A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Shabat hebraico (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de descanso entre os judeus e alguns grupos de cristãos, principalmente os adventistas.
Shabat (do hebraico שבת, shabāt; shabos ou shabes na pronúncia asquenazita, "descanso/inatividade"), também grafado como sabá ou sabat, é o dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia no Gênesis, após os seis dias da Criação.
SÁBBATON – uma transliteração da palavra hebraica Shabbath = 'descanso', 'cessação', 'interrupção'. b. SÁBBATA – pode ser o plural de SÁBBATON ou a transliteração do aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”. Deus, no sétimo dia da criação, descansou, abençoou e santificou o sábado como um memorial eterno da criação.
Jesus lembra o verdadeiro sentido do sábado. A palavra hebraica "sábado" significa "dia do Senhor". Como domingo em latim significa a mesma coisa, "dia do Senhor", o primeiro dia da semana. Portanto o sábado tem um aspecto mais de repouso e o domingo, o primeiro dia.
ENTENDA AGORA SE DEVE GUARDAR O SÁBADO OU DOMINGO │ AUGUSTUS NICODEMUS X RODRIGO SILVA
O que Jesus falou sobre o dia de sábado?
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou” (Gênesis 2:2–3). Atualmente, o Dia do Senhor comemora também a Ressurreição de Jesus Cristo. O Sabbath (Dia do Senhor) ocorre a cada sétimo dia. É um dia santo ordenado por Deus para descansarmos dos labores diários e adorá-Lo.
Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta. As outras vão buscar esses nomes ao Sol, à Lua e aos restantes planetas.
A definição do sábado e do domingo como dias de descanso semanal remunerado é uma conquista recente dos trabalhadores. “Foi resultado da luta operária surgida na Inglaterra depois da Revolução Industrial, no início do século 19″, afirma a historiadora Zilda Gricoli Iokoi, da Universidade de São Paulo (USP).
Foi por esse motivo que Eu, o SENHOR, abençoei o shabbãth, sábado, e o separei para ser um dia santo." Quando Javé Deus deu aos israelitas os Dez Mandamentos, no Monte bíblico Sinai, eles foram ordenados a lembrar do shabbãth, sábado, para o santificar, nele não trabalhando, pessoal, ou familiar ou socialmente.
Por conta de guardar o sábado, os Adventistas sofrem preconceito no trabalho, pois não podem exercer suas funções normais neste dia tido como sagrado para eles.
Considerando esses trechos da lei, a única forma de cumprir a jornada de 44 horas semanais é trabalhar 8 horas por dia de segunda a sexta-feira e 4 horas no sábado. Por conta dessa distribuição de horários da jornada, o sábado é considerado dia útil. Apesar disso, nem todas as empresas abrem aos sábados.
Mas afinal, por que essa data é considerada sagrada? Para essas religiões, o sábado é um dia considerado especial porque elas tomam como base o Antigo Testamento da Bíblia, que afirma que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo.
Quem mudou a lei de Deus do sábado para o domingo?
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Qual o papa que mudou a lei do sábado para o domingo?
Na prática, o Édito de Constantino gerou problemas para os judeus guardarem o shabat e, para os Cristãos, a partir de então, oficialmente, o sábado estaria substituído pelo domingo enquanto dia a ser guardado a Deus.
“Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora. “Já o sábado vem de “shabbat”, dia de descanso dos judeus”, conclui.
Naturalmente, todos os dias da semana são dias do Senhor, mas o primeiro dia da semana é o Domingo, porque foi neste dia que o Senhor Jesus ressuscitou, derrotando o pecado e vencendo a morte e tornando-se o Deus Salvador e o Senhor da vida.
Como já dito, o shabbat é o dia de descanso no calendário semanal alocado no calendário das comunidades de judeus da palestina após o cronograma de “seis dias de trabalho”, para que “se separe um dia para o ócio”.
E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”. No Evangelho de hoje, Jesus proclama-se Senhor também do sábado.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27). Jesus fez essa declaração autoritativa porque Ele criou o sábado como sinal e selo eternos da aliança de Deus com Seu povo.
O sábado é ainda um lembrete de que a salvação é pela fé: “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica” (Ezequiel 20:12). Alguns argumentam que o sábado foi dado somente para os judeus.