Lia foi mãe de sete dos filhos de Jacó: seis filhos homens, Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar e, Zebulom (seis das Doze Tribos de Israel), e uma filha, Diná.
Qual era o nome da única filha de Lia, esposa de Jacó?
Diná (em hebraico: דִּינָה, hebraico moderno: Dina, hebraico tiberiano: Dînā; "Julgado, vindicado"), de acordo com a Bíblia hebraica, era a filha de Jacó, o patriarca do povo de Israel, e Lia, sua primeira esposa.
Siquém perdeu a cabeça e violentou Diná, filha de Jacó, durante uma comemoração. Ainda apaixonado, ele conseguiu negociar um acordo com o patriarca e se casar com a moça.
Lia se desespera ao descobrir que Diná foi prometida em casamento e levada por Siquém. Nos braços de Israel, a mãe lamenta: “Eu perdi minha única filha” Reveja o capítulo de #Gênesis na íntegra quando quiser em PlayPlus.com.
O que acontece com Lia e Raquel? Enquanto Jacó parte para o Egito para encontrar José e viver até aos 147 anos, Lia (Ingra Lyberato) continua ligada aos sete filhos que teve com Jacó, até sua morte, antes do marido.
A HISTÓRIA DE LIA NA BÍBLIA, A PRIMEIRA ESPOSA DE JACÓ
Qual era a deficiência de Lia na Bíblia?
Lia, a filha mais velha, porém, “tinha olhos baços” (Gn 29:17). Literalmente, “olhos caídos”, “sem brilho” ou “fracos”. Alguns têm assumido que sua visão era deficiente. A passagem, contudo, não diz que Lia tinha olhos deficientes, mas Raquel podia ver bem.
- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.
Lia foi mãe de sete dos filhos de Jacó: seis filhos homens, Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar e, Zebulom (seis das Doze Tribos de Israel), e uma filha, Diná.
1 E saiu Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, para ver as filhas da terra. 2 E Siquém, filho de Hamor, o heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e desonrou-a.
A última parte de Gênesis 33 conta que Jacó se estabeleceu por um tempo numa região chamada Siquém. Gênesis 34 conta a história de como um homem chamado Siquém forçou Diná, filha de Jacó, a ter relações sexuais com ele.
Azenate foi filha de Potífera e esposa de Zafenate-Paneia (José). Pouco se sabe sobre essa mulher, mas ela não passou despercebida por aqui 😊 ✨Salva esse post pra sempre ler quando precisar.
Você as verá transformadas em glória, em gozo e louvor ao Senhor. Gênesis 29:31 nos diz que "... Lia era desprezada." Ela sofria porque tinha um pai enganador e sem princípios, tinha uma irmã que a desprezava e um marido que não a amava.
Por isso deram a ele o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos.
Diná era filha de Jacó e Lia, e sua história está relatada na bíblia, no capítulo trinta e quatro do livro de Gênesis, cuja autoria é atribuída pela tradição ao profeta Moisés.
Mencionada na Bíblia, a mandrágora é uma planta que sempre teve conotações religiosas, sagradas ou mágicas. Para os cristãos ela era um símbolo da Fé, dado que a raiz representava Cristo e as suas flores o Espírito Santo.
Depois de vários anos de serviço prestado por Jacó, Labão não consegue mais prendê-lo sob suas rédeas. Em sua última atitude contra o sobrinho, ele tenta enganá-lo mais uma vez, mas sem sucesso. Durante os últimos anos, Jacó consegue mudar de vida e fica muito rico, aumentando ainda mais a inveja de Labão.
Era uma história marcada pela falta de amor, desprezo, e qualquer demonstração de afeto; em determinado momento, eu questionei minha mãe: “Por que Jacó não amava Lia?” e a resposta foi: “Deus tinha um próposito maior na vida dela”.
Quando o SENHOR viu que Lia não era amada, permitiu que ela tivesse filhos; Raquel, porém, era estéril. Lia engravidou e deu à luz um filho. Chamou-o de Rúben, pois disse: “O SENHOR viu minha infelicidade, e agora meu marido me amará”. Pouco tempo depois, Lia engravidou novamente e deu à luz outro filho.
O que são olhos tenros no hebraico? Podem indicar tanto suavidade e delicadeza quanto inocência ou falta de força. Então, na situação de Lia e Raquel, talvez o olhar de Lia não fosse tão marcante quanto o da irmã.