Qual é o significado da cruz preta na rosa de Lutero?
No centro, há uma cruz preta, que representa a terrível crucificação de Jesus Cristo. Essa cruz é envolvida por um coração vermelho, que lembra a misericórdia de Deus, o amor d'Ele por sua criação e salvação da humanidade.
Lutero denunciava que a representação da cruz ou do crucifixo desviava a atenção do próprio evento do Cristo, não só em Jesus de Nazaré, mas na cruz que o povo-Cristo carrega.
A Rosa de Lutero é uma representação do mundo e um testemunho e resumo gráfico da fé luterana. Seu significado representa um caminho ao coração de Deus: No centro do selo encontra-se a cruz negra, lembrando a prisão, julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo.
A ROSA DE LUTERO - SIGNIFICADO E QUESTÕES SOBRE O SÍMBOLO
Qual é o significado do primeiro selo?
O primeiro selo, por exemplo, revela o orgulho humano por meio de alguém, um líder que impressionou uma nação devido à soberba e vaidade que despertou nela devido a suas conquistas. Este selo mostra o Anticristianismo pela ação deste líder que nada representou os ideais e preceitos cristãos.
Em 1520 Lutero foi convidado pelos impressores de Wittenberg a criar um símbolo pessoal para resumir a sua fé, pois, havia um desejo por parte dos impressores ter algum meio que indicasse uma publicação autorizada das obras de Lutero.
Para Lutero a fé em Cristo Jesus o libertou da morte para a vida, da escravidão do pecado para a vivência na família de Deus. A fé em Cristo o fez renascer. A fé em Cristo o tornou nova criatura. A fé no Cristo crucificado e ressurreto o libertou da culpa, do egoísmo e o levou a servir ao próximo.
É o símbolo mais famoso do cristianismo, usado como uma lembrança do sacrifício feito por Jesus Cristo pela humanidade. Também representa a vitória do Filho de Deus sobre a morte e pode ser apresentada com a imagem do próprio Cristo crucificado (leva o nome de crucifixo). A cruz vazia significa Cristo renascido.
A Igreja Católica Romana usa a tradição como principal intérprete da escritura, enquanto os luteranos acreditam que a escritura é a mais alta autoridade e “se interpreta a si mesma”.
O símbolo da Cruz Ansata representa a crença na vida após a morte e a busca pela imortalidade da alma. Além disso, simboliza a ligação entre o divino e o terreno, o equilíbrio entre o espiritual e o material.
Nas últimas décadas o símbolo foi associado a atitudes satânicas e anti-religiosas a partir do imaginário de que, invertida, a cruz latina representaria o oposto da cristandade. Como resultado, a cruz de São Pedro acabou tornando-se popular entre grupos anti-religiosos.
Ela é o símbolo da fraternidade que tem preparado uma grande loja para os Irmãos serem recolhidos. Outra versão usada pela Antiga Mística Ordem Rosae Crucis sugere que "juntos, a rosa e a cruz representam as experiências e desafios de um processo de vida bem vivido."
A cruz, como símbolo cristão, é a representação da vitória de Jesus Cristo sobre a morte e o pecado, pois Ele venceu a morte, ressuscitou para trazer redenção à humanidade.
A Rosa de Lutero, um dos símbolos da IELB. O logotipo oficial da Igreja Evangélica Luterana do Brasil é o desenho de uma cruz estilizada, representado nas cores azul claro, azul escuro e branco, onde a representação segue o modelo conhecido como "proporção áurea".
É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes. A cruz é o símbolo mais popular do cristianismo.
Para os judeus, a Estrela de Davi significa a proteção contra o mal. Vale lembrar que, nessa religião, as pessoas consideram apenas o Primeiro Testamento. Lembra que, anteriormente, contamos que os soldados do Rei Davi usavam o hexagrama no peito? Pois bem, os judeus também adotaram a estrela como um “escudo”.
O luteranismo é a religião oficial do Estado na Noruega, Islândia, Dinamarca, Groenlândia e nas Ilhas Faroé. A Finlândia tem a sua igreja luterana estabelecida como igreja nacional.
Luteranos respeitam os santos, mas não oram a eles, ao contrário dos católicos. Estátuas de Cristo são comuns em igrejas luteranas, geralmente perto do altar.
Essa cruz é envolvida por um coração vermelho, que lembra a misericórdia de Deus, o amor d'Ele por sua criação e salvação da humanidade. Uma rosa branca envolve tudo, representando a paz que o amor de Deus traz para a humanidade. Por sua vez, a rosa está rodeada por um campo azul que significa o céu, o Reino de Deus.
Lutero não queria uma separação dos católicos, mas o fato é que a reforma não agradou nem um pouco Roma, que acabou por exorcizar o religioso, o qual, por sua vez, criou a Reforma. O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.