A batalha se iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante das tropas portuguesas: manter a região sob o domínio português para abafar os movimentos de independência que se desenvolviam na área.
Em 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, sertanejos usaram armas rudimentares e foices para expulsar o domínio português do Piauí. A Batalha do Jenipapo, um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil.
Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa inimiga desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes batalhas travadas na guerra da independência brasileira, e consolidou o território nacional. Em poucas horas de embate corpo a corpo, houve cerca de duzentas baixas do lado brasileiro.
Os portugueses, comandados pelo disciplinado porém sensato major João José da Cunha Fidié, tiveram apenas dezesseis baixas. Mas a vitória Portuguesa na Batalha do Jenipapo foi temporária, como lembrou o escritor Laurentino Gomes. Laurentino – Para os portugueses uma vitória com sabor de derrota.
Foi batizado de Batalha do Jenipapo em referência ao nome do rio em cujas margens brasileiros e portugueses se bateram entre as nove horas da manhã e as duas da tarde de 13 de março de 1823. O resultado foi uma carnificina: cerca de duzentos brasileiros mortos e mais de quinhentos feitos prisioneiros.
A batalha se iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante das tropas portuguesas: manter a região sob o domínio português para abafar os movimentos de independência que se desenvolviam na área.
Legado. Nas quatro décadas após a Guerra do Paraguai, conflito de maior amplitude enfrentado pelo Brasil, a Batalha do Tuiuti se tornou a principal comemoração do exército brasileiro, principalmente por ser a mais sangrenta das batalhas travadas na América do Sul.
Embora o grupo de piauienses, maranhenses e cearenses tenha perdido a batalha, em razão do armamento usado pelos europeus ser mais moderno, as tropas tiveram que desviar o destino, fato que consolidou, de fato, a independência brasileira.
Em 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, foi assinado o primeiro documento no Piauí em que a independência do Brasil era reconhecida. A data marca o Dia do Piauí e a adesão oficial do território ao espectro nacional. A história caminhou para um conflito armado e sangrento, a Batalha do Rio Jenipapo, em Campo Maior.
Quantos brasileiros morreram na Batalha do Jenipapo?
Os brasileiros que lutaram com armas simples, como foices, paus e pedras, perderam a batalha contra uma tropa com armas de fogo, mas fizeram com que a tropa inimiga desviasse seu destino. Duzentos brasileiros morreram. Do lado português, 19 morreram.
Quais foram as consequências da Batalha do Jenipapo?
As tropas portuguesas lutaram com armas de fogo e os sertanejos com o que tinham. Apesar da vitória, os portugueses bateram em retirada. No Piauí, na cidade de Campo Maior, às margens do Rio Jenipapo, os portugueses perderam a esperança de ter uma colônia na América e foram expulsos das terras brasileiras.
Qual foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil?
As Províncias Unidas do Rio Prata – atual República Argentina – foram o primeiro Estado soberano a reconhecer a independência do Brasil, em 9 de novembro de 1822.
Qual a importância da Batalha do Jenipapo para o Brasil?
A tragédia do Jenipapo demonstrava a determinação dos brasileiros em lutar pela independência, mesmo que de forma desorganizada e à custa da própria vida. Por isso, em vez de prosseguir até Oeiras, Fidié decidiu cruzar o rio Parnaíba e se refugiar na cidade maranhense de Caxias, ainda controlada pelos portugueses”.
Qual a importância do Piauí nas lutas pela independência brasileira?
A província do Piauí também foi palco de conflitos armados na luta pela consolidação da Independência – entre eles, a traumática Batalha do Jenipapo. Vem saber mais sobre essa história. Desde fevereiro de 1822, as ideias independentistas vinham ganhando terreno no Nordeste do Brasil.
A vitória na Batalha de Pirajá, contudo, não se resume a um golpe de sorte. Trata-se do resultado do esforço patriótico de soldados e voluntários que se engajaram na luta contra um exército mais numeroso e bem melhor treinado e equipado.
O rio Jenipapo é um curso d'água que banha o estado do Piauí, no Brasil. Nasce no município de Alto Longá e passa por Campo Maior onde deságua no rio Longá, na sua margem foi travada a Batalha do Jenipapo, um combate decisivo pela unidade nacional da Independência do Brasil que ocorreu em 13 de março de 1823.
Cajá, bacuri, caju, mangaba, pequi, umbu e umbu-cajá. Essas são algumas plantas facilmente extraídas dos solos piauienses e que a prática da extração está sendo substituída pelo plantio.
Como resultado da organização sindical e das conquistas trabalhistas, o Dia do Comerciário foi oficialmente instituído em 1953, por meio de um decreto-lei. A data escolhida para celebrar os comerciários é oficialmente 30 de outubro, em homenagem a São Crispim, padroeiro dos trabalhadores do comércio.
A batalha de Hastings foi travada em 14 de outubro de 1066 entre o exército franco-normando do duque Guilherme II da Normandia ( r. 1035–1087) e um exército inglês sob o rei anglo-saxão Haroldo II ( r.
A Batalha de Waterloo aconteceu no território da atual Bélgica, em 18 de junho de 1815, sendo travada por Napoleão Bonaparte e suas tropas contra os exércitos da Sétima Coalizão.
Em 1718 foi criada a capitania de São José do Piauí, que veio a se tornar uma província no século XIX, mais precisamente em 1821. No ano em que o Brasil foi declarado como uma república, 1889, o Piauí se tornou oficialmente um estado.
O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.
O Brasil incorporou áreas aos atuais Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, e a Argentina conseguiu anexar as atuais Províncias de Formosa e Misiones. Além disso, o Brasil ocupou o Paraguai por seis anos e exigiu uma indenização pela guerra.
A Guerra do Paraguai, ou Guerra contra a Tríplice Aliança, foi o maior e mais letal conflito armado ocorrido na América Latina. Entre 1864 e 1870, Brasil, Argentina e Uruguai, formando a Tríplice Aliança, guerrearam contra o Paraguai liderado por Solano López.