Qual é o significado do terço para os evangélicos?
Nossa Senhora nos apresenta o terço como uma potente ferramenta da fé. Um instrumento através do qual direcionamos nossas dores, nossas angústias, nossos desejos, nossa esperança.
O terço é uma oração que conecta nossa prece a Jesus. Em cada Pai-Nosso, oramos com as mesmas palavras que Ele nos ensinou e nos unimos em voz ao próprio Cristo. Em cada Ave-Maria, reconhecemos o maior milagre do qual já se teve notícia em toda a história.
“Quando pecadores endurecidos o rezarem, vou encher suas almas de paz, e a hora de sua morte será feliz” (1541). 13. “Quando rezarem este terço na presença dos moribundos, Eu ficarei entre Meu Pai e o moribundo, não como um Juiz justo, mas como um Salvador misericordioso” (1541).
Alguns protestantes dizem que a Ave-Maria não está na Bíblia, e rezá-la seria idolatria. Outros vão além, dizendo que a oração do Terço é condenada por Jesus, que proibiu orações repetitivas.
Deus diz: Reza o teu terço e não te preocupes com o que aquele tolo espalha por aí; que o terço é uma devoção ultrapassada e que será abandonada. A oração do terço, Eu o digo, é um raio do Evangelho: jamais alguém a modificará. O que Eu gosto, no terço, prossegue, é que trata-se de uma oração simples e humilde.
TERÇO DE HOJE 05/03/2025 - QUARTA-FEIRA - MISTÉRIOS GLORIOSOS
Usar terço é pecado?
Usar um rosário (para católicos) não é pecado, mas pode ser desrespeitoso, embora seja feito em alguns países. Tudo está na intenção de quem o usa. Melhor colocá-lo em uso! Talvez Deus esteja te chamando para se aproximar dele e da Igreja que Jesus fundou, que é a Igreja Católica.
O que acontece no mundo espiritual quando rezamos o terço?
Por meio da oração do terço, contemplamos os mistérios da vida de Jesus, momentos fundamentais que marcaram a sua vida pública e que são o centro de nossa fé. Com a reza do terço, homenageamos Nossa Senhora lhe oferecendo rosas, e contemplamos os mistérios da vida de Jesus.
A oração do terço é uma prática muito antiga na Igreja Católica. Foi criada em 1214 por São Domingos de Gusmão como uma forma catequética de ensinar aos fiéis os momentos principais da vida de Jesus.
Não é apenas permitido, mas encorajado. É importante meditar sobre os mistérios enquanto você reza. Os mistérios são de natureza catequética e uma boa coisa para aprofundar sua fé.
1) Quem Me servir constantemente rezando o Meu Rosário, receberá qualquer graça especial. 2) A todos aqueles que devotamente rezarem o Meu Saltério, prometo a Minha especialíssima proteção e grandes graças. 3) O Rosário será uma arma potentíssima contra o inferno, destruirá os vícios e o pecado e abaterá as heresias.
Pode! O padre prosseguiu, explicando o sentido das posturas de oração na Igreja: “A Igreja, minha irmã, tem as suas orações litúrgicas, particularmente a Missa. Três posições são previstas: de pé, sentado e de joelhos.
O terço é uma forma tradicional de oração encorajada pela Igreja. Por meio dessa oração, os católicos contemplam os mistérios da vida de Jesus, confiando suas intenções à Nossa Senhora.
Qual a diferença do Pai Nosso católico e evangélico?
A principal diferença entre a versão católica e a evangélica do Pai Nosso está na tradução da frase referente ao perdão. Os católicos rezam “Perdoai as nossas ofensas”, enquanto os evangélicos costumam rezar “Perdoai as nossas dívidas”.
É um exercício de contemplação e de santa imaginação. É como se nós também estivéssemos lá com Maria. Então nós a saudamos dez vezes, a cada mistério, após repetir a oração ensinada apelo Filho dela, e antes de louvar o Deus Uno e Trino.
🌙 Colocar o terço debaixo do travesseiro é mais que um gesto simbólico: é um convite para que Nossa Senhora acompanhe os nossos sonhos e nos traga paz. 🙏 💡 Cada vez que tocar no terço antes de dormir, lembre-se de rezar e confiar seus desejos e preocupações a Deus.
Rezar o terço é uma maneira de fortalecer a fé e a confiança em Deus. O terço é a arma do cristão. São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, tinha uma enorme confiança nesta oração, a ponto de dizer: “Com esta arma, afastei muitas almas do diabo”.
Uma pessoa assim acaba por não gostar do terço, mas também de todas as outras formas de oração pessoal. Isso terá como consequência uma gradativa aversão à Missa, à confissão e outras formas de piedade cristã, como uma bola de neve que vai aumentando sempre mais. “Vigiai, pois, em todo tempo e orai” (Lc 21,36a).
Não há nada de errado em usar um Terço como colar, tal como seria uma medalha religiosa ou escapulário; de fato, este é um costume comum em muitas culturas. Deste modo, serve de lembrete para rezar o Terço.
O Rosário é uma oração católica tradicional que procura honrar Nossa Senhora. Inicialmente, consistia em quinze “mistérios” que recordavam momentos (alegres, dolorosos e gloriosos) da vida de Jesus e Maria.
Jesus disse: “Oh! que grandes graças concederei às almas que recitarem esse Terço” (848). “Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte.
Uma forte tradição na Igreja diz que São Domingos de Gusmão, enviado pelo Papa Gregório IX (1227-1241), para converter os hereges cátaros na França, recebeu a visita de Nossa Senhora, que lhe apresentou o Rosário como a arma para a conversão dos hereges.
Depois da Santa Missa, o terço “é a oração mais agradável que podemos oferecer a Deus e de maior proveito para as nossas almas. Se não fosse assim, Nossa Senhora não teria recomendado isso com tanta insistência”. O terço ou o rosário completo é excelente como preparação para recebermos Jesus na Eucaristia.