– Os sintomas de encefalite variam, mas podem incluir doenças semelhantes à gripe ou dor de cabeça, sonolência, comportamento incomum, incapacidade de falar ou controlar os movimentos, manifestações psiquiátricas, problemas de memória e convulsões.
Encefalite é a infecção no sistema nervoso central que provoca inflamação do cérebro, podendo ser desencadeada por vírus, fungos, bactérias, neoplasias ou reação autoimune do corpo. Quando algum microorganismo agride diretamente o tecido cerebral, é uma encefalite por invasão direta.
Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.
Quais são os sintomas de uma infecção bacteriana no cérebro?
Bactérias no cérebro são uma condição rara, mas potencialmente grave, conhecida como meningite bacteriana. A meningite bacteriana é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada por uma infecção bacteriana.
A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo. É muito importante no estudo de diversas patologias (doenças), como por exemplo na trombose cerebral, aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos (cancro), alterações neurológicas, entre outras.
Ela pode ser episódica, sendo esporádica, ou crônica, ou seja, é uma dor de cabeça constante e contínua. No geral, ela é considerada muito comum: varia entre entre 30% e 78%, segundo a Sociedade Internacional de Cefaleia.
Às vezes, uma infecção no cérebro, uma vacina, câncer ou outro distúrbio desencadeia uma reação imune enganosa, fazendo o sistema imunológico atacar células normais no cérebro (uma reação autoimune). Em consequência, o cérebro fica inflamado.
Para pacientes que desenvolvem inflamação cerebral crônica ou recorrente, o metotrexato pode ser útil como agente poupador ou substituto de corticosteroides. Atualmente, o albendazol é a medicação de escolha para o tratamento de pacientes sintomáticos que apresentam múltiplos cistos viáveis no parênquima cerebral.
Testes sorológicos pareados de líquido cefalorraquidiano e sangue na fase aguda e de convalescença devem ser realizados após algumas semanas; estes podem detectar aumento nos títulos de vírus específicos para determinadas infecções virais.
O tratamento deve fornecer suporte médico (repouso, nutrição e fluidos) de modo a ajudar o organismo a combater a infeção e a aliviar os sintomas. Os medicamentos podem incluir antivirais, antibióticos, anticonvulsivantes, corticoides (para reduzir o inchaço cerebral), sedativos, analgésicos e antipiréticos.
Os sintomas principais são dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência. Podem haver paralisias de metade do corpo e convulsão. O tratamento dependerá da doença de base. O edema cerebral pode levar a um quadro de hipertensão intracraniana.
No momento da consulta, o neurologista realiza o exame neurológico, ou seja, examina o paciente procurando alterações na pele e músculos. O especialista também testa seus reflexos nervosos, avaliando a postura e a marcha para checar se há algum problema que afete a capacidade de equilíbrio da pessoa.
Para que serve a tomografia do crânio? O objetivo da tomografia computadorizada do crânio é investigar as regiões da cabeça, pescoço, orelhas, mandíbulas e ossos da face, para que uma possível alteração neurológica ou outra patologia possa ser detectada.
Eletroencefalografia. A eletroencefalografia (EEG) é um procedimento simples e indolor, no qual a atividade elétrica do cérebro é registrada como padrões de ondas, impresso em papel e/ou registrado em um computador. EEG pode ajudar a identificar o seguinte: Transtornos convulsivos.
Alterações do estado mental: Confusão, desorientação, alteração do nível de consciência que pode evoluir para coma. Convulsões: Frequentes e podem ser focais ou generalizadas.
A Naegleria fowleri, também conhecida como “ameba comedora de cérebro”, está presente no mundo todo. Nos Estados Unidos, a maioria das infecções ocorreu em estados sulistas após exposição a água doce morna de lagos e rios no verão.
Quais são os sintomas da inflamação das veias do cérebro?
Trombose venosa cerebral (TVC) é uma doença causada pela formação de coágulos ou trombos nas veias do cérebro. A presença desses trombos dificulta a saída de sangue do cérebro e leva ao aumento da pressão intracraniana, com risco de isquemias, sangramentos, danos à visão e outras consequências graves.