As raízes do movimento comunal encontram-se nas aspirações dos burgueses das cidades que queriam liberdade, segurança, isenção de impostos feudais e justiça própria; estas exigências resultavam do desenvolvimento comercial, que era afectado pela rigidez das estruturas feudais.
O termo comuna designou em Portugal da Idade Média os grupos de muçulmanos e judeus que viviam à parte do resto da população, em alfamas (ou mourarias) e judiarias e em bairros diferenciados das cidades quando fossem em número superior a dez.
Ela proclamou uma república trabalhista na França, colocando os operários no poder por 72 dias. Cidades como Paris, Toulouse, Lion e Marselha estiveram envolvidas na comuna. Pautada na autogestão e na coletividade, a comuna defendeu ideais de igualdade, buscando a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.
Assim, as comunas expressam determinadas formas de produção e reprodução de vida social, caracterizada pelo principio de liberdade. Para esse fim, compreendemos as comunas como cidades que se emanciparam do jugo feudal e ganharam as liberdades políticas.
A palavra comuna, na Idade Média, é a designação para a cidade que se tornava emancipada pela obtenção de carta de autonomia fornecida pelo rei. Atualmente, na França, o termo se refere à menor subdivisão administrativa do território.
Além disso, as cidades medievais eram centros de comércio e atividade econômica. Feiras e mercados eram realizados regularmente, atraindo comerciantes de diferentes regiões. A vida nas cidades era agitada, com muitas pessoas envolvidas em atividades comerciais, artesanais e administrativas.
Quais foram as principais medidas estabelecidas pela Comuna?
Em semanas, a Comuna de Paris introduziu reformas sociais e políticas radicais, as dez principais foram: 1. O trabalho noturno foi extinto; 2. Oficinas que estavam fechadas foram reabertas para que cooperativas fossem instaladas; 3. Residências vazias foram desapropriadas e reocupadas; 4.
A Comuna de Paris, eclodida em 18 de março de 1871, foi uma das mais importantes insurreições populares do século XIX. A capital francesa foi evacuada assim que as massas populares a tomaram.
Quais eram os principais objetivos da Comuna de Paris?
Os principais ideais defendidos pela Comuna giravam em torno da melhoria das condições de vida e trabalho das classes operárias e dos trabalhadores de baixa renda, entre eles: ensino gratuito e universal; autogestão das fábricas geridas pelos operários; instituição do salário mínimo para os trabalhadores; separação ...
Muitos os traços culturais que distinguem os tipos e formas de utilização pública da terra e bens naturais no Brasil. Dentre eles estão as chamadas “terra de uso comum” ou “terras comunais”, áreas utilizadas comunalmente por diversos propritários individuais independentes.
Essa reação contra os poderes arbitrários que os senhores laicos ou religiosos exerciam nas cidades ganhou força com o movimento comunal. A comuna era uma associação; uma “conjuração” que residia no juramento mútuo que seus membros prestavam.
A Comuna de Paris, se manteve no poder por 72 dias, de 18 de março a 28 de maio de 1871. Como vimos, a burguesia liberal-monarquista, encabeçada por Thiers, tentou desde o início quebrar o primeiro governo operário da história.
A primeira história, da qual eclodiu a criação desse dia: em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em incêndio de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, teria sido causado pelo proprietário da fábrica: repressão exagerada às greves das operárias.
Quais foram as principais causas que levaram à revolta da Comuna de Paris em 1871?
A Guerra Franco-Prussiana foi determinante para a eclosão da Comuna de Paris. Havia uma revolta dos proletários contra a desigualdade na França, e a derrota para os prussianos gerou uma rebelião que desencadeou a formação da comuna.
No dia 21 de maio, as tropas de Versalhes invadiram Paris, dando início à semana sangrenta, na qual foram mortos 20 mil partidários da Comuna, além de mulheres e crianças. Nas semanas seguintes, 38 mil rebeldes foram presos e 7.500 deportados. A Comuna de Paris durou 72 dias, foi a primeira forma de poder operário.
Bolonha tinha sem dúvida entre 60.000 e 70.000 habitantes, Milão, 75.000. Só Florença e Veneza atingiam e, talvez, ultrapassavam 100.000 habitantes; e a maior cidade incontestavelmente Paris, pois foi demonstrado que ela continha, sem dúvida, 200.000 habitantes por volta do ano 1300 |2|.
Por que ocorriam conflitos entre os habitantes das cidades e os senhores feudais?
Com o excesso de trabalho e desejosos por sair dos feudos e mudar de vida nas cidades, os servos de revoltaram contra os seus senhores, encerrando um período de mais de um milênio de obrigações e apego à terra.
As cartas de franquia são acordos legais que permitem a uma pessoa ou empresa operar uma unidade de negócio de uma marca já estabelecida. Essas cartas fornecem aos franqueados o direito de usar a marca, o know-how e o suporte do franqueador em troca de taxas e royalties.