O rénio (Re) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, de cor esbranquiçada, muito duro e brilhante, que se localiza no grupo 7 e período 6 da Tabela Periódica. Possui número atómico 75 e massa atómica 186,207.
Como calcular a porcentagem ou abundância dos isótopos na natureza?
Qual a massa do bromo?
O bromo (do grego: bromos, fétido) é um elemento químico de símbolo Br, número atômico 35 (35 prótons e 35 elétrons) e com massa atómica igual a 79,9 u.
Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.
O ósmio natural é uma mistura de sete isótopos estáveis, havendo mais 12 isótopos artificiais. Utiliza-se formando ligas com a platina para condutores elétricos, e com o irídio para pontas de aparos de canetas. Antigamente usava-se como fio para filamentos de lâmpadas.
O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80, pertencente ao grupo 12 da Tabela Periódica. É o único elemento metálico líquido em temperatura ambiente.
O elemento bromo apresenta massa atômica 79,9. Supondo que os isótopos 79Br e 81Br tenham massas atômicas, em unidades de massa atômica, exatamente iguais aos seus respectivos números de massa, qual será a abundância relativa de cada um dos isótopos? 75% 79Br e 25% 81Br. 55% 79Br e 45% 81Br.
Silício, representado pelo símbolo Si, é o elemento químico de número atômico 14 e massa atômica 28,09 u. Pertence ao grupo 14, ou família 4A da tabela periódica. Apresenta propriedades intermediárias entre as do carbono e o germânio.
O azoto, nitrogénio ou nitrogênio é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e de massa atómica 14,00674 u (7 protões e 7 neutrões, com adição da pequena massa dos 7 eletrões), representado no grupo (ou família) 7 (antigo VO) da tabela periódica.