Epafras ( em grego : Ἐπαφράς ) foi um pregador cristão que espalhou o evangelho a seus concidadãos colossenses. Quando Paulo era um prisioneiro em Roma, Epafras veio se encontrar com ele para contar ao apóstolo sobre um estranho ensinamento que ameaçava a segurança da igreja de Colossas.
Colossenses 4:12-13 ARC. Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
Paulo não fundou essa comunidade, tudo indica que seu fundador tenha sido Epafras, a quem Paulo chama de “querido companheiro de serviço” (1,7) e “servo de Jesus Cristo” (4,12). A cidade de Colossos hoje é apenas um sítio arqueológico.
A igreja de Colossos estava sob o ataque de falsos mestres que estavam denegrindo a divindade de Jesus; eles estavam ensinando que Ele não era realmente Deus. Embora Paulo nunca tivesse ido à igreja pessoalmente, ele tratou essas questões diretamente.
O que os falsos mestres pregavam na igreja de Colossos?
Esses falsos mestres pregavam um sincretismo religioso, misturando elementos cristãos, judaicos e pré-gnósticos, mascarados por práticas externas de cunho místico-ascético, na base da abstinência de certos alimentos e bebidas e uma estreita observância de festividades judaicas (2,16ss), promovendo um mal-entendido e ...
Paulo escreveu a Epístola aos Colossenses por ter recebido a notícia de que eles estavam incorrendo em graves erros (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”). Os santos de Colossos estavam sendo influenciados por ensinamentos enganosos e práticas errôneas que ameaçavam sua fé.
Filemom era cidadão de Colossos e um líder justo naquela igreja. Ele também era um proprietário de escravos. Onésimo, seu escravo, havia escapado e, mais tarde, encontrara o apóstolo Paulo e respondera à mensagem do evangelho sobre Jesus.
Na epístola de Colossenses, Paulo reagiu aos falsos ensinamentos em Colossos dando ênfase à divindade, à missão de salvação e à supremacia de Jesus Cristo (ver Colossenses 1:15–23). Ele ensinou que Cristo é a própria imagem de Deus, o Pai, o Criador, o Cabeça da Igreja, o primeiro a ser ressuscitado e o Redentor.
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
Que heresia Paulo encontrou entre os crentes de Colossos?
A heresia que se propagava em Colossos, com sua tônica numa suposta elite espiritual, estimulava o orgulho, a postura arrogante diante de qualquer um que não pertencesse ao grupo de homens “espirituais” e que não tivesse acesso ao pleno conhecimento do que os hereges entendiam ser os mistérios divinos.
Epafras com o e valendo de i (regra normal para o e inicial constituindo sílaba só por si) e aberto o a da sílaba tónica. Em Eliézer, aliás Eliezer, igualmente, portanto, o e inicial como i, o do meio soando como o de que, no português europeu (isto é, o chamado vulgarmente e mudo) e o da sílaba final como ê.
Shalom é o termo hebraico para “paz”, em grego, eirene. No Antigo Testamento (AT), shalom significa, basicamente, justeza (no sentido dos pratos da balança em equilíbrio), saúde, prosperidade, bem-estar geral e, enfim, bom relacionamento entre o ser humano e Deus.
Demas foi um homem citado nas cartas paulinas. Ele foi um seguidor do apóstolo Paulo, que o abandonou depois preferindo o “presente século”. Demas é um personagem bíblico do Novo Testamento, ele é citado nas cartas paulinas de Colossenses, 2 Timóteo e Filemom.
Laodiceia era a cidade mais rica da Frígia, conhecida por sua produção de lã preta e brilhante, por seus serviços bancários e por produtos feitos de pó frígio misturado com óleo - pomada para os ouvidos e colírio. Os aquedutos forneciam água mineral de fontes termais situadas 10 quilômetros ao sul.
A oportunidade de gerenciar nosso caráter e viver de acordo com as coisas que são de cima, e não com as coisas de baixo, está disponível a todos os crentes, em todas as circunstâncias e cenários.
Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo.
O que pregavam os falsos mestres na igreja de Colossos?
(Ver Colossenses 2:18–19.) Essa falsa doutrina diminuía o papel de Jesus Cristo no plano de salvação. Paulo lembrou os colossenses que só poderiam alcançar a salvação por intermédio de Cristo, pois Ele tem preeminência no plano.
De acordo com Colossenses 1:20–22, como Jesus Cristo nos reconciliou com Deus? [A frase “feito a paz pelo sangue da sua cruz” (versículo 20) refere-se à Expiação de Jesus Cristo.] A bênção de nos reconciliarmos com Deus é condicional.
O que significa Colossenses e suas linhas de amor?
A letra faz referência direta à supremacia de Cristo, uma temática central da carta de Paulo aos Colossenses, no Novo Testamento, que enfatiza a divindade de Jesus e sua preeminência sobre toda a criação.
No evangelho de hoje, encontramos o convite a que nós distingamos entre os verdadeiros e os falsos profetas. Os falsos profetas, ontem como hoje, são aqueles que mostram uma face sedutora, mas carregada de hipocrisia e engano. Eles amam se esconder por trás da Palavra de Deus, mas pronunciam somente palavras humanas.
Gálatas 2:7–9—“Evangelho da Incircuncisão (…) Evangelho da Circuncisão” O Apóstolo Paulo foi chamado para levar o evangelho aos gentios (os “da incircuncisão”) e Pedro foi instruído a ministrar entre os judeus (os “da circuncisão”).
Os falsos profetas e falsos mestres são aqueles que, em sua arrogância, tentam formar novas interpretações das escrituras para demonstrar que esses textos sagrados não devem ser lidos como a palavra de Deus para Seus filhos, mas apenas como declarações de homens inspirados, limitados por seus próprios preconceitos e ...