17- Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele. Irmãos, segundo a profecia bíblica, Israel é o filho primogênito do Senhor Deus, e as mulheres representam as leis.
Quais eram os direitos de filho mais velho na Bíblia?
O primogênito que tinha o direito à herança era o filho da esposa legal. Isso é atestado nos documentos de Nuzi, em que o primogênito tinha o direito ao dobro da herança dos irmãos, confirmado como lei, depois, na Torá.
Terá de reconhecer os direitos do filho mais velho, da esposa não amada, dando-lhe porção dobrada. Ele é o primeiro filho do vigor de seu pai, e os direitos do filho mais velho lhe pertencem.”
Primogenitura é a tradição comum de herança de toda a riqueza, estado ou função dos pais pelo primeiro filho; ou, na falta de uma criança, por parentes próximos, de forma a manter o status da linhagem familiar. Entre irmãos, o filho de um irmão mais velho falecido tem prioridade sobre um irmão mais novo.
Nos termos do Código Civil, todos os herdeiros necessários – filhos, cônjuges e ascendentes – possuem os mesmos direitos sobre o patrimônio do falecido. Essa igualdade é um reflexo dos princípios constitucionais, que garantem o tratamento isonômico a todos os filhos, seja biológico, adotivo ou socioafetivo.
Isso inclui o direito à educação, saúde e proteção contra qualquer forma de violência ou abuso. Além disso, mesmo sendo maior de idade, o filho pode ter direito a pensão alimentícia em casos específicos, como durante a sua formação acadêmica.
A viúva tem direito a 75% dos bens do falecido apenas em um caso específico: quando o regime de bens do casamento for o da comunhão universal de bens. No regime da comunhão universal de bens, todos os bens adquiridos pelos cônjuges, mesmo antes do casamento, são considerados bens comuns do casal.
Nesse sentido, Rubem deveria ser o primogênito, mas perdeu o direito porque cometeu incesto. Judá e José foram os que mais agradaram a Deus e a Jacó, tiveram as melhores bênçãos.
Um filho que possuía a primogenitura herdava não apenas as terras e as possessões do pai, mas também a posição do pai como líder espiritual da família e a “autoridade para presidir” (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Birthright”).
Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.
O que significa o filho mais velho da parábola do filho pródigo?
O filho mais velho, por sua vez, representa o mundo daqueles que, aparentemente, vivem na casa do Pai, mas sua vivência não tem origem no amor. O filho mais velho obedecia ao pai não por amor, mas porque não tinha a "coragem" necessária para reivindicar sua parte na herança.
Êxodo 13 relata o que o Senhor disse a esses primogênitos que, a partir daquela época, em certo sentido, viviam num tempo “emprestado” porque não poderiam ter salvado a si mesmos. Somente por meio do sangue, eles foram poupados da morte.
Por ter nascido primeiro e ser o mais velho. Naquela época, o primogênito do sexo masculino era importante porque acreditava-se que ele representava a essência da força e vitalidade humana (Gênesis 49: 3; Salmo 78:51). Como resultado, o filho primogênito tornava-se o herdeiro principal da família.
Ele tratou a primogenitura como se fosse algo que não tivesse valor algum. Essa atitude de desprezo trouxe muitos problemas para Esaú, pois era uma bênção que lhe foi concedida pelo próprio Deus. Ele não estava desprezando apenas a bênção, mas também o próprio Deus que lhe concedeu esse direito.
Herança: A lei mosaica, que dizia respeito à sucessão das terras, não era de forma alguma complicada. A propriedade do pai era igualmente repartida entre os filhos, à exceção do mais velho que tinha uma dobrada porção (Dt 21: 17 ).
O que era o direito de filho mais velho na Bíblia?
direito de primogenitura” (Gn 25:34b) dos filhos de Jacó? Na cultura da época, significava o direito do filho mais velho em ter a benção do pai, como também sua herança e o nome da família.
Naquele dia antes de retornar, furioso com a morte de Abraão, Esaú cometeu cinco pecados; ele estuprou uma jovem noiva, cometeu assassinato (Ninrode), negou a Deus, negou a ressurreição dos mortos e rejeitou seu direito de progenitura.
Qual a diferença entre um unigénito e um primogênito?
Ele também é o primogénito entre muitos irmãos, (Romanos 8:29), tornando-se, assim, o ponto culminante da graça de Deus ao redimir a humanidade da condenação. O Filho unigénito, (único em espécie), é o primeiro-nascido, (protótipo), e o cabeça do corpo, que é a Igreja do Primogénito, (Hebreus 12:23).
Por que o filho mais velho sofre mais do que os outros irmãos e irmãs?
O seu filho mais velho, provavelmente, terá mais em comum com outros primogênitos do que com os seus próprios irmãos e irmãs. Por terem tido tanto controle e atenção dos pais, eles têm uma tendência a serem excessivamente responsáveis, de confiança, bem-comportados, cuidadosos e serem a versão menor dos próprios pais.
Amnon, primogênito do Rei Davi é um menino carinhoso, mas alguns acontecimentos com relação ao seu irmão Quileabe e seu pai vão deixar o clima tenso entre eles. Amnon tem personalidade forte, marcante, sabe o que quer e como quer", disse ele.
Quando há tanto patrimônio individual quanto comum, o primeiro deve ser dividido igualmente entre a viúva e os filhos e o segundo será partilhado de forma que a viuvá receba metade e o restante pertencerá aos filhos.
Isto porque devido à chamada meação, o viúvo ou viúva já tem direito a metade dos bens comuns. A medida está prevista no Projeto de Lei 1878/11, da deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).