Leonidas de Esparta Leonidas I foi um dos Reis de Esparta durante as guerras greco-persas e o líder consagrado de uma das unidades militares mais ferozes da História: os trezentos de Esparta. Ele é mais lembrado por sua ousadia incomparável, bem como pelo caráter destemido.
Leônidas entrou para o mito como herói e líder dos 300 espartanos que morreram em combate nas Termópilas. Embora os gregos tenham perdido essa batalha, conseguiram expulsar os invasores persas no ano seguinte.
Diante da marcha dos persas com o objetivo de invadir a Grécia, o rei de Esparta Leônidas colocou 300 espartanos para enfrentar a ofensiva na estreita passagem das Termópilas. Leônidas morreu depois que os arqueiros persas cumpriram a ordem de "escurecer o céu com flechas".
Leonidas I foi um dos Reis de Esparta durante as guerras greco-persas e o líder consagrado de uma das unidades militares mais ferozes da História: os trezentos de Esparta. Ele é mais lembrado por sua ousadia incomparável, bem como pelo caráter destemido.
A famosa batalha de Termópilas que serviu de inspiração para a historia em quadrinhos e o filme "Os 300 de Esparta" foi uma das várias travadas entre gregos e persas durante as chamadas Guerras Médicas. A razão desse nome é que os persas eram chamados genericamente pelos gregos de "medos".
Em Esparta, uma sociedade guerreira, os casais de amantes homens eram incentivados como parte do treinamento e da disciplina militar. Essas práticas dariam coesão às tropas. Em Tebas, colônia espartana, existia o Pelotão Sagrado de Tebas, tropa de elite composta unicamente de casais homossexuais.
Quem foi o maior gênio militar de todos os tempos?
Quer seja defendendo suas terras ou conquistando as de outros, os líderes, cujo perfil foi traçado, representam o máximo em genialidade militar. Alguns dos líderes militares selecionados são: Aníbal, Júlio César, Átila, El Cid, Oliver Cromwell, Carlos Stuart, Napoleão Bonaparte, George Washington e Mao Tsé-tung.
Após derrotar o exército de Leônidas, Xerxes saqueou e incendiou a acrópole ateniense. Mas a frota grega se reorganizou no estreito entre a Ática e a ilha de Salamina e conseguiu derrotar Xerxes.
Esparciatas ou espartanos – principal grupo na hierarquia social, os espartanos eram descendentes dos dórios e formavam a aristocracia da cidade, ou seja, eram os grandes proprietários de terras.
Os tebanos desertam e se juntam aos persas, que os perdoam. Ao final da batalha, Xerxes ordena que se decapite Leônidas e coloque sua cabeça na ponta de uma estaca. De acordo com Diodoro da Sicília, os espartanos atacaram o campo persa durante a noite.
Na Batalha de Tegira em 375 A.C., os tebanos foram liderados por um general pouco conhecido hoje, mas brilhante, Pelópidas. Com apenas 300 hoplitas ele consegue uma vitória decisiva contra os espartanos, expulsando-os de suas terras.
Seus companheiros então lutaram ferozmente para recuperar o corpo do rei caído. Ao final, os persas recuperaram o corpo de Leônidas, e Xerxes, furioso, ordenou que ele fosse decapitado e sua cabeça exposta em um mastro. Os persas fizeram chover flechas até que todos os gregos estivessem mortos.
Os 300 Espartanos morreram movidos por um ideal humano. Os 300 de Gideão provaram que Deus é fiel e viveram porque foram tocados pelo Espírito de Deus. Os Espartanos fazem parte da história da terra. Os 300 de Gideão fazem parte da história eterna da Bíblia.
Conquista que tornou o conquistador Genghis Khan temido e conhecido não resistiu ao seu próprio tamanho. Formado a partir da união de várias tribos pastoris nômades por Genghis Khan, o Império Mongol, que durou entre 1209 e 1368, foi o maior em extensão territorial da história.
O Império Britânico foi o maior império na história da humanidade, chegando a dominar quase um quarto do planeta. Era tanto território que foi apelidado de “o império no qual o Sol nunca se põe”.