeza, necessitou se retirar, necessitou ficar a sós. Jesus é Deus, mas é também homem; totalmente Deus e totalmente homem.
O que aconteceu com Herodes depois da morte de João Batista?
Paulo - Panorâmica - Patologia: Rei Herodes morreu com doença renal crônica e infecção no pênis, diz estudo. O maior vilão do Novo Testamento teve um fim melancólico, acossado por uma doença crônica nos rins e uma infecção incomum no pênis chamada de gangrena de Fournier.
Talvez este tenha sido o principal motivo que levou João Batista a ficar desconfortável quando Jesus pediu que fosse batizado por ele. João sabia que naquele homem não se encontrava qualquer tipo de pecado. Dessa maneira, Jesus não precisava do batismo de João, porque não tinha do que se arrepender.
Qual era o ponto principal da mensagem de João Batista?
A mensagem principal de João era “o Messias, o rei está vindo”. O chamado ao arrependimento foi a resposta à notícia de que o Rei e Seu reino estavam chegando – na verdade, já estavam aqui em certo sentido.