Ao misturar as cores primárias azul e vermelho temos como resultado a tonalidade lilás. Culturalmente associada à magia, espiritualidade ou intuição, a coloração também representa a luta das mulheres por direitos iguais.
O lilás é uma cor que remete à espiritualidade, à intuição e à sensibilidade. Por ser uma mistura entre o azul (que representa a tranquilidade) e o vermelho (que simboliza a paixão), essa cor é capaz de harmonizar esses dois aspectos da vida, trazendo equilíbrio emocional e paz interior.
O lilás é considerado uma cor que traz equilíbrio emocional. Ela pode ajudar a acalmar a mente, aliviar o estresse e promover um ambiente de tranquilidade. Ao utilizar o lilás na identidade visual, é possível transmitir uma sensação de harmonia, paz e bem-estar emocional.
Na psicologia das cores, roxo, malva, violeta e lilás simbolizam a fantasia (da bruxa a fada), a busca anímica, a vontade de tornar possível o impossível. A exemplo disso, na contemporaneidade, ser criativo é uma forma de se diferenciar dos demais.
A cor lilás é profundamente emocional e está muito sujeita à concepção de cada cultura, visto que a sua rara e apreciada presença na natureza está muito presente na mente coletiva. Além disso, é uma mistura de uma cor fria e outra quente, por isso compartilha os significados dos dois grupos cromáticos.
É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.
Verde: simboliza a fé, imortalidade e contemplação; primavera; o triunfo da vida sobre a morte; Verde claro: a cor do Batismo; Violeta: amor, verdade, paixão e sofrimento; Púrpura: realeza; Deus Pai; símbolo de sofrimento e persistência.
A cor do ano 2023 é a violeta, segundo o estudo da Cromoterapia, ou seja, a Terapia das Cores. Essa cor está diretamente ligada ao Autoconhecimento, ao mergulho profundo dentro de si e à Espiritualidade. Por isso, a cor violeta rege o sétimo Chakra do corpo, chamado de Coronário – que está localizado no topo da cabeça.
Ela representa a intuição, espiritualidade e tranquilidade. Nas produções, a cor lilás adiciona frescor e leveza aos seus momentos com boas doses de estilo. Por essas e por muitas que seus tons, mais claros ou escuros, roubam a cena nos looks da temporada e carimbam seu passaporte da versatilidade.
Segundo a Bíblia, a cor roxa representa a realeza de Deus e sua autoridade divina. Ela é mencionada em passagens como Êxodo 25:4, que fala sobre os materiais usados na construção do tabernáculo, e Mateus 27:28, que descreve Jesus sendo vestido com um manto escarlate antes de sua crucificação.
Violeta/lilás: espiritualidade bem desenvolvida; inspirações criativas; capacidade de transformar os sofrimentos pessoais em fatores positivos para o próprio destino.
Combinação com Cores Complementares: A cor complementar do lilás é o amarelo. Você pode adicionar toques de amarelo para criar um contraste vibrante e equilibrado. Combinação Triádica: escolha duas cores igualmente espaçadas no círculo cromático em relação ao lilás. Por exemplo, verde e laranja são boas escolhas.
O tom lavanda, especificamente, remete a esses rituais de autocuidado, pois transmite serenidade, estabilidade, tranquilidade e harmonia. Segundo a WGSN, “o aspecto sinestésico desta cor a torna ideal para rituais de autocuidado, práticas terapêuticas e produtos de bem-estar.
Qual a diferença entre violeta e lilás? Roxo é um nome genérico utilizado para indicar qualquer tonalidade existente entre o vermelho e o azul, como, por exemplo, o lilás e o púrpura. O violeta, ao contrário do que se pensa, é uma cor própria, mas o senso comum o associa ao roxo.
E, segundo a cromoterapia, o tom ligado ao número 7 é violeta ou lilás, que por isso é a cor do ano (entenda mais aqui). Para a numerologia, o número 7 significa autoconhecimento, ou seja, 2023 é um ótimo ano para mergulhar dentro de si e se conectar com a sua espiritualidade.
Segundo a Bíblia, não há uma referência direta sobre a cor preferida de Deus. No entanto, algumas passagens bíblicas mencionam cores simbólicas, como o branco, que representa pureza e santidade, e o vermelho, associado ao sangue de Jesus Cristo.
Rosa: o ditado popular que afirma tudo ser visto em cor-de-rosa, reflete fielmente seu significado: ingenuidade, bondade, ternura, ausência de todo forma de mal.
Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.
O que significa a cor violeta no mundo espiritual?
Responsável por transmutar as energias ruins em boas, essa tonalidade está ligada ao autoconhecimento, sinceridade, prosperidade e respeito, por isso, ela nos conecta a nossa essência e a busca por mudanças.
O vermelho vivo, claro, é a cor dos grandes líderes. É frequente em pessoas com impulsos emocionais e biológicos mais fortes, especialmente nos mais jovens.