A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV TUPI de São Paulo. Sua Vida Me Pertence, escrita e dirigida por Walter Foster, estreou em 21 de Dezembro de 1951 e permaneceu até 15 de Fevereiro de 1952, com cerca de 15 capítulos apresentados ao vivo duas vezes por semana.
A primeira telenovela diária da TV Globo foi Ilusões Perdidas, que estreou no mesmo dia que a emissora, é considerada como sendo das dez horas, ainda que tenha sido exibida inicialmente em outra faixa horária.
Mas de 5/6/1968 a 4/7/1969, o público acompanhou a mais longa novela da TV Globo, com 341 capítulos. Trata-se de A Grande Mentira, folhetim de Hedy Maia, com direção de Fábio Sabag e Marlos Andreucci, e cujo elenco era encabeçado por Cláudio Marzo, Míriam Pérsia e Neuza Amaral.
O FIM CHEGOU! DEUS VAI TOCAR NELE HOJE E ELE NÃO VAI SUPORTAR? PR. REGINALDO ROLIN
Qual foi a primeira novela a passar na televisão?
A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV Tupi de São Paulo, Sua Vida Me Pertence, escrita e dirigida por Walter Forster, estreou em 21 de dezembro de 1951 e permaneceu em exibição até 15 de fevereiro de 1952, tendo cerca de 15 capítulos, exibidos às 20 horas e duas vezes por semana, apresentadas ao vivo.
A obra foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, transmitida originalmente de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, no horário “das oito” na Rede Globo. Foi a novela com maior audiência da história da televisão brasileira, atingindo 74 pontos no IBOPE.
Fevereiro de 1952. Ia ao ar o último capítulo da primeira novela a ser exibida na TV, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Estamos falando de “Sua Vida Me Pertence”, que foi transmitida ao vivo, no horário das 20h, pela extinta TV Tupi.
A novela 'Roque Santeiro', de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, exibida em 1985, foi a mais vista da Rede Globo, ela atingiu 67 pontos no Ibope, segundo o Canal 1. ...
'Tieta', de Aguinaldo Silva, exibida em 1989, foi a 2ª mais vista com 63 pontos.
A novela mais curta foi 'Marina', exibida pela Rede Globo em 15 capítulos entre agosto e setembro de 1965. Foi a segunda novela (a primeira do início ao fim, portanto) que a Globo exibiu às 22h.
Qual foi a novela brasileira mais vendida no mundo?
Escrava Isaura fez história! Baseada no romance homônimo de Bernardo Guimarães, a trama protagonizada por Lucélia Santos, exibida entre 1976 e 1977, reinou absoluta no século 20 como a novela brasileira mais vendida no exterior.
Com apenas 15 capítulos, "Sua Vida Me Pertence" era transmitida pela TV Tupi, emissora extinta em julho de 1980, nas noites de terça e quinta-feira, sempre às 8 da noite. Ou seja, aquele costume de ver novela mais tarde não é de hoje. Como a transmissão era ao vivo, os capítulos tinham de 15 a 20 minutos, em média.
Tieta é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo de 14 de agosto de 1989 a 30 de março de 1990, com 197 capítulos. Substituindo O Salvador da Pátria e sendo substituída por Rainha da Sucata, foi a 41ª "novela das oito" transmitida pela emissora.
Em 57 anos de história, a Globo produziu e exibiu, ao todo, 321 telenovelas - dado fornecido pelo Memória Globo, já contabilizando as recentes estreias de Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor!.
Qual é a melhor novela da Globo de todos os tempos?
A única unanimidade foi "Vale Tudo", trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, exibida entre 1988 e 1989. A Globo exibe o especial "70 Anos Esta Noite" na noite desta terça-feira (21), dia da estreia de "Sua Vida me Pertence", escrita por Walter Forster, na TV Tupi, em 1951.
Nem Avenida Brasil, nem O Clone: A novela mais vendida do mundo já percorreu quase todo o planeta e chegou a 182 países! Nem Avenida Brasil, nem O Clone: A novela mais vendida do mundo já percorreu quase todo o planeta e chegou a 182 países!
Além de A Grande Mentira: As outras novelas mais longas da TV Globo. Com seus 341 capítulos, A Grande Mentira é, com uma vantagem bem ampla, a novela mais longa da história da TV Globo.
Qual foi a primeira novela a ser exportada pelo Brasil?
Nos anos 70, a TV Globo abriu o mercado de exportação de telenovelas e vendeu a trama “O Bem Amado”, de Dias Gomes, para uma emissora uruguaiana. Foi a primeira novela brasileira finalizada a chegar em território estrangeiro, até então as emissoras só comercializavam textos.