A empresa anunciou oficialmente o lançamento de um novo carro popular que tem tudo para substituir o amado Etios. O Toyota Vitz, lançado na África do Sul, chega com uma proposta de design impecável, potência compacta e um preço inacreditavelmente acessível.
A Toyota anunciou que vai parar de produzir o Etios em Sorocaba a partir de 31 de agosto de 2023. O compacto, que era oferecido nas versões hatch, sedã e furgão, era exportado para outros países da América Latina desde 2021, quando saiu de linha no Brasil.
"A decisão foi tomada no âmbito do crescimento da Toyota na região e da renovação produtiva da fábrica de Sorocaba, onde Yaris e Corolla Cross são produzidos", informou a empresa. "A missão da Etios, com a sua oferta de qualidade, durabilidade e confiabilidade, continuará por muitos mais anos.
O Yaris não vender tão bem não significa que ele seja um carro ruim, muito pelo contrário. Com sua versão inicial partindo de R$ 97.990 com motor 1.5 aspirado e câmbio automático, ele é uma escolha muito segura para quem quer um carro que vai durar muito sem dar quaisquer tipos de dor de cabeça.
O Etios é o modelo de entrada da Toyota no Brasil. O hatch chega em 2021 com versão única X, equipada com motor 1.5 naturalmente aspirado que rende 107 cv, que pode ser aliado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro.
Quais são os problemas mais comuns do Toyota Etios?
Problemas como bucha do eixo traseiro que estoura, vazamento no cilindro de freio, amortecedor escada e bieleta são alguns dos que temos observado com frequência. Isso não significa que o Etios seja ruim. Muito pelo contrário, é um excelente carro japonês!
Pontos positivos: carro muito esperto bom consumo carro 6 marchas na estrada ele voa,espaço interno bom para estacionar e perfeito. Pontos negativos: lataria deixa a desejar, amortecedor parece que não tem bate seco. Comentários: no geral e um carro econômico de ótima mecânica,pois e um toyota já vale a pena ter um.
Segundo o estudo da entidade, o Etios Sedan está na primeira colocação, empatado com outros quatro modelos, no quesito manutenção mais barata do mercado entre 45 veículos avaliados. Além disso, o Etios Hatch 1.5L conquistou o segundo lugar, também em um empate múltiplo.
O desânimo da Toyota com o Etios em nível global impediu uma nova geração. A produção na Índia cessou no início de 2020 e em abril de 2021, após meses sem somar 600 emplacamentos (do hatch e do sedã), o compacto deixou de ser vendido no Brasil.
O Etios não faz mais parte da linha de modelos da Toyota no mercado brasileiro desde 2021. A fabricação do carro em Sorocaba (SP), contudo, continuou viva por aqui para atender às exportações.
O carro híbrido é um tipo de veículo que utiliza duas fontes diferentes de energia para locomoção. Essas duas fontes geralmente são combustíveis fósseis (gasolina ou diesel) e eletricidade. Enquanto o combustível fica no tanque, a eletricidade fica armazenada em uma bateria.
O Honda City é, sem dúvida, o carro mais barato da Honda no Brasil, oferecendo uma excelente relação custo-benefício para quem busca um sedã compacto, com bom desempenho, economia de combustível e um nível de conforto e tecnologia superior aos seus concorrentes diretos.
Fora de linha desde 2021 no mercado brasileiro, hatch era produzido com destino à países vizinhos. Agora, deve dar espaço para novo SUV híbrido Yaris Cross. O Toyota Etios finalmente está se despedindo de vez do Brasil.
O Toyota Etios, conhecido por sua robustez, também acumula reclamações de vedação inadequada, pintura descascando e falhas no acabamento. Problemas como assoalho encharcado e volantes descascados são comuns. Vale a pena considerar esses defeitos antes de decidir pela compra.
Qual foi o último ano de fabricação do Toyota Etios?
Após sair de linha em 2021, carro ainda era fabricado em Sorocaba (SP) e exportado para países vizinhos. O Toyota Etios vai se despedir definitivamente do Brasil. O carro que saiu de linha por aqui em 2021 ainda é feito na fábrica de Sorocaba (SP) e exportado para países vizinhos como Argentina e Peru.
O Etios é sem dúvidas o melhor compacto na faixa de preços. Muito bom de dirigir, câmbio preciso, o conforto é muito acima dos rivais, suspensão bem ajustada, bancos grandes [lembram do Corolla]. O meu é o X, tem vidros elétricos nas 4 portas, retrovisor elétrico etc., que vários rivais não tinham na versão de entrada.