R$ 2.579,70 R$ 267,82 R$ 310,10 Medido pela tonelada efetivamente fornecida FRETE PARA TRANSPORTE DE MATERIAIS BETUMINOSOS (Contagem - MG / Novacap) DMT DE 730 KM EM RODOVIA COM REVESTIMENTO ASFÁLTICO.
O CAP Pro W é um cimento asfáltico especificado como 30/45, especialmente formulado para aplicações em temperaturas reduzidas do tipo WMA (warm mix asphalt).
CAP 50/70 – mais indicado para CBUQ/CAUQ em rodovias de baixo tráfego ou regiões frias. CAP 30/45 – mais indicado para CBUQ/CAUQ em rodovias de tráfego pesado ou regiões quentes. A norma brasileira especifica outras classes de cimento asfáltico, porém, não há disponibilidade deles nas refinarias.
O custo médio para fazer o asfalto de 1km de estrada é de R$ 1.500,000,00. O valor a ser investido por m² de asfalto costuma ficar entre R$ 30,00 e R$ 60,00. Porém, esse preço pode variar de acordo com as condições do terreno e o tipo de asfalto utilizado.
O CAP 50/70 é o mais utilizado atualmente no Brasil, nos serviços de pavimentação asfáltica. Ele é indicado para regiões de tráfegos leves a moderados. Este material é o mais utilizado para a fabricação de emulsões asfálticas, possui um Ponto de Amolecimento mínimo de 46°.
O asfalto frio tem uma série de vantagens, incluindo:
· Aplicação mais fácil: O asfalto frio pode ser aplicado com ferramentas manuais, o que o torna uma solução mais rápida e fácil para pequenos reparos. · Menor custo: O asfalto frio é mais barato do que o asfalto quente.
O preço do asfalto por m2 para pavimentação de superfícies normalmente varia entre R$ 30 a 60/m2. No entanto, por vezes é possível encontrar taxas a partir de R$ 45/m2 e outras vezes os preços podem ultrapassar valores de R$ 350 ou R$ 1.500/m2.
A emulsão asfáltica RR-2C é utilizada em tratamento superficial simples, tratamento superficial múltiplo, capa selante/banho diluído, pintura de ligação e macadame betuminoso, no qual a temperatura ideal para a aplicação varia em função a sua viscosidade. Nunca deve ser aquecida acima de 70°C.
Ele determina a temperatura na qual o asfalto amolece quando é aquecido em condições padronizadas. O ponto de amolecimento é a mais baixa temperatura na qual uma esfera padronizada, atravessando um anel cheio de asfalto, percorre uma distância de 25,4 mm e toca a placa de referência.
Qual a diferença entre asfalto frio e asfalto quente?
A principal diferença do asfalto quente para o frio é um componente na mistura. O asfalto quente nada mais é que a mistura de um material obtido através da destilação de petróleo, o CAP, com agregados pétreos (as britas). Já no asfalto frio, um aditivo específico é acrescentado.
O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é formado pela mistura a quente de vários agregados e cimento asfáltico. Portanto, este tipo de material faz parte do grupo de pavimentação asfáltica, a mais utilizada no Brasil.
O custo do asfalto por m2 para pavimentação de superfícies normalmente varia entre R$ 30 a 60/m2. No entanto, é possível encontrar taxas a partir de R$ 45/m2 e outras vezes os preços podem ultrapassar os valores de R$ 350 ou R$ 1.500/m2.
O concreto possui durabilidade maior do que o asfalto convencional, tendo o dobro de vida útil. Além disso, revestir a estrada de concreto é, também, mais fácil, já que a mistura é mais simples para fazer e para aplicar.
Este tipo de CAP é indicado para regiões com temperaturas elevadas devido ter um ponto de amolecimento mínimo de 52° e em regiões onde há tráfego de veículos pesados devido à sua dureza.
O Instituto Brasileiro de Petróleo e o DNER especificam quatro tipos de CAP, pela sua penetração: CAP 30/45, CAP 50/70, CAP 85/100 e CAP 150/200 (BERNUCCI et al., 2008).
Tratamento superficial duplo – TSD é a camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações de ligante asfáltico, cada uma coberta por camada de agregado mineral e submetida à compressão.
Qual a diferença entre imprimação e pintura de ligação?
Nota: A diferença fundamental entre uma imprimação e uma pintura de ligação é que, na primeira, o material asfáltico deverá penetrar na camada e, na segunda, não deverá ocorrer qualquer penetração.