11/07/2023 De acordo com a obra, a carta aos Efésios é, antes de tudo, uma reflexão abrangente sobre a salvação realizada através de Jesus Cristo e sobre a Igreja em sua relação com Deus e com o mundo. Entre as abordagens, a unidade da Igreja e o comportamento cristão são os principais temas discutidos pelo autor.
Seu principal propósito era ajudar esses conversos a crescerem no conhecimento espiritual de Deus e da Igreja (ver Efésios 1:15–18; 3:14–19); promover união, principalmente entre os santos gentios e os judeus (ver Efésios 2:11–22; 4:1–16; 5:19–6:9); e incentivar os santos a resistirem aos poderes do mal (ver Efésios 4: ...
Wallace, o tema central da obra é a necessidade de unidade entre os cristãos. Também é desenvolvida a ideia unidade da igreja. Outros assuntos abordados são a conduta adequada aos cristãos e a importância da santificação destes.
TEXTO: Ef 3,1-21. PALAVRAS-CHAVE: Nações, mistério de Cristo, Espírito, evangelho, graça, projeto salvador e amor de Cristo. PERSPECTIVA: Compreender, à luz da Palavra de Deus, que em Cristo todos somos filhas e filhos de Deus, com cidadania plena, e que nada justifica toda e qualquer forma de exclusão.
De acordo com a obra, a carta aos Efésios é, antes de tudo, uma reflexão abrangente sobre a salvação realizada através de Jesus Cristo e sobre a Igreja em sua relação com Deus e com o mundo. Entre as abordagens, a unidade da Igreja e o comportamento cristão são os principais temas discutidos pelo autor.
Efésios 1:1–4:16 Paulo aborda a questão da preordenação dos santos para receber o evangelho; a dispensação da plenitude dos tempos; o selamento pelo Santo Espírito da promessa; a salvação pela graça; a união entre os santos gentios e judeus na Igreja; um só Senhor, uma só fé e um só batismo; o propósito da Igreja; a ...
“A carta é iniciada com um hino de louvor, como que a humanidade agradecendo a Deus a salvação e a revelação da graça em Jesus Cristo dada a nós humanos. Por este hino de louvor é dada a diretriz da carta.
No entanto, somos encorajados a viver a paz, não uma paz que exclui a guerra, mas viver na paz, ou seja no Cristo que é a nossa paz como o próprio autor afirma: “Ele é a nossa paz”. A carta aos Efésios também vem nos ensinar e exortar a como se viver como um Cristão batizado.
Alguém escreveu a carta aos Efésios e usou o nome de Paulo para dar autoridade ao escrito. Este alguém seria um cristão que conhecia os ensinamentos de Paulo, mas foi avante na reflexão sobre a Igreja, sua natureza e sua função no mundo como comunidade una e universal.
A carta aos Efésios apresenta uma reflexão sobre a Igreja como corpo de Jesus Cristo. Ela exorta os leitores a uma conduta digna da vocação cristã no mundo helenista, patriarcal e escravagista do Império Romano.
Eles não cediam às pressões constantes dos falsos mestres, falsos profetas e falsos apóstolos. Eles não se entregavam à perseguição dos pagãos. Não eram seduzidos pela cidade. Eles viviam pela fé na graça de Deus, pois a graça de Deus lhe bastava.
A cidade de Éfeso se tornou um centro da fé cristã. Embora o apóstolo Paulo tenha escrito sua carta aos efésios como uma circular, a igreja de Éfeso era parte importante de seu ministério.
Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade grega antiga na costa de Jônia, três quilômetros a sudoeste de Selçuk, província de Esmirna, Turquia. Foi construída no século X a.C. no local da capital anterior de Arzaua por colonos gregos jônicos.
O versículo-chave, Efésios 3:20, é o culminar deste capítulo. Nele, Paulo louva a Deus que, através de seu poder trabalhando dentro de nós, pode fazer muito mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos. Aqui, Paulo está nos lembrando que o poder transformador de Deus não tem limites.
Que mensagem podemos tirar para nossa vida sobre a carta aos Efésios?
A Carta aos Efésios nos conduz a uma reflexão profunda sobre nossa identidade como filhos e filhas de Deus. Ela nos convida a considerar como podemos nos revestir com as virtudes divinas, abandonando antigas maneiras de viver e abraçando a plenitude da vida em Cristo.
Como devemos agir diante do sistema do mundo Efésios 4 21 32?
Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste.
Por que não temos que lutar contra a carne e o sangue?
Efésios 6. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.
Porém, manter-se firme e motivado num contexto de opressão não é tarefa fácil e a igreja acabou por perder o primeiro amor. Alguns cristãos de Éfeso perderam a vontade de orar, ler a Palavra, cultuar a Deus e manter-se firmes na fé.
Quem disse "Senhor, eu não sou digno que entreis em minha casa"?
▶️ A Igreja escolheu, como último momento da preparação para o recebimento da Eucaristia, retomar as palavras do centurião romano de Cafarnaum, quando pediu a Jesus que curasse seu servo fiel: ▶️ “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado” (Mateus 8, 8).
Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.
O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja, pois nós somos membros do corpo de Cristo.