Qual é o último dia para realizar a pesagem obrigatória para o Bolsa Família?
As famílias que não se pesarem terão o benefício bloqueado. A Secretaria da Saúde, informa que as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família têm até dia 29 (sexta-feira) para realizar a pesagem obrigatória. As famílias que não se pesarem terão o benefício bloqueado. QUEM DEVE PESAR?
Já está em vigor o período para a 1ª Pesagem do Programa Bolsa Família 2025, condição obrigatória para que as famílias cadastradas continuem a receber o benefício. A pesagem deve ser realizada na Unidade de Saúde de referência do beneficiário e o prazo é 30 de junho.
A pesagem do Programa Bolsa Família deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa.
Como funciona a pesagem obrigatória para beneficiários do Bolsa Família?
O procedimento de pesagem é bem simples e rápido. Não dura mais do que 15 minutos. A aferição de peso deve ser feita pelas crianças de 0 a 7 anos e pelas mulheres com idade entre 14 e 44 anos. Ao comparecer para a pesagem, o beneficiário tem que apresentar o cartão do Bolsa Família.
Beneficiários do Bolsa Família devem realizar pesagem obrigatória
Qual o último dia da pesagem do Bolsa Família?
As famílias que não se pesarem terão o benefício bloqueado. A Secretaria da Saúde, informa que as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família têm até dia 29 (sexta-feira) para realizar a pesagem obrigatória.
O que acontece se eu não fizer a pesagem obrigatória do Bolsa Família?
A pesagem é obrigatória para todas as crianças menores de 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos. Esse acompanhamento é uma das condições para receber o benefício, e a sua não realização pode bloquear o pagamento do Bolsa Família.
O que fazer se perder a data da pesagem do Bolsa Família?
Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm até o final deste mês para realizar a pesagem obrigatória referente ao primeiro semestre de 2024. Aqueles que ainda não efetuaram a pesagem devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para garantir a continuidade do benefício..
A alteração foi para modificar a data de fechamento do Sistema Presença para registro referente ao período de acompanhamento educacional de fevereiro e março para o dia 26/04/2024, tendo em vista uma inconsistência que ocorreu no Sistema Presença durante a atual vigência. A IN nº 37/2023 apresentava a data 25/04/2024.
Os beneficiários do Auxílio Brasil (novo nome dado ao Bolsa Família) devem voltar a realizar a pesagem obrigatória de crianças, mulheres, gestantes e lactantes. A obrigatoriedade ficou suspensa por um tempo devido a pandemia, mas nova resolução determinou a volta do procedimento semestral.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais: famílias com o benefício do Bolsa Família bloqueado têm até 31 de dezembro para regularizar a situação.
O não comparecimento pode acarretar o bloqueio, a suspensão ou até o cancelamento do benefício. O interessado em adquirir ao benefício deve comparecer a uma das 176 Unidades Básicas de Saúde do DF (UBS) mais próxima de onde mora.
Essa etapa é essencial para assegurar a continuidade do auxílio no próximo ano. O prazo para a revisão cadastral do Bolsa Família termina em 30 de dezembro e pode impactar diretamente o primeiro pagamento de 2025. O benefício referente a janeiro está programado para ser liberado a partir do dia 20.
Vai ter antecipação do Bolsa Família em janeiro de 2025?
segunda-feira (20) A CAIXA, em conjunto com o Governo Federal, realizará o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de janeiro de 2025 no primeiro dia do calendário para beneficiários de todos os 52 municípios de Rondônia.
Quantas vezes no ano tem que pesar no Bolsa Família?
A pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprida duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. Devem ser pesadas mulheres entre 14 e 44 anos, crianças de o a 7 anos e gestantes.
Por que meu Bolsa Família diminuiu o valor? Se o valor do seu Bolsa Família diminuiu, é provável que sua renda familiar tenha ultrapassado o limite de R$ 218,00 por pessoa.
O prazo para acompanhamento em saúde do programa Bolsa Família foi prorrogado até o dia 17 deste mês. O monitoramento das condicionalidades é obrigatório para a manutenção do benefício e garante o acesso a serviços essenciais para gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos.
Qual a frequência escolar mínima exigida para não perder o Bolsa Família?
A frequência escolar é uma das condições exigidas pelo Bolsa Família. Isso significa que, para manter o benefício, a frequência escolar mínima exigida para os estudantes é: 60% para os estudantes de 4 e 5 anos; 75% para os estudantes de 6 a 18 anos incompletos.
Como desbloquear o Bolsa Família por falta de pesagem?
O Bolsa Família pode ser bloqueado temporariamente quando são encontradas inconsistências ou irregularidades nos dados cadastrais da família. Para regularizar, é necessário atualizar as informações no CRAS ou no aplicativo do Bolsa Família.
Procedimento assegura o pagamento do benefício. Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil que ainda não realizaram a pesagem neste semestre devem efetuar até o dia 29 de abril.
Quem deve ser pesado da família: mulheres todas as idades e meninos até 7 anos. Os efeitos dos descumprimentos são: Advertência: a família é comunicada de que algum integrante deixou de cumprir condicionalidades, mas não deixa de receber o benefício.