Lia e Raquel eram gêmeas e teriam por volta dos dezesseis anos quando conheceram Jacó. Lia não era bonita, ao contrário de Raquel, mas era capaz de ações com princípios de muita bondade (Gênesis 31:19-35). Lia tinha o olhar meigo e gerou seis filhos e uma filha para Israel.
Lia, a filha mais velha, porém, “tinha olhos baços” (Gn 29:17). Literalmente, “olhos caídos”, “sem brilho” ou “fracos”. Alguns têm assumido que sua visão era deficiente. A passagem, contudo, não diz que Lia tinha olhos deficientes, mas Raquel podia ver bem.
A mais velha era Lia, e ela não enxergava muito bem. Raquel era a mais nova e era uma jovem muito bonita. Jacó já estava trabalhando para o seu tio havia um mês, e Labão desejava pagá-lo por isso. Jacó, no entanto, não queria dinheiro, ele queria Raquel como esposa!
Lia e Raquel eram gêmeas e teriam por volta dos dezesseis anos quando conheceram Jacó. Lia não era bonita, ao contrário de Raquel, mas era capaz de ações com princípios de muita bondade (Gênesis 31:19-35). Lia tinha o olhar meigo e gerou seis filhos e uma filha para Israel.
Você as verá transformadas em glória, em gozo e louvor ao Senhor. Gênesis 29:31 nos diz que "... Lia era desprezada." Ela sofria porque tinha um pai enganador e sem princípios, tinha uma irmã que a desprezava e um marido que não a amava.
✨️ O quanto aprendemos com Raquel? Esperar no tempo de Deus - Essa mulher nos lembra que, mesmo em meio à frustrações e desafios, precisamos confiar que Deus está no controle. O propósito de Deus vai além de nossas circunstâncias.
De rejeitada a mãe dos patriarcas de Israel. Essa é a história de Lia (“Leia” em algumas traduções). Embora Jacó não a amasse, chegando até mesmo a desprezá-la, Deus viu sua beleza interior e a capacitou para cumprir seus planos.
Lia nos ensina sobre a importante necessidade de vivermos para Deus e sua glória. Embora Lia não tivesse uma aparência atraente, não fosse amada nem desejada por Jacó, chegando até mesmo a ser desprezada, Deus viu nela uma beleza interior que a capacitou a cumprir os planos dele.
O que acontece com Lia e Raquel? Enquanto Jacó parte para o Egito para encontrar José e viver até aos 147 anos, Lia (Ingra Lyberato) continua ligada aos sete filhos que teve com Jacó, até sua morte, antes do marido.
Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: "Dê-me filhos ou morrerei! Gênesis 30:1 Raquel, filha de Labão, irmã de Lia, era a amada de Jacó. Mas, apesar de Jacó amá-la tanto, não foi com ela que ele se casou, primeiramente.
O que são olhos tenros no hebraico? Podem indicar tanto suavidade e delicadeza quanto inocência ou falta de força. Então, na situação de Lia e Raquel, talvez o olhar de Lia não fosse tão marcante quanto o da irmã.
Nos dias de hoje, Raquel na verdade quer dizer "Rosa Amorosa", originalmente dos significados hebreus. (Génesis 29:17). Como costume de seu povo, Raquel trabalhava na função de pastora de carneiros (Génesis 29:9), que não era um serviço tão leve assim, além de dividir a tarefa doméstica com sua irmã, Lea.
Pais de Sam Alves contam que rezaram durante 40 dias pedindo por um filho. Durante 40 dias, Luiz e Raquel, pais de Sam Alves, rezaram para que Deus lhes desse um filho. Estavam casados há dois anos, mas Raquel não conseguia engravidar.
Era uma história marcada pela falta de amor, desprezo, e qualquer demonstração de afeto; em determinado momento, eu questionei minha mãe: “Por que Jacó não amava Lia?” e a resposta foi: “Deus tinha um próposito maior na vida dela”.
Jacó se casara com a filha mais velha de Labão, Lia, a quem não amava. Lia é descrita como tendo olhos “meigos” ou “delicados”, o que podia ser tanto uma referência a alguma deficiência na visão ou apenas à falta de outros atrativos físicos.
Deus viu que Lia era desprezada, e lhe concedeu filhos, enquanto Raquel era estéril. Por causa disso, Raquel teve inveja de sua irmã, a ponto de queixar-se a seu marido dizendo: “Dê-me filhos ou morrerei”.
18 Então disse Lia: Deus me deu a minha recompensa, pois dei minha serva ao meu marido; e chamou o seu nome Issacar. 19 E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho. 20 E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará comigo o meu marido, porque lhe dei seis filhos; e chamou o seu nome Zebulom.