Causas do mofo na parede As causas do aparecimento do mofo na parede podem ser diversos, pois a combinação de umidade combinada com a falta de luz solar e arejamento, pode ocasionar a presença desses fungos, comprometendo a estrutura do ambiente.
O mofo representa perigo iminente para pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, pois são as mais agravadas com a presença do mofo. A alergia ao mofo também pode ser um gatilho para provocar crises.
O mofo aparece na parede e nos demais lugares por vários motivos: pode ser umidade na parede, vazamento de canos, chuvas frequentes, pouca circulação de ar, entre outros.
O mofo, também conhecido como bolor, é um conjunto de microrganismos que se desenvolvem em locais úmidos e na presença de matéria orgânica. Quando surgem em lugares fechados, podem atacar não somente as crises alérgicas, como também as estruturas da alvenaria, do teto, do piso e do mobiliário da sua casa.
Para o Feng Shui, o mofo pode ser um sinal de que a energia do guá em que ele aparece não vai bem. A casa pode mostrar, por meio dessa manifestação física, que o relacionamento, o sucesso, o trabalho, a saúde, a criatividade, a família, os amigos e/ou a espiritualidade precisam de atenção.
Tem mofo em casa? Márcia Fernandes faz alerta e ensina ritual de limpeza
O que a Bíblia diz sobre o mofo?
Leis a respeito do mofo
Então, no sétimo dia, examinará a praga; se ela tiver se alastrado pela roupa, na urdidura ou na trama, seja no couro, seja qual for a obra em que se empregue, é mofo que se espalha; isso é impuro.
O cheiro de umidade ou mofo pode indicar a necessidade de oração. Muitas vezes, esse aroma aparece quando alguém próximo está sofrendo emocionalmente ou fisicamente e precisa de ajuda espiritual. Pode ser o momento de enviar boas energias e preces para essa pessoa.
Isso significa dar conta do simbólico, ou no caso de Levítico do cerimonial, com o fim de viver a santidade dentro dos lares para não ameaçar o culto de Deus com a impureza. O mofo era lembrete da constante vigilância e proteção dos negócios do lar.
Não há apenas um único fator que possa causar o mofo, pois a combinação de falta de arejamento, umidade e falta de luz solar é o que pode ocasionar o aparecimento desses fungos.
Porém, para Israel o mofo significava impureza, assim como certos animais, doenças de pele, fluidos corporais… O contato com o que era considerado impuro tornava a pessoa cerimonialmente impura (veja o versículo em destaque), ou seja, não podia participar da vida em sociedade ou da adoração a Deus.
Pessoas que sofrem com doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite estão mais suscetíveis a serem prejudicadas com a presença de mofo no ambiente. Inclusive, a alergia a mofo pode ser um gatilho para provocar crises.
Aplicar o fundo de parede é um dos métodos mais eficientes para evitar a proliferação de fungos. Ele é ideal para residências com muita umidade no ar, em especial em locais com chuvas constantes.
O conceito de mofo preto tóxico é um que muitas pessoas se conscientizaram devido aos impactos de enchentes, e se trata do fungo Stachybotrys. Muitas vezes, aparece em materiais de construção, que estão úmidos há muito tempo. Quando o rejunte do chuveiro fica preto, é um fungo diferente, chamado Aureobasidium.
De acordo com Chun Tang, diretor médico da clínica de saúde privada Pall Mall, a exposição ao mofo pode causar uma condição conhecida como toxicidade do mofo, que pode causar dificuldades respiratórias, como asma e falta de ar, além de estar ligada a sintomas como dores de cabeça, alterações de humor e até disfunção ...
Coloque uma boa quantidade de vinagre branco puro em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo.
Outro queridinho da limpeza, o bicarbonato de sódio também age muito bem contra o mofo. Ele não só mata o fungo e o bolor negro, como também absorvete a umidade que o atrai – sendo, então, até um modo preventivo.
Com alta capacidade de eliminar bactérias e de clarear superfícies, a água oxigenada pode ser uma grande aliada na hora de eliminar as manchas de mofo das paredes. Sem precisar diluí-la, aplique-a em cada um dos pontos de bolor que encontrar e espere 15 minutos.
Se, depois de se fazer tudo isso, aparecer mofo na casa outra vez, o sacerdote a examinará. Se as manchas se tiverem espalhado pelas paredes, é mofo contagioso, e a casa está impura. Ela será derrubada, e as pedras, a madeira e o reboco serão levados para um lugar impuro fora da cidade.
O mofo surge quando há o crescimento de fungos no ambiente por conta da umidade e da falta de ventilação. Ele ataca paredes, cortinas, estofados e roupas de cama. Por isso, é fundamental saber como tirar cheiro de mofo do quarto o mais rápido possível.
Também conhecido como bolor, trata-se de um tipo de fungo filamentoso que se desenvolve em matéria orgânica, localizada principalmente em ambientes escuros e úmidos. Nas paredes, ele é caracterizado por manchas ou pontos escuros, cinzentos e marrons.
Além de ser resultado da falta de iluminação e ventilação, o mofo é o primeiro sinal de que em algum lugar pode existir uma infiltração no imóvel. Na dúvida, a recomendação é tratar o mofo e criar um ambiente que impeça o retorno do fundo ao seu imóvel, como melhorar a circulação de ar e limpar o local.
O mofo pode surgir por diversos motivos, como falta de ventilação, excesso de umidade ou até mesmo vazamentos. Uma vez que você descobrir a causa, fica mais fácil eliminar o problema e prevenir que ele volte a acontecer.