Qual foi o navio que afundou mais fundo no oceano?
O RMS Titanic já passou mais de 112 anos na total e aniquiladora escuridão do fundo do oceano. Quando afundou com seus 269 metros de comprimento, na noite escura de 14 de abril de 1912, o navio se rompeu em duas partes, lançando uma chuva de detritos por cerca de 3,8 km, até os sedimentos do leito do oceano.
O “título” pertence ao USS Samuel B. Roberts, uma embarcação que está a aproximadamente 6,8 mil metros de profundidade, segundo comunicado oficial da Marinha dos Estados Unidos. Para efeito de comparação, o Titanic encontra-se a cerca de 4 mil metros.
Quanto tempo o Titanic demorou para chegar ao fundo do mar?
“Quando você chega ao fundo, na verdade, você não sabe onde está. Precisamos nos debater sem enxergar no fundo do oceano, sabendo que o Titanic está por ali em algum lugar, mas é tão escuro que o maior objeto do fundo do oceano estava a apenas 460 metros de distância e nós passamos 90 minutos procurando.”
A Britannica registra que, após o naufrágio do Titanic, o Olympic foi reformado para garantir a segurança dos tripulantes e passageiros. O número de botes salva-vidas foi aumentado de 20 para 68, o fundo duplo do navio foi alongado e as portas de isolamento entre os compartimentos estanques do navio foram reformadas.
O SUBMARINO DO FIM DO MUNDO DA RÚSSIA - SURGE NOVAMENTE
Qual é a chance de um cruzeiro afundar?
A possibilidade de um navio de cruzeiro moderno afundar é extremamente baixa. A indústria de cruzeiros é uma das mais seguras do mundo, graças a regulamentos rigorosos e tecnologia avançada. De acordo com a Cruise Lines International Association (CLIA), a taxa de incidentes graves em navios de cruzeiro é de 0,000006%.
Era 1945 quando um submarino da União Soviética atingiu com seus torpedos o Wilhelm Gustloff (MV Gustloff), um navio que operava para o partido nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Entre os sobreviventes da catástrofe estava J. Bruce Ismay, presidente da White Star Line e dono do Titanic, que se salvou em um dos botes. Acusado de covardia, ele caiu no ostracismo e foi à falência. Com o naufrágio, muitos destroços do navio foram perdidos e ficaram no fundo do oceano.
O Olympic foi retirado do serviço e atracado no porto de Belfast. Entretanto, o Almirantado começou a perceber que embarcações de tal magnitude poderiam ter alguma utilidade no conflito, especialmente depois do naufrágio do Lusitania em 7 de maio de 1915.
O Olympic foi o primeiro a ser lançado, em 1911, e o Titanic o segundo, em 1912. O Britannic, o terceiro, foi lançado em 1914, mas foi convocado logo pela marinha britânica para ser usado na Primeira Guerra Mundial. Ele afundou em 1916.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
Qual era a temperatura da água quando o Titanic afundou?
Na época da destruição do Titanic, a temperatura da água era de aproximadamente -2° Celsius, portanto, aqueles que se jogaram ao mar com coletes salva-vidas podem ter sofrido hipotermia ou ataque cardíaco, de acordo com a empresa responsável pelo salvamento dos destroços da embarcação.
Por que o navio não afunda? O navio não afunda por causa do equilíbrio entre a força peso e a força empuxo atuantes sobre ele e pelo fato de a densidade média do navio ser menor do que a densidade da água.
A maior profundidade que o ser humano já atingiu no fundo do mar. O ponto mais profundo já alcançado pelo ser humano foi registrado a uma profundidade de 10.927 metros, durante uma missão conduzida por um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, Victor Vescovo, conforme publicado pelo "The Guardian".
Na virada de 14 para 15 de abril de 1912, o navio inglês Olympic bateu num iceberg e naufragou nas águas geladas do Oceano Atlântico, matando 1 500 pessoas, no pior desastre marítimo de todos os tempos.
O navio RMS Carpathia estava a quase 96,5 km de distância quando captou o pedido de socorro do Titanic. A embarcação mudou imediatamente de direção e levou cerca de 700 sobreviventes para um local seguro em Nova York. Prentice morreu em 1982, aos 93 anos.
No começo do século 20, o Titanic se tornou o maior navio de passageiros do mundo e ficou famoso porque entre a noite de 14 de abril e a madrugada de 15 de abril de 1912, afundou em sua viagem inaugural de Southampton, no Reino Unido, rumo a Nova York, nos EUA, após colidir com um iceberg.
Tem também a lendária frase de que “nem Deus poderia afundar o Titanic”, mas que não foi dita pela White Star nem por seu presidente. Essas palavras são atribuídas a um marinheiro do navio, que as teria dito a uma senhora que perguntou se o navio era mesmo seguro.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
Após o naufrágio do seu irmão em abril de 1912, o Olympic passou por uma série de alterações para melhorar sua segurança. Ele foi convocado pela Marinha Real Britânica na Primeira Guerra Mundial para servir como transporte de tropas. O Olympic bateu e afundou um submarino alemão em maio de 1918.
Porque o Titanic não conseguiu desviar do iceberg?
Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso. A fama de ser “inafundável” se deu por conta do transatlântico ter sido construído em partes separadas, chamadas de compartimentos.
Seus nomes foram depois definidos como Olympic, Titanic e Gigantic (depois alterado para Britannic), em referência a três raças da mitologia grega: olimpianos, titãs e gigantes.