Saulo era membro da seita dos fariseus, ou seja, vivia à risca todos os preceitos da religião. Foi educado como discípulo de Gamaliel, um rabino influente e de renome. Além da Torah, Saulo estudou a lei oral, um conjunto de tradições que regulava todas as atividades da vida cotidiana.
Paulo se preparava para ser um rabino na mais ortodoxa das seitas judaicas. No fim de seus estudos, Paulo retornava a Tarso. Nessa época, ocorreram os grandes eventos do cristianismo. Desde 26 D.C, Jesus anunciava o Evangelho, entre 28 e 30 D.C, a morte e a ressurreição de Cristo.
Por considerar essa religião uma traição ao Judaísmo, perseguia os seguidores de Cristo, porque, eles tinham abandonado a Lei Mosaica para seguir um tal de Jesus, sobre o qual um monte de fanáticos cristãos pregavam e diziam que havia ressuscitado dos mortos.
Saulo tinha a convicção de que seu papel era destruir a fé cristã, matando e prendendo os seguidores de Jesus. Ele acreditava piamente que, com esse comportamento, estava agradando a Deus.
Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos. Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor.
SANTA LÍDIA – DISCÍPULA DE S. PAULO – 3 de Agosto. Sua casa foi a primeira igreja fundada na Europa por São Paulo. Quando o Apóstolo pôs os pés em Filipos, Macedônia, encontrou hospitalidade na casa de Lídia, comerciante de púrpura, recém-convertida ao Evangelho com toda a família.
Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).
Paulo de Tarso foi por muito tempo perseguidor de Cristo e de seus seguidores. Matava cristãos impiedosamente, fossem eles, crianças, mulheres ou idosos. Até o dia em que Cristo cruzou seu caminho e ele soube o que era amor.
Ele se sobressaiu durante o concílio de Jerusalém (At 15). Paulo não conheceu Jesus pessoalmente, ele prega o Cristo ressuscitado, e o prega nos pequenos grupos que ele ia organizando. Paulo encontrou acolhida em muitas casas das famílias.
Sua exposição sobre a teologia de Paulo fundamentada em “Deus” é descrita nos subtemas: a natureza de Deus, a salvação realizada por Deus pelo homem, revelação de Deus, a punição e Deus, a justiça e o julgamento divino, Deus atuando na resposta humana e Deus como o centro da vida (MORRIS, 1970, p.
Como o Estado possui uma grande população, são praticadas diversas religiões, as principais são: católicos 70,31%, evangélicos 17,04%, sem religião 7,28%, espíritas 2,10%, budistas 0,39%, umbandistas 0,21% e judeus 0,11%.
Paulo respirava evangelho. Era um apaixonado pela mensagem de Jesus. Importante estratégia de Paulo foi ir aonde o povo está, nas grandes cidades do seu tempo. As maiores ficavam junto às principais vias comercias, marítimas ou terrestres.
Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e ideias do judaísmo rabínico.
Atos 5, 34; 22, 3), além do próprio Paulo que dizia ser um fariseu, mesmo sendo Saduceus e Fariseus, clamou no conselho: “Homens, irmãos, eu sou Fariseu, filho de Fariseu” (Atos 23,6-9). Assim como outros dos primeiros cristãos (cf.
Por considerar essa religião uma traição ao Judaísmo, perseguia os seguidores de Cristo, porque, eles tinham abandonado a Lei Mosaica para seguir um tal de Jesus, sobre o qual um monte de fanáticos cristãos pregavam e diziam que havia ressuscitado dos mortos.
Por que Deus colocou um espinho na carne de Paulo?
O "espinho na carne" de Paulo, que muitos acreditam ser uma metáfora para suas lutas físicas ou espirituais, é apresentado como um instrumento essencial para impedir o orgulho e promover a verdadeira humildade e dependência em Deus. Este não é apenas um livro para leitura, mas um companheiro para a vida toda.
Qual era a profissão de Saulo antes de se converter?
Celebrizou-se por seus vastos conhecimentos rabínicos. Aprendeu o ofício de fazedor de tendas, das que se usavam nas viagens. Recebeu uma educação subordinada às tradições e às doutrinas da fé hebraica e, embora fosse filho de um fariseu, At 23, tornou-se um cidadão romano.
Paulo repreendeu os santos de Corinto por procurarem justificar seus pecados. Ele lembrou-os de que o Espírito não poderia habitar com eles se fossem indignos.
Jesus estabeleceu Sua Igreja quando esteve na Terra. Ela foi chamada de Igreja de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 27:8), e os membros foram chamados de santos (ver Efésios 2:19–20).
Qual é a igreja verdadeira, a católica ou a evangélica?
A Igreja Católica Romana ensina que Cristo fundou apenas "uma Igreja verdadeira", e que esta Igreja verdadeira é a Igreja Católica, o lugar de comunhão, com o bispo de Roma (o papa) como seu chefe supremo e infalível.
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.