Qual é o significado da parábola da figueira em Mateus 24:32-35?
A parábola enfatiza a proximidade do retorno de Cristo. Quando os sinais descritos por Jesus começarem a ocorrer, é uma indicação clara de que Sua vinda está próxima, "às portas". Este senso de iminência é destinado a instilar um senso de urgência e prontidão nos corações dos crentes.
Qual é o significado da parábola da figueira em Mateus 24:32?
Mateus 24:32-35 NAA
— Aprendam a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, vocês sabem que o verão está próximo. Assim, também vocês, quando virem todas estas coisas, saibam que está próximo, às portas. Em verdade lhes digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
O que Jesus quis dizer com a parábola da figueira?
As figueiras foram muitas vezes plantadas nos vinhedos. A figueira era um símbolo comum para Israel, e também pode ter esse significado aqui, ou a árvore da parábola pode referir-se à liderança religiosa. Em ambos os casos, a parábola reflete Jesus oferecendo a seus ouvintes uma última chance para o arrependimento.
Qual o significado de Jesus ter amaldiçoado a figueira?
Sob este ponto de vista, a árvore seria uma metáfora para a nação judaica, que teria uma aparência externa grandiosa (as folhas), mas não estava mais produzindo nada para a glória de Deus (a falta de frutos). Esta interpretação está ligada à Parábola da Figueira Estéril.
Suas folhas em formato de coração também estão associadas ao amor, paixão, abundância e renascimento. O empreendimento foi projetado com toda atenção, para preservá-la em suas condições naturais, além de criar um espaço de conexão com a natureza para os futuros moradores do Solar!
Era comum entre os judeus que figueiras fossem plantadas em vinhas. Isso também significa que quando plantadas nas vinhas, as figueiras recebiam cuidados especiais. Jesus também nos informa que o homem havia procurado por frutos na figueira durante três anos, e nada tinha encontrado.
Porque Jesus amaldiçoou a figueira se não era tempo de figo?
A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.
Símbolo de tempos de paz, prosperidade e segurança, é citada diversas vezes na Bíblia como algo especial e precioso, como mostra essas passagens abaixo que relatam que o sentar-se cada um debaixo da sua própria videira e figueira' simbolizava condições pacíficas, prósperas e seguras 1Rs 4:25; Miq 4:4; Za 3:10.
- Em muitos textos bíblicos, a figueira representa abundância e bênção. Por exemplo, em 1 Reis 4:25 e Miqueias 4:4, estar “debaixo da sua videira e da sua figueira” é um símbolo de paz, segurança e prosperidade, indicando uma vida de estabilidade e fartura. 2. Metáfora para Israel e o Povo de Deus.
Ao amaldiçoar a figueira que aparentava ter frutos, Jesus nos ensina uma lição: não basta parecermos piedosos ou religiosos; é essencial produzir frutos reais de uma vida transformada pela fé.
A parábola da figueira em Mateus 24 é um ensinamento profundo que chama os crentes ao discernimento, prontidão e fidelidade. Através da imagem de uma figueira brotando, Jesus comunica a importância de reconhecer os sinais dos tempos e viver com um senso de urgência e esperança.
A verdade é que Jesus usa a parábola da figueira referindo-se a uma simples árvore. A comparação é que da mesma forma que a figueira e todas as outras árvores começam a brotar quando o verão está próximo, os sinais descritos por Jesus também são a prova de que o reino de Deus está bem próximo.
Que ensinamento moral apresenta a parábola da figueira seca?
Este documento discute a parábola da figueira seca contada por Jesus em Marcos 11:12-14. Ele resume que a parábola ensina que pessoas e instituições que aparentam fazer o bem, mas não produzem frutos reais, serão consideradas inúteis como uma figueira seca.
Qual é o significado da parábola da figueira seca na visão espírita?
Quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que nenhum bem para a Humanidade houverem produzido, cairão reduzidas a nada. Todos os homens, deliberadamente inúteis, por não terem posto em ação os recursos que trazem consigo, serão tratados como a figueira que secou.
E o que significa Zaqueu nesta história? No início deste Estudo vimos que as propriedades da FIGUEIRA BRAVA, ou SICÔMORO, eram de ser uma Árvore que produzia Frutos com dificuldade e de qualidade inferior, apesar de ter raízes profundas e ramos fortes.
Produzir frutos é reproduzir o caráter de Cristo. Os frutos que geramos não são instantâneos, mas levam tempo à medida em que a obra iniciada pelo Senhor for se desenvolvendo através da operação gradativa do Espírito Santo em nós.
Conforme nos mostra a parábola, a vinha tem todas as condições de dar belíssimos frutos. O Pai nos chamou e nos confiou a responsabilidade de cuidar dessa vinha. Quais frutos espera de nós? Ele, o proprietário, espera de nós frutos de amor e de justiça.
Quem era o dono da vinha na Parábola da Figueira Estéril?
Na sua grande maioria, ficou claro que o do Dono da vinha representa o Deus Pai; o vinhateiro, Jesus Cristo; e a figueira, cada um de nós. Convido você a olhar por outra perspectiva. A parábola é conhecida como da “figueira estéril”. Jesus falou a respeito do dono da vinha que foi verificar a figueira ali plantada.
O que a figueira representa para o povo de Israel?
A figueira sem frutos representa Israel que rejeitou Jesus. Jesus amaldiçoou a figueira para que secasse e morresse, com o fim de ensinar que Israel, que não aceitou o evangelho ainda que Jesus o pregasse para eles, mas o rejeitou, seria julgado e destruído no futuro.
O que Jesus quis dizer com a parábola dos lavradores maus?
Eles são geralmente vistos como sendo a nova comunidade cristã. Como consequência dessas interpretações, a parábola é geralmente interpretada como dizendo que Deus (o "proprietário") repetidamente envia profetas ("servos") para recolher o que lhe é devido, as uvas, um símbolo do bem.