45 - Ele olhou por primeiro (Zaqueu) Enquanto curava o cego Bartimeu, a menos de cem metros dali um jovem de baixa estatura, vestido com roupas luxuosas, saía de sua casa para a rua.
O evangelista menciona ainda um detalhe sobre o seu aspecto físico: era de baixa estatura. Zaqueu queria ver Jesus, mas por sua altura não conseguia encontrar um lugar no meio da multidão que rodeava o Mestre para poder vê-lo.
Entrando em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, 3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.
O paraense radicado no Rio sucumbiu a uma meningite agravada por pneumonia e complicações da Aids. Naquela época, o tratamento disponível não conseguia barrar o desenvolvimento da doença provocada pelo vírus HIV.
Zaqueu da Vila, como era conhecido o sem-terra de 45 anos, foi encontrado morto e alvejado na traseira de sua caminhonete na manhã da última segunda-feira (30), em uma estrada vicinal na zona rural do município. Ao seu lado, havia seis cápsulas de bala.
Esqueletos de judeus dessa época mostram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. A cor da pele é uma estimativa.
45 - Ele olhou por primeiro (Zaqueu) Enquanto curava o cego Bartimeu, a menos de cem metros dali um jovem de baixa estatura, vestido com roupas luxuosas, saía de sua casa para a rua.
Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma couraça de escamas de bronze pesando cinco mil siclos (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um Dardo de bronze entre seus ombros.
Outro estudo feito em 2001 por antropologistas israelenses e britânicos chegou a uma conclusão parecida. Após uma análise de um crânio proveniente do século I d.C., os pesquisadores fizeram a suposição de que Jesus Cristo media um pouco mais de 1,50 metro e pesava cerca de 50 kg.
Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.
Figueira de Zaqueu: Visite a Árvore Bíblica que Presenciou o Encontro com Jesus! Venha desvendar os mistérios da Figueira de Zaqueu, uma árvore lendária que ganhou destaque no livro de Lucas, na Bíblia, quando Zaqueu subiu em seus galhos para ter uma visão privilegiada da chegada de Jesus a Jericó.
sycomorus e a árvore que os produz são por diversas vezes citada na Bíblia, razão pela qual o seu nome vulgar na maioria das línguas europeias derivou do hebraico "shikmah", através do grego "sukomorea". Por essa mesma razão diversas árvores receberam o mesmo nome comum por apresentarem folhas similares à do sicómoro.
“Zaqueu”, que significava “justo”, era um coletor de impostos. Os coletores de impostos eram odiados pelos judeus, os compatriotas de Jesus. Os judeus viam os coletores de impostos como grandes traidores, uma vez que eles trabalhavam para o Império Romano. Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo.
E o que significa Zaqueu nesta história? No início deste Estudo vimos que as propriedades da FIGUEIRA BRAVA, ou SICÔMORO, eram de ser uma Árvore que produzia Frutos com dificuldade e de qualidade inferior, apesar de ter raízes profundas e ramos fortes.
De forma geral, Zaqueu era conhecido como pecador. Jesus o chamou de “filho de Abraão”, não para insinuar que de repente ele havia se tornado perfeito, mas que a salvação de Deus o incluía também.
Golias era maior e mais alto do que qualquer outra pessoa e era feroz. Ele usava uma armadura pesada e carregava uma espada, uma lança e um grande escudo. Ninguém se atrevia a lutar contra ele. Davi, um jovem pastor, tinha fé no Senhor.
Da mesma forma, algumas tradições islâmicas, como encontrado na literatura Hadith, sugerem que Adão foi criado com uma altura de 60 côvados, o que seria aproximadamente 90 pés de altura.
Zaqueu foi um personagem importante na época de Jesus e está presente nos relatos dos evangelhos. Ele era coletor de impostos em Jericó (Lucas 19:1-10) e, como todos os coletores de impostos, também era odiado pelos judeus e tido como traidor por trabalhar para Roma.
Significado: O significado de Zaqueu não é apenas linguístico, mas também está profundamente entrelaçado com a narrativa bíblica. Zaqueu é um nome que carrega consigo a ideia de "puro" ou "inocente". Sua raiz hebraica reflete um desejo por pureza moral e espiritual.
E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
Golias (em hebraico, גָּלְיָת), cujo nome significa "exilado", ou "adivinho", segundo a Bíblia teria sido um guerreiro de Gate (I Samuel 17:4) que media 2,92 metros (6 côvados e 1 palmo). Teria participado do episódio da batalha entre os filisteus e o povo de Israel, tendo sido, na ocasião, defrontado e morto por Davi.
O Jesus bíblico era judeu da Galileia e, como tal, muito provavelmente teria pele escura, olhos castanhos e cabelos negros. Durante o Renascimento, ao redor do século 16, passou a ser cada vez mais representado com os traços de homem europeu, com pele clara e cabelos louros.