A laringe é um órgão que faz parte do sistema respiratório e promove a conexão entre a faringe e a traqueia. Nessa região estão presentes duas estruturas importantes: a epiglote e as pregas vocais. Por ser o local em que as pregas vocais estão presentes, a laringe é também reconhecida como órgão fonador.
A voz é produzida na laringe através da vibração das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais), que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões na expiração e a ação dos músculos da laringe.
Língua. A língua faz parte do aparelho digestório, e sua função está relacionada à deglutição, ao paladar e à fala. A língua é um órgão constituído de músculo e revestido de mucosa e que está relacionado à deglutição, ao paladar e à fala.
O córtex esquerdo posteroinferior frontal (às vezes chamado área de Broca ou área posteroinferior pré-frontal— ver figura Áreas do cérebro) controla a função da linguagem expressiva.
Os órgãos da fala - parte 1 - com resolução de questão || Prof. Desirré #20
Onde fica a base da língua?
A base da língua se refere à parte pós-sulcal, que forma a parede ventral da orofaringe, enquanto a raiz da língua se refere à parte da língua que é fixa ao assoalho da cavidade oral.
Não há um órgão específico no corpo humano onde ocorre o processamento da linguagem, mas tradicionalmente, atribui-se ao cérebro tal processamento. Para os lingüistas, o fato é que, antes de abrir a boca para começar a falar, uma pessoa necessita planejar aquilo que vai dizer, a fim de que a fala se concretize.
O conjunto energético é constituído da laringe com as cordas vocais e a glote. O conjunto articulatório é constituído de faringe, língua, fos- sas nasais, dentes, alvéolos, palato duro (céu da boca), palato mole (véu palatino), úvula (campanhia) e lábios.
Para produzirmos os sons da fala, o fluxo de ar precisa ser interrompido pelas cordas (pregas) vocais ou através de constrições no trato vocal (feitas usando-se a língua ou os lábios, por exemplo). As cordas vocais modulam o fluxo de ar, abrindo e fechando rapidamente a passagem pela laringe.
A Academia Brasileira de Laringologia e Voz e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destacam que atos de gritar, falar em excesso, pigarrear e não se hidratar são alguns comportamentos que prejudicam a capacidade vocal.
Ao ser exalado de volta para o ambiente, o ar passa pelas duas pregas vocais, que vibram, produzindo o som e a voz. Esse som é modificado através da articulação da boca e da ressonância da nossa caixa de som natural, a face. SIS– O que faz com que cada pessoa tenha um timbre único?
Área de Wernicke /ˈvɛərnᵻkə/, também chamada de "área de fala de Wernicke", é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala (a outra é a Área de Broca). Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada.
vozear,proferir,largar,pronunciar,recitar,dizer,falar,enunciar,articular,emitir sons,dar à língua,gritar;soltar a voz,solfejar,cantarolar,cantar;gemer,regougar,resmungar,balbuciar,praticar,soluçar,murmurar,sussurrar,dearticular = pronunciar com clareza,ter boa dição,falar com boa prosódia,empostar,zurrar,berrar, ...
Nos homens é mais fácil de ver uma dessas cartilagens, conhecida como cartilagem tireóide, popularmente conhecida como 'pomo de Adão' ou 'gogó'. Basicamente, a laringe serve para proteger as vias aéreas inferiores e não deixar que nenhum alimento, saliva ou outra substância cheguem aos pulmões.
A língua é um importante órgão móvel, formado por dezessete músculos do tipo estriado esquelético, intercalado com tecido adiposo. Está ligada à epiglote, ao osso hioide, palato mole, faringe e laringe; projetando-se para a região localizada próxima aos dentes incisivos inferiores.
2. O tímpano e os ossos auditivos vibram: essas ondas sonoras vibram o tímpano e os três ossos (ossículos) do ouvido médio. 3. O líquido se move através do ouvido interno: as vibrações são transmitidas através do líquido do ouvido interno na forma de espiral e fazem mover as minúsculas células ciliadas da cóclea.
Funções da Língua. A língua, parte do aparelho digestório, desempenha funções essenciais relacionadas à deglutição, paladar e fala, sendo um órgão muscular revestido por mucosa.
O estomatologista é o médico responsável por cuidar da língua e das diferentes estruturas da boca, incluindo glândulas salivares, gengivas, lábios, mucosa oral e articulações da mandíbula.
A língua é dividida em: Raiz: parte posterior e fixa, localizada na parte oral da faringe. Corpo: corresponde aos dois terços anteriores da língua. Ápice: é a ponta da língua, ou seja, a extremidade anterior do corpo da língua que se apoia nos dentes incisivos.