O final de Améstris em A Rainha da Pérsia surpreendeu o público ao mostrar a redenção da personagem de Camila Rodrigues. A rainha deposta do reino persa se conectou ao Deus de Israel e adotou o nome Vasti, após quase morrer na forca encomendada pelo rei Xerxes (Carlo Porto).
De acordo com a novela “A Rainha da Pérsia”, exibida pela Record TV, o rei Xerxes é assassinado por seu próprio filho, Dário, que ambiciona tomar o trono persa. Xerxes sempre foi um governante poderoso e à frente de seu tempo, liderando seu vasto império com mão de ferro.
A RAINHA DA PERSIA: Amestris enterra Artemisia viva após descobrir traição
Ester, A Rainha da Pérsia, teve filhos?
A Bíblia não menciona em lugar nenhum se Ester e Xerxes tiveram filhos. Pode ser que sim, pode ser que não. O foco do livro de Ester é mostrar o grande livramento que os judeus tiveram através da fé e coragem da rainha e do Mordecai.
Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.
O que aconteceu com Ester depois da morte de Xerxes?
Algumas versões contam que ela não teria sobrevivido à invasão dos aposentos de Xerxes, sendo condenada à morte pela sua intromissão --ainda que tenha salvado o seu povo de Hamã (Leonardo Medeiros).
Final trágico para Ester e Xerxes na trama? Neles, a mocinha teria sido assassinada, assim como Xerxes (Carlo Porto), terminando de uma maneira bem dolorosa os seus dias pela Terra.
Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.
Ester é uma moça judia que acaba se tornando a mulher mais poderosa do reino ao ver Xerxes caído aos seus pés. Com uma inteligência acima da média, ela foi responsável por ajudar o marido a desmascarar os planos do primeiro-ministro Hamã (Leonardo Medeiros).
Encantado com Ester, Xerxes revela já tê-la conhecido antes. No trabalho, Mordecai sofre com insultos e discriminação por ser judeu. Em comemoração a coroação de Ester como nova rainha da Pérsia diante de toda Susã, Xerxes se declara. A troca carinhosa entre os dois é admirada por todo o povo.
Améstris sobreviveu por conta dos cuidados do personagem judeu e ficou longe de Susã por anos, onde achavam que ela estava morta. Para a atriz, o final da personagem foi “muito bonito”. “Ela conseguiu entender que Deus lhe deu essa oportunidade. E que Xerxes, com o coração bom, não teve coragem de matá-la.
Ele nunca chegou a se recuperar dessa derrota e em seguida abandonou as ambições militares. Mais tarde morreria assassinado por seu ministro Artabano, em 465 a.C. Nos últimos anos de reinado, Xerxes dedicou-se à construção de palácios e monumentos que contribuíram para o embelezamento de Persépolis.
No penúltimo capítulo de “A Rainha da Persia”, exibido nesta quinta-feira (25), o Rei Xerxes foi dado como morto ao cair de um penhasco após uma briga com o filho Dario que havia tramado a morte do pai com Artabano e Artemisia.
Ciro, o Grande, é filho de Cambises, um nobre persa, e Mandane, filha de Astíages, rei da Média. Segundo a lenda, que lembra muito a lenda grega do rei Édipo, Astíages havia sonhado que seu neto se tornaria o governante de toda a Ásia, por isso, tentou matá-lo quando ele ainda era um bebê.
O penúltimo capítulo de A Rainha da Pérsia, no ar nesta quinta (25), vai começar com Ester (Nathalia Florentino) à beira de um precipício. Ela terá visto Dário (César Cardadeiro) empurrar Xerxes (Carlo Porto) para a morte.
Uma vez que ele viveu depois da morte de Xerxes, até ser assassinado por Artabanus, ele, e não Artaxerxes, deveria ter sido rei por pelo menos uma parte do segundo semestre de 465 a.C.
Ester mantinha oculta sua identidade como judia, ocupando-se toda semana. Preocupada para que suas criadas não notassem que no Shabat ela não realizava nenhum trabalho, e dai descobrissem que ela era judia, ela indicou uma criada para cada dia da semana.
Xerxes, é o nome persa e histórico de Assuero, um nome judeu que ele ganhou entre os judeus, por ter sido um rei que os favoreceu em sua época por causa de sua rainha, Ester.
A Bíblia não diz qual foi o fim do rei Xerxes, mas historicamente é sabido que o general Artabano o eliminou. Infelizmente na própria Bíblia vemos que o rei, também chamado de "Assuero", viveu cercado por pessoas que desejavam seu fim.