Após a ceia de Páscoa, Jesus Cristo continuou a ensinar Seus discípulos. Ele disse-lhes que logo iria para Seu Pai e que o Espírito Santo, ou o Consolador, viria e os guiaria à verdade. Jesus profetizou sobre Sua própria morte e Ressurreição e proclamou que venceu o mundo.
O consolador só virá quando Jesus voltar ao Pai, pois Ele é quem O enviou. O Consolador é aquele que nos alivia das provações, tribulações, e das perseguições muitas vezes são causadas pelo próprio homem. Aí vem a grande promessa de Jesus.
1E Jesus disse ainda: — Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé. 2Vocês serão expulsos das sinagogas, e chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus. 3Eles vão fazer essas coisas porque não conhecem nem o Pai nem a mim.
«De facto agora falas abertamente, e não usas nenhuma parábola. Agora vemos que sabes tudo e não é necessário que alguém Te interrogue. Por isso acreditamos que saíste de Deus».
O que quer dizer em João capítulo 16 versículo 13?
Saliente que João 16:13 diz que o Espírito Santo, cuja função é prestar testemunho do Pai e do Filho, “não falará de si mesmo, mas falará tudo o que tiver ouvido”. Peça a um aluno que leia João 16:14–15 em voz alta enquanto os demais tentam identificar de quem virão as mensagens que o Espírito Santo nos transmitirá.
Eu venci o mundo!” (João 16,33). Uma verdade que não podemos negar é que, no mundo, nós temos tribulações. É Jesus quem está dizendo que nós as teremos, e Ele sabe tudo aquilo que causa tribulação neste mundo em que estamos. É um mundo de muita instabilidade!
Qual a importância do Espírito Santo na vida da igreja?
Quando por exemplo a Igreja batiza, é Cristo que batiza através da Igreja no poder do Espírito Santo e assim todos os Sacramentos. Então o Espírito Santo torna o Cristo presente hoje na Igreja como um braço prolongado do Cristo na história dos homens”, disse.
Em conclusão, João 16:33 é um versículo profundo e reconfortante que encapsula o coração da mensagem de Jesus aos Seus discípulos. Ele nos lembra que em Jesus, podemos encontrar verdadeira paz, mesmo em meio aos problemas.
A missão do Consolador, prometida por Jesus, não está apenas em tratar com a clareza do Evangelho, mas, acima de tudo, vivenciar o Amor, a favor de nosso semelhante e em materializarmos a verdadeira caridade.
O sofrimento dos justos é atenuado pela revelação que o Senhor quer nos livrar de toda as nossas aflições. Uma vez cumprido o seu propósito ao permitir a aflição, Ele passa a nos livrar dela, ou pela intervenção sobrenatural direta nesta vida (cf. Hb 11.33-35) ou pela morte triunfante e o ingresso na vida futura (cf.
A preocupação de Jesus neste Evangelho nos revela que talvez os discípulos não estivessem acostumados a rezar em nome de Jesus. Daí: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.
E na Salvação, o Espírito do Senhor o orienta, fortalece as convicções e desperta-o para a conversão, para o consequente retorno à presença de Deus. O Espírito Santo tem, entre outras funções, a de glorificar a Jesus, fazer lembrar-nos de Seus santos ensinos e nos guiar em toda a verdade (Jo 16.13,14).
Quando o Espírito toca o coração, ele sofre uma mudança. Quando o indivíduo (…) sente o Espírito trabalhando nele, ou quando vê uma evidência do amor e da misericórdia do Senhor em sua vida, ele é edificado e fortalecido espiritualmente, e sua fé Nele aumenta.
Qual é a missão do Espírito Santo em nossas vidas?
Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.
O que Jesus afirma sobre as dificuldades da vida em João 16:33?
Encontramos a chave para entender essa aparente contradição no contexto da Última Ceia. Falando aos apóstolos em Seus momentos finais antes do Getsêmani, Jesus disse: “No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” [João 16:33].
O que o autor disse sobre todas as obras de suas mãos? (Você pode explicar que a frase “aflição de espírito” significa que o pregador ficou decepcionado com o resultado de seu trabalho, percebendo que não lhe traria real proveito.)
Somos Filhos de Deus – GUIADOS – AGO, AGON (Grego) que significa luta interna. Nosso amigo, Espírito Santo, entende nossa limitação humana e sabe que habitamos em um corpo e temos uma alma e, por isso, sabe que existe uma luta dentro de nós e uma capacidade dada por Deus de escolha.
Na leitura do Evangelho de hoje, Jesus diz: “Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá. Porque se eu não for, o Advogado não virá a vocês. Mas se eu for, eu o enviarei a vocês.” Eu entendo totalmente que Jesus teve que ascender ao Céu, pois Seu lugar e lar legítimo estão à direita do Pai.