exu cobra 24 cm Guardião Cobra O Guardião Cobra é uma entidade pouco conhecida, trabalha sob as ordens do Exú das Matas, portanto, é um Exú trabalhador e chefe de bando. O Exú Cobra tem sua atuação nas matas, cemitérios, desertos, vales, montanhas, locais abandonados, rios, mares, lagos, campos, pedreiras, ...
Exu por natureza é considerado o senhor dos caminhos, falar de Exu Cobra é falar de um Exu com força animal, no caso: a cobra, portanto, um Exu com caminhos neste mistério.
Oxumarê, dentro do candomblé, se divide em duas qualidades: Oxumarê macho, representado pelo arco-íris; Oxumarê fêmea, chamado de Frecuém e representado pela serpente.
Exu Cobra é uma figura intrigante e cheia de mistérios dentro das tradições afro-brasileiras. Associado à sabedoria e à astúcia, ele carrega a força e a simbologia da cobra, um animal que representa transformação, renovação e estratégia.
🔴ESPECIAL EXU COBRA🐍BATE PAPO SOBRE ESSE SILENCIOSO EXU. @VozesdeUmbanda
Qual pomba gira tem cobra?
Pomba Gira Cobra 20Cm. Pomba Gira Cobra é conhecida por sua astúcia e poder transformador. Invocada para proteção e renovação espiritual, ela ajuda a superar obstáculos e transformar situações adversas.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Convocando o orixá para uma audiência em seus palácios, Xangô utilizou da força de seus soldados para transformar Oxumarê em prisioneiro. Ao perceber a trama na qual tinha caído, a bela divindade chamou pela ajuda de Olorum. Atendendo a seu pedido, Olorum transformou Oxumarê em uma temível cobra.
Ao se manifestar, ele encontra-se sempre agachado, aparentando ter uma certa dificuldade para se levantar. No entanto, é totalmente ao contrário, pois ele se move com muita agilidade.
O Exu Sapo é um espírito oriundo das matas (makaya) e pertence ao povo da fauna, assim como outros exus que têm nomes de animais. Este é um ser do lodo e das águas, e graças à sua versatilidade de movimento, ele também é capaz de transitar por outros reinos.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Na prática religiosa, a cobra coral é muitas vezes invocada para oferecer proteção espiritual contra influências negativas. Sua presença é vista como uma guarda contra energias maléficas e como um guardião espiritual que pode afastar o mal e promover a harmonia.
Contudo, além desses sentidos dualistas, as serpentes também possuem significados associados com a fertilidade, a fecundidade, a sexualidade, o tempo, a natureza, a magia, a alquimia, a astrologia, nobreza, a proteção etc. (OLIVEIRA, 2020a; OLIVEIRA, 2020b).
Exu Cobra é uma entidade das religiões afro-brasileiras, especialmente na umbanda. Associado à transformação, proteção e ao poder das serpentes, ele simboliza conhecimento oculto e renovação. Exu Cobra atua como guardião de caminhos e encruzilhadas, ajudando a superar obstáculos e trazendo clareza.
Geralmente um exu mais silencioso, mas de movimentos rápidos. Importante ressaltar que manifestações mediunicas que o filho de santo rasteja no chão, e produz sons animalescos, devem ser analisadas com cuidado e atenção pelo dirigente. Salve Seu Exu Cobra !
O que o Exu 7 Encruzilhadas faz na vida da pessoa?
Nos cultos de Umbanda e Candomblé, ele é invocado para auxiliar nas tomadas de decisão, protegendo aqueles que se encontram em momentos de crise ou incerteza. Ele também pode atuar como um guia espiritual, orientando as pessoas que buscam clareza e equilíbrio.
Ainda de acordo com a tradição, Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
Sua ligação com a serpente coral pode simbolizar sabedoria, cura e transformação, além de sua capacidade de lidar com situações venenosas ou perigosas. Em muitas práticas espirituais, ele é invocado para ajudar na cura física, emocional e espiritual, e para fornecer orientação e força em momentos de dificuldade.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.
Os filhos de Exu costumam ser vistos como pessoas inteligentes, sensuais e capazes de se adaptar a situações adversas. Também são atribuídas outras características, como a de serem pessoas competitivas e subversivas.