Significa que os crentes devem manter uma atitude de gratidão mesmo quando as circunstâncias são difíceis, não necessariamente por causa das dificuldades em si. Teologicamente, esta exortação está enraizada na soberania e bondade de Deus.
Dar graças em tudo é reconhecer que independentemente da circunstância que eu esteja vivendo existe um propósito de Deus e por isso nós devemos então dar graças em tudo e não por tudo, sabendo que independentemente da situação, existe um propósito e Deus entrará com o recurso, segundo Filipenses 4:19.
O que quer dizer em tudo dai graças porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco?
Com essas palavras de Jesus, Ele quer nos dizer que Deus nos atende em todas as nossas aflições. Às vezes pode demorar um pouco, Ele não nos atende no nosso tempo, mas no tempo d'Ele. E, por isso, devemos ser agradecidos para sempre recebermos mais graças de Deus.
Ele explica que, quando o Senhor voltar, os santos que tiverem sido fiéis no testemunho de Cristo, tanto os vivos quanto os mortos, se levantarão para encontrar o Senhor. O apóstolo relembra os membros da Igreja que devem se preparar e ficar atentos ao dia em que Cristo voltará.
O segredo da gratidão | REFLEXÕES - TESSALONICENSES 5:18
O que significa orar sempre?
Ela é sobretudo uma relação filial, confiante e permanente com Deus, que é Pai e não um juiz como o da parábola. “Orar sempre, sem desfalecer” significa estar constantemente no amor de Deus, viver na sua companhia, onde quer que se estiver, tê-lo incessantemente no coração e no pensamento.
Não é apenas dar graças circunstancialmente, mas sempre. Agradecer é a única ordem com uma razão: “Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Dar graças em tudo, seja cara ou coroa, faça chuva ou sol, haja abundância ou escassez, significa entender que Deus pode extrair algo bom daquilo que é ruim.
Paulo diz que Jesus voltaria inesperadamente. Por isso os crentes deveriam estar sempre prontos para Sua chegada. Paulo acabara de esclarecer aos tessalonicenses que, em algum momento, Cristo retornaria e os crentes que tivessem morrido se juntariam a Cristo nos ares e seriam arrebatados ao céu com Ele.
Graça é um favor ou uma benevolência que não merecemos. Por isso a teologia apresenta a definição clássica de graça como “favor imerecido”. Isso quer dizer que a graça de Deus é algo que recebemos d'Ele sem que tivéssemos o direito de receber.
15 Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. 16 Alegrem-se sempre. 17 Orem continuamente. 18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Paulo está instruindo os Tessalonicenses a expressar gratidão em todas as situações – não apenas nas boas, mas também nas difíceis. Assim, quando examinamos o contexto, a mensagem “em tudo dai graças” serve como um lembrete para os cristãos manterem uma atitude de gratidão, não importa as circunstâncias.
A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).
Os ensinamentos de Paulo nessa epístola concentram-se principalmente nas questões relacionadas à Segunda Vinda de Jesus Cristo, inclusive nas tribulações que os seguidores de Jesus Cristo enfrentarão antes que Ele volte (ver 1 Tessalonicenses 3:3), na ressurreição dos cristãos por ocasião da Segunda Vinda (ver 1 ...
Ensina-nos a manter uma atitude de oração contínua, fortalecendo nosso relacionamento Contigo e permitindo que nos guies em cada passo. E, Senhor, que possamos ser gratos em todas as circunstâncias, reconhecendo Tua bondade e amor em cada momento. Em nome de Jesus, amém.
Qual é o motivo da alegria de Paulo ao escrever aos tessalonicenses?
Cristo estava em Tessalônica! A alegria de Paulo é tão grande, que escreve uma carta, no ano 51 d.C., para valorizar a fé dos tessalonicenses, fazendo uma das maiores ações de graças que encontramos em suas cartas. Ela é a primeira foto do álbum de memórias do cristianismo.
Se formos gratos a Deus em nossas circunstâncias, podemos vivenciar uma doce paz, em meio à tribulação. Mesmo na aflição, podemos elevar nosso coração em louvor. Na dor, podemos gloriar-nos na Expiação de Cristo. No frio da amarga tristeza, podemos sentir a proximidade e o calor do abraço do céu.
É para alcançarmos o compromisso de unidade e responsabilidade pela nossa vida em Cristo. Essa palavra de 1 Tessalonicenses 5:23 mostra que não devemos caminhar com motivações equivocadas, pelo contrário, devemos nos submeter ao processo e suportar o treinamento.
A oração convida o Espírito Santo a estar presente em sua vida. Ao orar diariamente, você convida o Espírito Santo para estar com você, consolá-lo e orientá-lo. O Espírito Santo pode lhe dar respostas, ajudá-lo a sentir o amor de Deus e trazer um sentimento de paz e alegria ao coração.
Pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. As suas palavras não precisam ser eloquentes nem memorizadas. É mais importante abrir o seu coração e não se conter.