📖 Baseado em Lucas 22:54-64, a mensagem reflete sobre o significado espiritual do canto do galo na vida de Pedro. 🐓 É um convite ao despertar espiritual, à restauração da consciência e à transformação em Cristo.
A cantoria dos galos é conhecida por funcionar como um "despertador" natural. Todos os dias, eles cantam no mesmo horário — geralmente antes do amanhecer — o que acaba funcionando como uma referência de tempo para algumas pessoas.
O galo, associado a Exu, simboliza o ciclo eterno de transformação e renovação. Seu canto ao amanhecer e ao anoitecer representa a contínua mudança e a oportunidade de recomeçar.
O famoso canto do galo entra em ação na narrativa bíblica:
Esse costume judaico foi citado, inclusive, por Jesus, ao denominar a terceira vigília como “o cantar do galo“. “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã” (Mc 13:35).
Costumeiramente, tem se aceito com toda naturalidade que o “canto do galo” referido por Jesus quando falou antecipadamente que Pedro o trairia, era realmente o cantar de um galo, uma ave. No entanto, pode perfeitamente ser que o canto do galo não fosse o canto de uma ave; e desde o começo não pretende significar isso.
E, no mesmo instante, o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou das palavras de Jesus: “Antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes”.
No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer. O galo agrega-se, assim, aos animais anunciantes da morte: o mocho, a borboleta negra, o morcego, o cão, o gato…
34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Onde está escrito na Bíblia antes que o galo cante?
Mateus 26:34-35 ARA
Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei.
“Como uma ave de hábitos diurnos, que dorme e acorda cedo, ele canta a plenos pulmões ao raiar do dia, para avisar o galinheiro que continua vivo e no comando”, diz o veterinário Herbert Ribeiro dos Santos.
Embora os galos cantem religiosamente todos os dias pela manhã, esse não é o único horário em que eles soltam suas vozes. É possível presenciá-los cantando em qualquer parte do dia. Os pesquisadores concluíram que o canto dos galos têm diversas funções e, como já foi dito, eles reagem a estímulos externos.
De acordo com cientistas, galos cantam no mesmo horário, todos os dias, independentemente se eles podem ver ou não o amanhecer. Até agora, não se sabia se galos cantavam em resposta à luz do dia ou de seu relógio do próprio corpo.
A mais aceita, segundo a fé católica, diz que um galo teria cantado à meia-noite do dia do nascimento de Jesus, anunciando a chegada do Messias. Segundo a história, essa seria a única vez que um galo teria cantado em um horário tão estranho.
Em Marcos 13.35, a expressão “cantar do galo “ possui um sentido cronológico: “Vigiais, pois, porque não sabeis quando virá o Senhor da casa; se à tarde (1ª vigília: das 18h às 21h), se a meia-noite (2ª vigília: das 21h às 0h), se ao cantar do galo (3ª vigília: das 0h às 3h), se pela manhã (4ª vigília: das 3h às 6h)”.
“A primeira atividade diária dos galos é a de cantar. Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.
O galo canta várias vezes durante o dia. É claro que o galo está mais ativo quando tá bem cedo. Isso porque ele tem um ciclo chamado circadiano, que mostra quando é o horário. bom pra ele começar a trabalhar, que é logo no amanhecer.
O Galo representa também a alma porque ao voar libertam-se do mundo terreno. Já na tradição cristã o galo é o símbolo de Cristo, como a águia e o cordeiro, acentuando com particular relevo o seu simbolismo solar, a luz e a ressurreição. Como Cristo o galo anuncia a luz que sucede à noite.
39 E indo um pouco mais para adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres. 40 E voltou para os seus discípulos, e achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
Conheça as questões éticas que exigem uma consciência cristã moldada na Palavra de Deus. Este livro se propõe tratar de modo bíblico e prático as questões éticas que exigem uma consciência cristã moldada na Palavra de Deus.
A rigor ocorreram dois “cantos de galo”. No entanto, o segundo canto (o único que Mateus, Lucas e João mencionaram) é que foi o canto “principal” (assim como o quarto toque é o “principal” num jogo de futebol). No primeiro século os galos costumavam cantar pelo menos duas vezes durante a noite.