Entende-se então que, na prestação de cuidados holísticos ao paciente oncológico, a teoria de Neumann enfatiza a necessidade de avaliar e abordar os aspectos físicos, psicossociais e espirituais que podem afetar a saúde do paciente.
O modelo de sistemas desenvolvido por Neuman é, também, composto por uma série de linhas concêntricas denominadas linhas de resistência cuja função é, igualmente, proteger a estrutura básica, que se situa no centro do sistema. Essas linhas são ativadas quando a linha normal de defesa é atingida por stressores.
Newman considera a enfermagem como ciência humana que cuida do homem, promovendo sua adaptação ao "continuum" "saúde-doença". Ela caracteriza a saúde como expansão da consciência de cada pessoa e a doença como manifestação do padrão do indivíduo como ente dinâmico que se mo- ve ao longo do ciclo vital.
O que explica a Teoria dos Sistemas de enfermagem?
A Teoria dos Sistemas de Enfermagem sugere que a enfermagem é uma ação humana, pois estes são sistemas de ação concebidos e produzidos por enfermeiros através do exercício da sua prática com pessoas que apresentam limitações de autocuidado (Tomey & Alligood, 2002).
Dos quatro artigos encontrados, cada um trazia uma teoria de enfermagem diferente, que foram a Teoria do Cuidado Humano e do Cuidado Transpessoal de Jean Watson, Teoria da Maré de Phil Barker, Teoria da Enfermagem Humanística de Hildegard Peplau e Teoria do "Tornar-se Humano".
A teoria Holística foi desenvolvida por Myra Estrin Levine, em 1967, com o objetivo de direcionar o cuidado de enfermagem a par- tir da compreensão do paciente como um ser complexo, dinâmico e em constante interação com um ambiente que também sofre altera- ções.
O Processo de Enfermagem e a Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Um dos maiores legados de Wanda Horta foi a criação da Teoria das Necessidades Humanas Básicas, uma das primeiras teorias de enfermagem desenvolvidas no Brasil.
LEININGER (1978) afirma que sua teoria está embasada na crença de que as práticas do cuidado transcultural da enfermagem devem ser derivadas de estu- do criterioso de crenças, valores e comportamentos de cuidado de diversos gru- pos culturais.
A teoria geral de sistemas (também conhecida pela sigla, T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.
A Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta apoia-se em leis gerais como a do equilíbrio (homeostase ou homeodinâmica), da adaptação e do holismo, sendo que está relacionada a de Orem, no que se refere a prática do autocuidado, visto que ambas tra- balham a busca pela autonomia dos sujeitos no processo do ...
A hipótese básica da teoria de Woodward é que as empresas que mais se aproximam da estrutura adequada para suas tecnologias, deveriam ser as de maior sucesso.
A metodologia do Modelo de Adaptação de Roy baseia-se na aplicabilidade do processo de enfermagem, facilitando aos enfermeiros a coleta de dados, estabelecimento de objetivos e diagnósticos de enfermagem, a determinação de intervenções de enfermagem e a posterior avaliação do processo.
c) Para Enrico Tulio Liebman (teoria eclética), o direito de ação tem dois aspectos, o direito de demanda ou de acesso ou petição (incondicionado) e o direito de ação propriamente dito, que exige o preenchimento de condições a viabilizar o julgamento efetivo da pretensão deduzida.
"Olha, a longo prazo, vamos ver. Mas eu sei que, com certeza, ela está sob o disfarce de obter poder, como vemos ao longo da temporada, ela quer obter mais poder, mas no fim do dia, isso é apenas a necessidade dela ter segurança", comenta.
A teoria de Virginia Henderson insere·se na linha das necessidades humanas básicas, cujo foco principal é o cuidado para como o individuo baseado nos quatorze componentes de cuidados básicos de enfermagem, os quais dao é teoria uma macrovisao ou visao totalitária sobre o individuo, ou seja, Henderson utiliza·se da ...
A Teoria Geral dos Sistemas foi desenvolvida por Ludwig Bertalanffy desde a década de 30, buscando desenvolver leis que explicassem o funcionamento de sistemas gerais, independentes de sua natureza.
O modelo sistêmico explica os processos de adoecimento de uma forma “orgânica”, articulando todas as dimensões dos indivíduos, desde as biológicas (ligadas ao organismo humano e suas funções) passando por aquelas ligadas à vida dos indivíduos e à família, até as mais gerais vinculadas à estrutura da sociedade.
A visão sistêmica nada mais é do que a capacidade de enxergar e compreender o todo, analisando cada agente e situações que o formam. Para entender melhor o conceito, imagine, por exemplo, uma grande empresa.
A teoria do autocuidado de Orem, engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.
A teoria, em sua essência, busca trabalhar o relacionamento interpessoal entre enfermeiro/cliente como forma para se chegar à resolução dos problemas que afetam o cliente, família, comunidade ou sociedade.
Para ela, “Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”. “Gente que cuida de gente.”
A teoria do alcance de metas de King trás em sua essência a interação entre os indivíduos que participam das decisões que podem ter influência em sua vida e nesse contexto cabe ao profissional de saúde o papel de guiar esse percurso, interatuando, e servindo de modelo na medida em que ele também é influenciado pelas ...
A Teoria Geral de Enfermagem de Orem é formada por três construtos teóricos inter-relacionados: a Teoria do Autocuidado, a Teoria do Déficit de Autocuidado e a Teoria dos Sistemas.
Assim, destaca-se que o modelo teórico de Roy considera o cuidado de enfermagem como uma interação constante com o meio, enfocando a necessidade de transformar os problemas de adaptação dos clientes em indicadores positivos.