Uma das maiores rivalidades da Fórmula 1 foi entre James Hunt e Niki Lauda, talvez uma das mais emocionantes e famosas da história. Ambos, com estilos de vida e mentalidades distintas, protagonizaram uma luta feroz pelo título mundial de 1976.
Alain Prost, tetracampeão mundial da Fórmula 1, opinou sobre a minissérie Senna, que conta a trajetória de Ayrton Senna no automobilismo. Muito bem recebida pelo público, Prost, que era considerado um dos maiores rivais do piloto brasileiro, criticou a produção.
Qual foi a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt?
A temporada de 1976 foi o palco onde James Hunt e Niki Lauda travaram uma das rivalidades mais intensas da história da Fórmula 1. Lauda, já campeão de F1 em 1975, era conhecido por sua abordagem meticulosa e racional para a corrida, enquanto Hunt representava um estilo mais audacioso e impetuoso.
Qual foi o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos?
Ayrton Senna marcou época na McLaren [IconSport] Ayrton Senna, um ícone imortal do automobilismo, foi eleito o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos em uma pesquisa realizada pela renomada revista britânica Autosport em 2009.
De lá, partiu para o hospital entre a vida e a morte. Com o resultado, James Hunt conquistou o título com uma virada improvável no fim. O inglês da McLaren encerrou a temporada de 1976 da Fórmula 1 com 69 pontos, contra 68 pontos de Niki Lauda.
As várias imagens do acidente infernal de Niki Lauda em Nürburgring, no GP da Alemanha de 76, mostram que Guy Edwards, Brett Lunger, Harald Ertl e Arturo Merzario foram os primeiros a socorrer Niki Lauda — depois auxiliados de alguma forma por Emerson Fittipaldi e John Watson.
O ano de 1976 sempre será lembrado pelos amantes da Fórmula 1 como um dos mais emocionantes da história do esporte. Dois pilotos dividiram os holofotes - o inglês James Hunt e o austríaco Niki Lauda -, e a liderança do campeonato foi disputada ponto a ponto.
A história da Lamborghini: da rivalidade com a Ferrari aos supercarros de luxo. A Lamborghini é uma das marcas mais famosas e desejadas de automóveis superesportivos de luxo do mundo.
Hoje recordamos um dos momentos mais icónicos do desporto automóvel: a surpreendente vitória dos Ford GT40 nas 24 Horas de Le Mans de 1966 contra a «toda poderosa» Ferrari. Há momentos na história em que a realidade supera a ficção.
Mario Sérgio de Carvalho (kart) O primeiro grande rival de Ayrton Senna apareceu ainda em São Paulo nos tempos de kart. Mario Sérgio de Carvalho era quem mais brigava com o tricampeão da Fórmula 1 por títulos. A rivalidade nas pistas era tão grande que os dois não se falavam após as corridas.
Conhecido no mundo da Fórmula 1 por sua descontração, Berger era, além de vizinho e companheiro de equipe, amigo íntimo de Senna. Ele conta que, longe da imprensa, o brasileiro tirava a "máscara" de homem sério e se revelava um brincalhão. "Ele passava a imagem de um cara extremamente dedicado e sério.
"Sem dúvida Schumy é o melhor piloto de todos os tempos. Quem duvidar, que ganhe seis títulos." "Ayrton Senna do Brasil, o maior piloto de Fórmula-1 de todos os tempos!" "É incontestável que ele é o melhor piloto da atualidade, mas é contestável se é o melhor piloto de todos os tempos, cada qual no seu tempo.
De família rica mas sem apoio, o austríaco Niki Lauda correu atrás do sonho de ser piloto e se tornou uma referência na Fórmula 1. Nascido no dia 22 de fevereiro de 1949, em Viena, Andreas Nikolaus Lauda começou a competir aos 19 anos e não se abateu nem mesmo quando sofreu um grave acidente nas pistas.
Relembre o episódio! Naquele ano, no dia 1º de agosto, era disputado o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula Um, no circuito Nordschleife de Nurburgring — conhecido também como 'Inferno Verde'. A data ficou marcada pelo grave acidente envolvendo Niki Lauda, que praticamente nasceu de novo.
Dois pilotos que vinham logo atrás, Brett Lunger e Harald Ertl, não conseguiram desviar e bateram nos destroços da Ferrari. Lauda ficou por quase 1 minuto dentro do cockpit em chamas.
A discussão sobre o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos talvez nunca tenha fim. Mas, para o homem mais influente do esporte, este posto tem dono: Ayrton Senna.
Em primeiro lugar da lista está Carlos Sainz (Jr), piloto espanhol da Ferrari e filho de Carlos Sainz, bicampeão mundial de ralis. Sua pontuação é de 338 pontos na F1 na temporada 2022-2023.
Como está Schumacher? Segundo a versão oficial da família, atualmente o ex-piloto está consciente e se recupera de forma gradativa. Ele descansa em sua casa em Lake, na Suíça, onde foi levado nove meses depois do acidente. Apenas alguns familiares e amigos íntimos são autorizados a visitá-lo.
FÓRMULA 1 AFIRMA: SENNA É O PILOTO MAIS RÁPIDO DE TODOS OS TEMPOS. Segundo a própria Formula 1, não tem para ninguém: Senna é, sem dúvida, o piloto mais rápido da categoria. E isso é em todos os tempos.