A primeira oração explícita é feita por Melquisedec, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, ao apresentar e abençoar a oferta do pão e do vinho a Abrão, dizendo: «Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos a você» (Gn 14,19-20).
(Mateus 2, 11). Na primeira adoração, encontramos o menino Jesus com sua Mãe Maria. Então, podemos perceber que Maria foi escolhida entre todas as mulheres para ser a Mãe de Jesus.
Na Roma Antiga, a adoração foi principalmente um ato de homenagem ou de culto. Às vezes, beijavam-se os pés ou joelhos das imagens dos próprios deuses. Por uma transição natural da homenagem, a princípio destinada a seres divinos, ela passou a ser dedicada aos monarcas.
Quem foi a primeira pessoa a adorar a Deus na Bíblia?
Como é maravilhoso o fato de que a primeira coisa que Noé fez foi adorar! E o sacrifício foi fundamental nessa adoração. Esse foi o primeiro registro dos patriarcas edificando um local de culto, um altar no qual pudessem oferecer seus sacrifícios.
A primeira armadilha da idolatria (e sua própria causa) aparece nos versículos 1- 4. Moisés havia subido ao monte Sinai para receber os mandamentos de Deus a serem transmitidos ao povo de Israel (24.12,18). Ali, permaneceu na presença de Deus por 40 dias (24.18).
Desde o princípio tem sido assim. A primeira família estava dividida adoracionalmente: Adão, Eva e Abel adoravam o Senhor conforme as instruções diretamente recebidas. Caim optou por “formar outra igreja”, dissidiar ou divergir da forma cúltica correta.
Significado da palavra Adoração e sua etimologia bíblica. Latim: adoratio (ad oris, para a boca); gesto reverencial de tocar com a mão direita a pessoa ou objeto sagrado, e cobrir a boca com a mão esquerda.
O teólogo refere-se ao conjunto de princípios de fé, base do cristianismo. A primeira versão originou-se pouco depois da morte de Jesus, possivelmente por volta do ano 50 do século 1.
E além de Maria e José e os pastores, naquele momento começam a chegar os primeiros adoradores do Senhor: estes três homens que se prostram diante do Senhor para reconhecê-Lo. Eu e você precisamos ser adoradores somente do Senhor!
A adoração verdadeira deve ser “em verdade”, e Cristo é a verdade. Tudo que agrada a Deus deve ser em conformidade com Seu Filho, pois pelo Filho o Pai é comprazido (Mateus 3:17; 17:5). Quando mais em conformidade à imagem de Cristo, mais perfeita é a nossa adoração.
Os católicos veneram Maria, porque Deus a escolheu para ser a Mãe de seu Filho, Jesus. Nosso amor e veneração com a Mãe do Filho de Deus encarnado já se encontram mencionados no evangelho, quando ela mesma diz: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lc 1,48.)
Davi é um exemplo claro na Bíblia de um verdadeiro adorador. Ele não era um homem perfeito, mas alguém cujo coração estava sempre disposto a ser quebrantado na presença de Deus.
Quando perguntaram a Jesus qual era o primeiro grande mandamento, Ele respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37). Jesus demonstrou perfeitamente ao longo de Sua vida mortal como amar a Deus, o Pai.
No dicionário, a palavra “adoração” tem o seguinte significado: prestar culto à divindade, por extensão: ter veneração por alguém ou algo; ter grande apreço por; reverenciar. Mas, ao estudar a Palavra de Deus, a adoração ganha um sentido complementar ao do dicionário, porém, muito mais profundo.
Na Bíblia, esta noção aparece com o termo AVODAH - que no hebraico significa tanto trabalho como adoração. Esta palavra reúne as ideias de adoração e de trabalho. Em suas aparições no Antigo Testamento, adorar a Deus e servi-lo se relacionam com as noções de serviço, lida, artesanato e produção.
Algumas formas que eles executavam a adoração era: Ofertas e sacrifícios, feito por todo povo Hebreu/isaraelita, e os serviços relacionados aos cuidados do tabernáculo e templo posteriormente, este realizado somente pela tribo de levi, ou os levitas como eram chamados. Oferta queimada : (Levítico 1, 6:8-13).
A adoração não apenas mostra nosso amor e nossa devoção a Deus, mas também nos dá forças para guardar Seus mandamentos. Por meio da adoração, nosso conhecimento e nossa fidelidade aumentam. Se colocarmos qualquer coisa ou pessoa acima do amor a Deus, estaremos adorando essa coisa ou pessoa.
Qual foi a primeira vez que a palavra adoração aparece na Bíblia?
👇 Ela não foi estabelecida numa adoração no tabernáculo de Moisés, adoração sempre foi o sacrifício, a primeira vez que aparece a palavra adoração na Bíblia quando Abraão está levando Isaac para o sacrifício e eu considero muito isso, existem regras de interpretação da Bíblia, né?
Existem diferentes formas de praticar a adoração: pelo louvor, pela adoração Eucarística, pela missa – no momento da consagração – ou em tempos específicos. Qualquer que seja a forma, trata-se de um ato de amor para com Deus “em espírito e em verdade”: amar e se deixar amar, unir-se e se deixar transformar.
Abraão, o Primeiro Adorador? O primeiro texto na bíblia onde aparece a palavra adorar ou seus derivados é Gênesis 22:5. O texto de Gênesis 22:1-8 descreve a caminhada de Abraão indo sacrificar seu filho Isaque.
Provavelmente foi de Adão e Eva antes da queda. Deus passeava nos campos na brisa da tarde. Porém o que se tem certeza foi de Abel e Caim que ofertaram animais e vegetais em adoração a Deus.
É a forma de relacionamento que o servo tem com o seu senhor, a intimidade que o filho tem com o pai, e a autoridade que o príncipe herda do rei! No livro de Mateus no capítulo 8 exemplifica o tipo de adoração que agrada ao Senhor!
Portanto, segundo Paulo, o padrão da verdadeira adoração a Deus não pode ser o padrão do mundo. Os elementos utilizados na adoração devem ser consagrados e esta consagração, conforme vimos acima, não é determinada pelas minhas escolhas, mas sim pelos princípios divinos, revelados em Sua palavra.