A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.
A cobra pode representar coisas boas e ruins, como a cura que vem do veneno, e também está ligada à ideia de renovação, porque as cobras trocam de pele. O bastão, por sua vez, simboliza a vida e a sabedoria.
Sensualidade e Energia Vital: A cobra é muitas vezes associada à sensualidade e à energia vital. Como animal de poder, a cobra pode representar a necessidade de explorar a sexualidade de maneira consciente e de aproveitar a energia vital para a cura.
A cobra é um animal que carrega um significado profundo e multifacetado. Em muitas culturas, a cobra é vista como um símbolo de transformação, renovação e espiritualidade. Ela também é associada à astúcia, à força e à energia.
A serpente tem a habilidade de falar e demonstrar razão, e é identificada com a Sabedoria: "A serpente é a mais astuta de todos os animais que o Senhor Deus tinha criado" (Gênesis 3:1).
Além do olfato, as cobras também mexem a língua para transportar avisos químicos – digamos, feromônios sexuais de um parceiro em potencial – para um órgão especializado no céu da boca, uma ação quase equivalente a cheirar.
A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.
As cobras também são associadas à bruxaria porque os feiticeiros as utilizam para fazer magia negra para assustar ou ferir inimigos. Alguns quenianos acreditam que ver ou sonhar com uma cobra significa que você ou alguém amado vai morrer.
Pode representar uma obsessão espiritual, um espírito tentando se comunicar ou até mesmo um alerta do seu subconsciente sobre um inimigo oculto. Proteja-se espiritualmente e preste atenção às vibrações ao seu redor.
Bom, em algumas culturas o aparecimento de uma cobra pode ter vários significados. Pode ser interpretado como um sinal de transformação, cura e mudança. No entanto, em outros lugares pode significar um aviso ou um sinal de perigo. Em última análise, o significado depende de suas crenças pessoais e contextos culturais.
Como estas serpentes vivem em mata fechada, nem sempre elas chegam às casas. No entanto, situações como inundações, incêndios ou desmatamento favorecem o contato humano com cobras, que procuram avidamente por um lugar seguro, como casas.
“A lenda dizia que, se a igreja fosse derrubada, essa enorme serpente iria devorar toda a população. Para as pessoas terem a dimensão de quão enorme era essa serpente, ela teria a cabeça embaixo da igreja e o rabo no Poço da Roda. Ela surgiu numa tentativa de impedir que a igreja fosse derrubada”, disse.
Numa de suas visitas a pacientes em seu templo, uma serpente enrolou-se em seu cajado. Apesar do esforço para retirá-la, a serpente tornava a enrolar-se no cajado onde permaneceu. Esculápio tornou-se o deus da medicina e seu cajado com uma serpente enrolada, o símbolo da atividade médica.
Existem certos odores e substâncias que as cobras acham desagradáveis. O uso de repelentes naturais, como óleo de canela, alho ou vinagre, pode ajudar a dissuadir sua presença. Aplique esses repelentes ao redor do perímetro de sua propriedade.
Contudo, além desses sentidos dualistas, as serpentes também possuem significados associados com a fertilidade, a fecundidade, a sexualidade, o tempo, a natureza, a magia, a alquimia, a astrologia, nobreza, a proteção etc. (OLIVEIRA, 2020a; OLIVEIRA, 2020b).
Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.
14 E o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Em primeiro lugar, as cobras são predadoras naturais de roedores, animais muito prolíferos. Eles costumam se aproveitar de sobras de alimentos de humanos. Se sua espécie aumenta, seriam obrigados a invadir outros ambientes causando um verdadeiro desequilíbrio e incômodo.
Estudiosos do assunto revelam que o medo de cobra é uma herança ancestral. Culturalmente, esta espécie de animal representa grande ameaça à sobrevivência do homem na terra. Mesmo com a evolução humana, é natural que os seres vivos detectem esses répteis mesmo quando estão camuflados entre árvores, plantações e pedras.
As serpentes, também chamadas ofídios, cobras, mbois, mboias e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos (ou pecilotérmicos) sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia. São bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata.