O valor relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo, o algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900.
Veja os exemplos: 8 - valor absoluto é 8 e o valor relativo é 8 unidades. 80 - o valor absoluto do algarismo 8 não muda, mas pela posição, ele agora equivale a 80 unidades ou 8 dezenas. 800 - o valor absoluto do algarismo 8 não muda, mas pela posição, ele agora equivale a 800 unidades ou 80 dezenas ou 8 centenas.
Valor absoluto é o valor do algarismo. Portanto o valor absoluto do algarismo “5” é sempre cinco. Valor relativo é o valor que o algarismo representa de acordo com a ordem que ele ocupa. Por exemplo, o algarismo “5” ocupa a ordem da unidade de milhar no número 5.349.
O valor relativo ou posicional de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo: O algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900. Algarismos iguais podem formar números distintos.
O valor absoluto de um número não depende da posição em que o número se encontra, representa um valor sozinho. Por exemplo: O valor absoluto do algarismo 9 no número 986 é 9.
Valor relativo ou valor posicional é o valor que o algarismo tem de acordo com a posição que ele ocupa no número. Em 257, o valor relativo do 7 é 7 (unidades), do 5 é 50 (5 dezenas) e do 2 é 200 (2 centenas).
Uma vez que este algarismo está posicionado na ordem das centenas, devemos multiplicar seu valor por 100. Portanto, o valor relativo do algarismo 4 é igual a 400.
O valor relativo de um número é o valor desse número consoante a casa decimal em que se encontra. Por exemplo, o valor relativo do algarismo 1 no número 34512 é 10. O valor relativo do número 1, assim solitário, é 1 mesmo.
Caso se tenha x = 0, o valor absoluto é zero. Desta forma, dizemos que o valor absoluto de +7 (ou, simplesmente, 7) é 7, +7 =7, ou que o valor absoluto de -2 é 2, -2 = 2.
"9 - 7" é 2. E, mais uma vez, 2 está só a 2 unidades de distância do zero; simplesmente, é 2. Se tiver um valor positivo no sinal de valor absoluto, é ele mesmo.
Isso porque o valor relativo de um algarismo é em qual lugar do número ele está, isso é, unidade, dezena, centena, etc. Nesse caso como só tem o 9 ele é unidade então seu valor relativo é o próprio 9. Caso o número fosse 93 por exemplo o valor relativo do 9 seria 90.
Os valores absolutos dão-nos a dimensão concreta de uma determinada realidade, como o montante da dívida, o número de empresas em Portugal ou o EBITDA. Já os valores relativos permitem contextualizar os dados absolutos e comparar realidades de dimensão diferente.
Pelo conceito de valor relativo, o valor do algarismo 9 no número 592 é 90. O valor relativo de um algarismo deve considerar o valor da casa que esse número ocupa dentro de um número.