O tricampeonato e o fim da carreira de LaudaLauda partiu para a defesa de seu título em 1985, mas conseguiu apenas uma vitória e abandonou 12 das 15 provas do ano. Sua última corrida na carreira foi o Grande Prêmio da Austrália, que abandonou após um acidente.
Em 1984, venceu seu terceiro título mundial e se aposentou no ano seguinte. Fora do cockpit, atuou como conselheiro e chefe de equipe, e como comentarista de TV. Em 2018, o piloto passou por um transplante de pulmão. Com a saúde fragilizada, Niki Lauda morreu em 20 de maio de 2019, aos 70 anos.
Como recorda o Globo Esporte, Lauda considerava Senna o melhor piloto que já viu correndo . Ele foi o melhor e mais carismático piloto que a F1 já teve. Senna tinha personalidade, era rápido e tinha muito carisma. Não é à toa que ele ganhou tudo", disse à Reuters.
Niki Lauda conquistou o tricampeão mundial, único dos títulos pela McLaren, de maneira memorável e terminou a contagem de pontos somente 0,5 na frente de Alain Prost. Até hoje, a menor diferença entre campeão e vice na história da categoria. A história do campeonato de 1984 foi acachapante desde o começo.
Antes da morte de Ayrton Senna, num domingo, dia 1º de maio de 1994, outros dois graves acidentes aconteceram durante os treinos classificatórios do GP de San Marino, em Ímola, na Itália. Os eventos transformaram aquele final de semana no mais trágico da história da Fórmula 1.
(Foto inferior) Em Agosto de 85, Lauda conquistou a última das suas 25 vitórias na carreira, dividindo o pódio com Senna mais uma vez (Lauda em 1º e Senna em 3º de novo) no GP da Holanda em Zandvoort. Ambos foram tricampeões mundiais da F1, o austríaco 1975, 1977 e 1984, enquanto Senna 1988, 1990 e 1991.
Francês se chocou com um trator e se tornou o último piloto a falecer por um acidente de F1. Em 5 de outubro de 2014, Jules Bianchi sofreu um grave acidente no circuito de Suzuka, no Japão, ao colidir com um trator que estava removendo o carro de outro piloto.
As várias imagens do acidente infernal de Niki Lauda em Nürburgring, no GP da Alemanha de 76, mostram que Guy Edwards, Brett Lunger, Harald Ertl e Arturo Merzario foram os primeiros a socorrer Niki Lauda — depois auxiliados de alguma forma por Emerson Fittipaldi e John Watson.
Em 1976, Niki Lauda sofreu um terrível acidente no Grande Prêmio da Alemanha e sofreu queimaduras no rosto, perdeu a orelha direita, danificou os pulmões…
Como está Schumacher? Segundo a versão oficial da família, atualmente o ex-piloto está consciente e se recupera de forma gradativa. Ele descansa em sua casa em Lake, na Suíça, onde foi levado nove meses depois do acidente. Apenas alguns familiares e amigos íntimos são autorizados a visitá-lo.
Ele disse que sua aparência ficou tão ruim quanto aparece no filme. Há uma cena para agradar o público, na qual Hunt bate em um jornalista que pergunta a Lauda como sua esposa conseguirá viver com ele após o acidente. Os socos não aconteceram na vida real, apesar de Hunt ser conhecido pelo temperamento agressivo.
Qual o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos?
O maior de todos, por sua garra, arrojo, determinação, estilo de guiar, show em pista, dedicação, empenho, enfim, por tudo aquilo que não se pode retratar em números ou estatísticas, chama-se Ayrton Senna da Silva, do Brasil, o maior piloto da Fórmula 1 em todos os tempos!
Em 1976, Lauda sofreu um grave acidente durante uma corrida, que deixou marcas permanentes em seu rosto. Relembre o episódio! Naquele ano, no dia 1º de agosto, era disputado o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula Um, no circuito Nordschleife de Nurburgring — conhecido também como 'Inferno Verde'.
FÓRMULA 1 AFIRMA: SENNA É O PILOTO MAIS RÁPIDO DE TODOS OS TEMPOS. Segundo a própria Formula 1, não tem para ninguém: Senna é, sem dúvida, o piloto mais rápido da categoria. E isso é em todos os tempos.
No evento realizado na terça-feira (18), em Londres, um detalhe em especial encheu o coração dos brasileiros de orgulho: as cores verde e amarela estampando o capacete de Gabriel Bortoleto (
Lewis Hamilton detém o recorde de mais vitórias em Grandes Prêmios, tendo vencido 105 corridas. Hamilton também detém a distinção do maior tempo entre a sua primeira e última vitória.
Sua opinião desafia os amantes das estatísticas, já que os números de Senna são inferiores aos do alemão Michael Schumacher tanto em títulos mundiais (3 contra 6), quanto em vitórias (41 contra 73).
Sua cabeça ficou do tamanho de uma bola de basquete. Enquanto o corpo não apresentava nenhuma lesão aparente e estava branco, sua cabeça tinha a cor quase negra e estava desfigurada.